BH, Cuiabá ❤❤
Advogado, professor de Direito Administrativo. Não me leve tanto a sério, conta criada em 2009 para cornetar o Flamengo
Aug 5, 2023 • 13 tweets • 3 min read
Eu hesitei muito antes de escrever sobre essa escolha de 11 jogadores eternizados em nosso museu, mas como sou um historiador frustrado e gosto muito do tema, acho que não poderia ficar em silêncio. Em síntese: acho que a homenagem é válida, mas muito ruim para o clube. Explico.
Nós vivemos em uma época em que a falsificação é quase um meio de vida. É uma arma política. As pessoas não se informam mais.
O futebol não é diferente. E o Flamengo, por seu tamanho, é usual vítima de falsificações clássicas como "nasceu em 1980" e, agora, com "nasceu em 2019"
Jul 27, 2023 • 7 tweets • 2 min read
Eu acompanho futebol tem uns 40 anos, e tenho em casa coleções digitais de revistas e jornais esportivos desde 1920. Leio e consulto sempre.
Posso dizer que nunca vi ou li:
a) pedidos para que a Parmalat dividisse seu dinheiro que fez o Palmeiras dos 1990,
b) que o dinheiro do
... Paulistão fosse dividido com outros estados, para "maior equilíbrio",
c) projetos para dividir receitas com clubes do interior que tem orçamentos de 100 a 200 vezes menores que os grandes dos Estados,
d) nunca li gente dizendo que ter Pelé e colocar Coutinho era covardia,
Jul 27, 2023 • 6 tweets • 2 min read
Curso de dicas de negociação com a FlaTwitter:
MÓDULO I - DO PREÇO
1.1. Como você arrecada mais de um bilhão, pague imediatamente e a vista todos os atletas em negociação. Dinheiro é pra isso.
1.2. Não discuta preço, 1 bilhão é pra isso. 1.3 1 bilhão é tanto dinheiro que deve..
... ser infinito. Então você pode usar esse método nas duas janelas por ano, para os sete ou oito reforços de alto nível que são exigidos em cada uma delas.
1.4. Você arrecada 1 bilhão, então pode ignorar coisas menores como impostos, salários, estrutura e pagamentos anteriores
Jun 11, 2023 • 5 tweets • 1 min read
Sobre essa crise econômica do Atlético: o torcedor do Flamengo adora bater no peito pra falar que basta fazer o que a gente fez, que não sei mais o que.
O Cruzeiro quebrou com toda justiça, o Atlético vai pelo mesmo caminho como todo mundo disse que aconteceria.
E a gente?
Já existia Twitter. Era todo santo dia a reclamação. Clube não é banco. Torcedor não comemora certidão. Quem tentava mostrar que era um processo doloroso apanhava. E, sendo sincero, demorou muito menos do que o esperado. Seis anos só? Para sair do mais devedor do mais rico? Pouco
Jun 9, 2023 • 4 tweets • 1 min read
Todos dizem que o Flamengo virou a chave de 2023 na vitória contra o Atlético pela Copa.
Creio que estamos em momento similar agora, com 3 vitórias grandes seguidas e 9 jogos de invencibilidade. Mas vamos ver se as situações são comparáveis:
Tanto em 22 como em 23 a situação...
é exatamente idêntica na Copa do Brasil. Nos dois casos o clube está nas quartas, enfrentando o Athletico e decidindo em Curitiba. Ano passado avançamos.
Na Libertadores a situação não é igual. Antes de vencer o Atlético havíamos goleado o Tolima e já estávamos nas quartas.
Apr 5, 2023 • 4 tweets • 1 min read
Acho que já passou da hora do torcedor brasileiro (especialmente o do Flamengo) compreender que um elenco com 18, 20, 22 jogadores vai rodar. Não faz sentido pensarmos com cabeça dos anos 80 ou 90, com os tradicionais 1 a 11.
E isso por algumas razões claras:
01) Calendário,
O número de jogos e deslocamento exige muito de um jogador no Brasil. Portanto, rodar é algo imperativo e tende a gerar desempenhos melhores;
02) Vantagem estratégica - o Flamengo tem o melhor elenco do continente. É o que pode rodar com menos perda, e deve aproveitar isso.
Apr 4, 2023 • 6 tweets • 2 min read
Sempre que tem decisão entre Flamengo e Fluminense há essa discussão até besta sobre números de finais vencidas por cada clube. E a coisa é muito simples.
Há finais simples, como as de 2020 a 2023: dois clubes chegam juntos a última fase da competição, quem ganhar leva e pronto.
