Maurício H Profile picture
Sociornalista e pesquifessor. São-paulino de corpo e alma. https://t.co/BKBUI9bQNT
Jun 25, 2020 4 tweets 2 min read
Esta conversa #ManoDraw entre o integrante dos Racionais MC's, cultuado grupo de rap, e um dos médicos mais carismáticos e midiáticos do país, tem muitas pérolas. Mas há uma passagem particularmente explicativa sobre a sociabilidade colonial que gostaria de sublinhar. + Brown discorre sobre a vida ordinária 'paralisante' nas periferias e o 'milagre' que o rap significou para ele. O que 'ilustrados' entendem como 'acomodação' não tem a ver com ignorância, vulnerabilidade ou 'falta de consciência'. Tem a ver com a pedagogia de violências extremas.
Mar 27, 2020 5 tweets 1 min read
Desde ontem, quando o governo correu pra 'embolar as narrativas' acatando os R$ 600 (R$ 1.200 para domicílios mantidos por mulheres), uma coisa não me sai da cabeça. Tenho a impressão de que a cúpula bozística, depois de bater muito a cabeça, traçou um plano. E ele é bem sórdido+ 1. Essa questão do número de mortes nunca foi problema para eles. Vidas que estão na categoria de desprezíveis sempre foram dizimáveis. Inclusive sumariamente. O que embaralhava a cabeça dos ocupantes do poder era como converter essas mortes em larga escala em 'agenda positiva'.
Mar 14, 2020 8 tweets 2 min read
Sou jornalista de formação e defendo com unhas e dentes a liberdade de imprensa. Mas essa história da (não) confirmação do teste positivo do presidente Bolsonaro ajuda a mostrar algumas lacunas graves do jornalismo profissional. + É possível que o próprio filho do presidente tenha confirmado a informação do primeiro teste positivo à rede ianque Fox News. Mas o que veio à tona com o JN, principal telejornal do Brasil, é uma prova de como o jornalismo profissional está negligenciado a apuração. +
Feb 22, 2020 6 tweets 3 min read
O q deveria ser o #CarnavalDoForaBolsonaro, em Palmas, começou daquele jeito: mta gente/autoridades públicas equivocadas (num dos casos, mais q isso, exalando preconceito) fazendo com q o pessoal da folia (ah, o baixo clero do baixo clero do baixo clero) seja o mais prejudicado.+ O que explica responsáveis por estabelecimentos de diversão (que admitiram ter se confundido com troca de emails) não terem efetivamente a 'budega' de um alvará? Equiparar vídeo de secretária com alvará? Melhore, #Carnamujica. Inclusive em respeito ao fiel público conquistado.