Repórter por teimosia e banhista nas horas livres /// Rainforest Investigations fellow @pulitzercenter reporting for @reporterb /// Colunista na @cartacapital
Jul 16 • 6 tweets • 3 min read
Sabe essa caverna maravilhosa? É uma das 140 do Parque Nacional do Peruaçu. Um santuário no norte de MG, que está ameaçado pela presença do gado de um empresário que é sócio dos supermercados BH e EPA. Segue o 🧶 que te conto a história👇
Os animais pertencem a um dos maiores empresários de Minas, Walter Santana Arantes. Sócio de 29 empresas e dono de pelo menos 11 fazendas, Arantes acumula dezenas de multas ambientais, que somadas chegam a quase meio bilhão de reais.
Jul 5 • 5 tweets • 2 min read
Passei os últimos dias fuçando a respeito da Casa do Porco, restaurante que recebeu uma estrela verde do Guia Michelin, concedida aqueles com "gastronomia eco responsável". Descobri que tem um cabelo encravado nesse torresmo e escrevi a respeito. Segue o fio 🐽🔍
Premiado com versão sustentável das renomadas estrelas do guia, o restaurante paulistano considerado um dos melhores do mundo tem sócio ligado a gigantes do agronegócio acusadas de violações trabalhistas e invasão de terra indígena do povo Kayabi.
Jun 2, 2023 • 5 tweets • 3 min read
Geralmente tenho orgulho de compartilhar meus trabalhos como repórter. Acredito no que faço. Mas dessa vez compartilho um trabalho que não queria ter feito. Passei o último ano preparando um documentário sobre o assassinato de um amigo enquanto ele fazia uma reportagem.
Contar essa história assim, em primeira pessoa, foi a forma mais humana que encontramos na @reporterb para narrar o pesadelo que foi o assassinato do Dom Phillips há 1 ano no Vale do Javari (AM) ao lado do indigenista Bruno Pereira.
Apr 19, 2023 • 15 tweets • 5 min read
As crianças do povo Munduruku estão doentes. Muitas não andam, não falam e nem conseguem brincar. Sem cadeira de rodas, elas têm os joelhos inchados e arranhados por se arrastarem no chão. Conto o que vi na @reporterb. Segue o fio.
reporterbrasil.org.br/2023/04/a-flor…
Percorremos cinco aldeias na região do Alto Tapajós. no Pará, passando pelos rios Kabitutu, Kadiriri e Tapajós. A cada desembarque no trapiche das aldeias, chamou atenção o número de pessoas com sequelas motoras ou neurológicas.
Sep 21, 2022 • 7 tweets • 3 min read
Sabe o agro? Aquele que é pop, é tech e é tudo? Pois então, tem um pistoleiro de estimação. Um dos deputados que mais legislam pelo agro é o ex-delegado Éder Mauro (PL-PA). Eu investiguei a trajetória e acompanhei a performance dele na parada de 7 de setembro em Belém. Segue o🧶
Por sua atuação como policial, Éder Mauro foi alvo de pelo menos 101 denúncias na Ouvidoria do Sistema Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) do Pará, que incluem acusações de assassinatos, torturas e invasões de domicílio.
Aug 15, 2022 • 7 tweets • 3 min read
Não estou aqui para pedir seu voto. Pelo contrário, estou aqui para tentar te ajudar a escolher os deputados que você não deve votar. Isso, é claro, considerando que você se importa com sua saúde e com o planeta. Veja o vídeo e siga o fio 🧶
A @reporterb lançou hoje o Ruralômetro, uma ferramenta interativa que avalia atuação dos deputados federais em questões ligadas ao meio ambiente, povos indígenas e trabalhadores rurais.
Sabia que o ouro ilegal roubado de terras indígenas termina no seu celular ou computador?
Apple, Google, Microsoft e Amazon foram o destino final do ouro de duas refinadoras, que têm produção contaminada pelo metal extraído de garimpos clandestinos na Amazônia.
Segue o 🧶
A reportagem é resultado de uma investigação jornalística feita nos últimos seis meses. Eu e a equipe da @reporterb reunimos documentos inéditos e questionamos empresas, certificadoras e o governo dos EUA sobre o uso do ouro extraído ilegalmente de terras indígenas brasileiras.
May 9, 2022 • 6 tweets • 3 min read
Esse senhor bebendo vinho durante uma rara entrevista é o empresário Paulo Carlos de Brito Filho. Além de dono da luxuosa vinícola Guaspari, Brito lidera a corrida pelo ouro dentro das terras indígenas brasileiras. Segue o fio, que conto mais sobre ele🧶
Nos últimos 40 anos, as empresas da família de Paulo Carlos de Brito Filho fizeram 255 requerimentos para pesquisar minérios em áreas dentro ou no entorno de 42 terras indígenas. Mais de 95% dos pedidos é para encontrar ouro na Amazônia.
Apr 1, 2022 • 8 tweets • 3 min read
Pela terceira vez em menos de 3 anos tenho uma reportagem interrompida pela abordagem policial. Dessa vez, a mineradora inglesa Brazil Iron chamou a polícia após deixar eu e o Fernando Martinho esperando por uma entrevista. Segue o fio 🧶:
reporterbrasil.org.br/2022/04/minera…
Fomos parar na delegacia de Piatã (BA), mas não entregamos as imagens da reportagem que estamos preparando, como a mineradora queria e a polícia armada com metralhadora ajudou na pressão.
Jan 9, 2022 • 7 tweets • 3 min read
Essa barragem é a Casa de Pedra, da CSN, em Congonhas. Ela fica acima de bairros residenciais e é quatro vezes maior que a da Vale rompida em Brumadinho. Moradores alertam que tem barro vazando. A CSN soltou nota e disse que está tudo bem. (1 de 5)
Chove sem parar há dias em Minas Gerais. O que amplia a angústia e temor dos moradores. Imagina só você olhar para cima e ver essas cenas? Pior: ainda é possível observar funcionários da CSN no local. (2 de 5)
Aug 31, 2021 • 14 tweets • 5 min read
Ou as entidades do agro são cínicas ou idiotas. Ao ler o manifesto que publicaram “em defesa da democracia no Brasil” não consigo pensar diferente. Segue mais um fio - de arame farpado - para dizer pela enésima vez que o agro não é pop, não é tech e nem é tudo (1 de 14 )
Passada mais da metade do governo Bolsonaro e com a porteira escancarada para a boiada, essas entidades se fazem de inocentes e soltam uma cartinha. O agro é fiador de primeira hora deste governo. É sócio investidor e recebe os gordos dividendos turbinados pelo câmbio (2 de 14)