No entanto, é razoável pensarmos que há jogos em que os dois clubes chegam em condições de conquistar ali o título, sem necessidade de outros duelos. É o caso clássico de 1995: última rodada do octogonal final, só os dois poderiam ser campeões. É uma final de fato.
Mar 28, 2023 • 5 tweets • 1 min read
Uma rápida análise do calendário da Libertadores, com os jogos antes e depois pelas competições locais:
01) Flu - AUCAS F - Flu. É bem chato ir a Quito no meio de duas finais. O Flu também vai a Lima. O Aucas é bem inferior ao IDV.
02) Coritiba C - ÑUBLENSE C - Inter F.
Aí já temos o começo do campeonato. O Ñublense é bem inferior ao Inter, ou mesmo Coritiba. Fla precisa largar bem no Brasileiro, eu não pouparia pra pegar o Ñublense. Na semana tem Inter X Metropolitanos em Porto Alegre.
03) Botafogo - RACING F - Athletico F. Semana dura essa.
Mar 27, 2023 • 4 tweets • 1 min read
A partir desse sábado começamos aquele ritmo meio desesperador da temporada brasileira: jogos quarta e domingo praticamente de abril ao fim de novembro para os times que chegam longe. Um Flamengo pode fazer 63 jogos em 8 meses. Isso tudo com 4 datas FIFA no meio.
Aí vem a dúvida
02) Faz ALGUM sentido espremer uma temporada já dura, em um país continental, em oito meses de abril ao fim de novembro?
Faz sentido abrir mão de 12 dias de temporada agora, como estamos fazendo agora? Estamos perdendo datas que seriam preciosas lá na frente.
É bizarro.
Mar 9, 2023 • 4 tweets • 1 min read
Eu acho sem sentido, e sinceramente um desrespeito, um torcedor do Flamengo falar que se ganharam 11 títulos por "sorte".
Tem muita coisa que dá certo e é bem feita no Flamengo. Não vejo razão para coitadismo.
Se quem ganha 11 vezes tem sorte, imaginem os outros. Que azarados.
Agora, isso não nos retira a necessidade de melhorar muitos aspectos do clube. Essa virada de temporada apresentou vários, aí quando a coisa sai do eixo vem tudo de uma vez.
Pra mim, o maior problema é a falta de profissionais de ponta, fixos, na comissão técnica. Ponta mesmo.
Mar 8, 2023 • 4 tweets • 1 min read
Eu posso ter minhas discordâncias com o VP, naturalmente espero melhoras e tudo mais.
Mas o tipo de campanha diária de desgaste, de ofensa e de factoides criada pela imprensa de SP é algo que nunca vi. E que funciona. Atrapalha, estressa. Como joga junto a imprensa 011, inveja.
Imaginem se a imprensa do Ceará tivesse a repercussão e o peso da imprensa Paulista. Será que eles ficariam por seis meses atacando o Dorival, explicando porque ele era detestado no clube, e que o Flamengo fez um péssimo negócio ao tirá-lo de lá em junho? Acho que não.
Mar 4, 2023 • 9 tweets • 2 min read
Passado o calor do momento, queria passar algumas impressões sobre o momento do Flamengo e sua repercussão no futebol em geral: 01) Acho muito compreensível a ideia de não renovar o contrato do Dorival e dar uma pré temporada para um treinador com bagagem para um teto mais alto;
02) Isso em nada diminui o trabalho do Dorival, que teve grandes momentos. Mas tinha um ápice e um teto que já havia sido atingido; 03) Trocar treinador em dezembro sempre será melhor que em abril ou junho, o que exigiu decisões naquele momento;
Feb 9, 2023 • 14 tweets • 3 min read
Passadas 48 da derrota para o Al Hilal, queria fazer uma reflexão para que os torcedores, hoje mais calmos, pudessem refletir sobre os rumos e escolhas do clube. Desculpem se pode ser longo.
01) Planejar é fazer escolhas. Não há certezas em um esporte como o futebol, sabemos.
Uma boa gestão busca aumentar ao máximo suas chances. Mas mesmo assim você pode perder. Fato aleatório como o Andreas, erros de apito como na Supercopa e Mundial, inesperados como a pandemia.
Qual a lógica da decisão de trocar o treinador na virada do ano? Queda de rendimento.
Feb 8, 2023 • 4 tweets • 1 min read
O brasileiro fica indignado quando os europeus mostram absoluto desconhecimento sobre nosso futebol.
Mas, pelo visto, acha que perder para o clube que mais vezes foi campeão da Ásia, e tem um elenco que aqui no Brasil disputaria G6, é "um dos maiores vexames da história".
É doloroso? É Éramos bem favoritos? Sim. Mas como achar que o maior campeão da Ásia, com gastos por volta de 250 milhões anuais, 17 jogadores de seleção, é "uma Cabofriense"?
Até quando vamos manter essa mentalidade atrasada? Como minimizar o tamanho de um Chivas, d um Al Ahly?
Oct 3, 2022 • 6 tweets • 2 min read
Você sabe o que é a Maldição da Taça das Bolinhas? Siga o fio que te explico.
Após conquistar seu quinto título Brasileiro, em 2008, o SPFC pediu a CBF que lhe entregasse a famosa Taça das Bolinhas, prêmio concedido ao clube que vencesse a competição por 5 vezes.
O problema? O Flamengo havia vencido seu quinto Brasileiro em 1992.
Feb 19, 2022 • 4 tweets • 1 min read
Eu realmente não sei qual a discussão acerca do comentário do Mauro sobre a rivalidade CRF CAM: é óbvio que ela é MUITO maior de lá pra cá.
O Atlético é um dos clubes que se colocam como rivais do Flamengo. O rubro-negro tem os 3 rivais locais, tem os 3 da capital paulista...
...como rivais nacionais. Tem o Grêmio como rival histórico, assim como é o Atlético. Em momentos específicos rivaliza com Inter, Cruzeiro, Athletico. Tem outras bem unilaterais com Goiás, Bahia, Sport. Enfim, é natural que seja meio que rival de todos, uns mais, outros menos.
Nov 5, 2021 • 6 tweets • 2 min read
Defendo há algumas semanas que o Flamengo não deve desgastar mais ainda seu elenco nos jogos do Brasileiro, e isso por algumas razões: 01) uma disputa real, com atuação na imprensa/bastidores, acabaria por legitimar um título vencido pelo Atlético com enorme parcela do extracampo
02) uma disputa real desgasta nossos jogadores de maneira irreversível para a final da Libertadores; 03) sendo impossível vencer o torneio nas condições postas (jogando com reservas de 3 em 3 dias por mais de um mês), qualquer esforço geraria frustração ao não dar resultado.
Brasileiro começa dia 10 de abril. Perderemos os atletas em 5 rodadas pela data fifa, o que é grave mas não incapacitante como as 21 dessa aberração disputada esse ano.
Supercopa 20/02
Flamengo ainda pode jogar a Supercopa se for vice e o Atlético também vencer a Copa do Brasil.
Recopa (poderemos estar lá) em 9 e 16 de março.
Os insuportáveis estaduais de 16 datas começam no fim de janeiro.
Oct 18, 2021 • 7 tweets • 2 min read
01)Saiu hoje uma pesquisa do @otempo sobre as torcidas no Estado de Minas Gerais. O número de 1300 entrevistados me deixa com pé atrás, especialmente quando vamos analisar os recortes por região/faixa etária, etc.
Mas há dois dados muito interessantes para o Flamengo (segue)
02) A Globo malvadona passou a transmitir os jogos dos times de BH para todo o Estado no fim dos anos 80, começo dos anos 90. De acordo com a narrativa que os antis costumam usar, isso seria suficiente para converter as torcidas do interior em atleticanos e cruzeirenses.
Oct 16, 2021 • 4 tweets • 1 min read
Sábado a noite Atlético C
Terça a tarde Athletico no Paraná
Sexta a noite Atlético GO em casa
Segunda Chape fora
Quinta Bahia casa
Domingo São Paulo fora
Quarta Corinthians casa
Sabado Inter fora
Terça Sport fora
Sabado PALMEIRAS LIBERTADORES
Segunda Grêmio fora
Quarta Santos C
Sexta Ceará casa
Domingo Atlético em Goiânia
Quarta e domingo, finais da Copa.
Enquanto isso, a tabela do Atlético é mantida para pegar Athletico e Palmeiras nas semanas das finais continentais, contra times C/D.
Vocês acham mesmo que isso não foi decidido nos bastidores?
Sep 1, 2021 • 5 tweets • 1 min read
A tabela detalhada do Brasileiro repete um processo que vem ocorrendo já há algum tempo com os jogos do Flamengo. É aquele detalhe, feito dentro da regra e que sempre resulta em algum tipo de prejuízo.
Como é algo feito nos bastidores, com toda calma, pra mim chama mais (segue)
Do que o erro de arbitragem, decidido em segundos, no calor da emoção.
Vejam: no meio semana do dia 22/09 os 3 clubes brasileiros da Libertadores jogam. O que fazem no Brasileiro? Palmeiras e Atlético jogam no sábado, justo demais. E o Flamengo? Marcam o jogo dele pro domingo.