Janot Voltando a Ser Botequeiro Profile picture
Bicampeão (2011-2012) invicto do Mundialito de Foda-se. Tão ordinário que chega quase a ser extraordinário. Paródia, óbvio (não tenho as manhas do cavanhaque).
Dec 13, 2022 5 tweets 1 min read
O que os bolsonaristas estavam tentando ontem era caçar um motivo para rolar uma GLO em Brasília, um primeiro passo para tentar normalizar tropas na rua, quem sabe postergar eventos públicos por causa da insegurança. O golpista neto do ditador já estava falando em “lei e ordem”.+ Agora que deu errado querem meter essa de infiltrados. Tem um mês e meio que bolsonaristas estão tumultuando o país, fechando rodovias. Atacaram a PRF no Sul, estão acampados na porta do QG com participação de militar do GSI e gente chamando CACs pro lugar. Não são infiltrados.+
Oct 18, 2022 5 tweets 1 min read
A verdade é que Jair está tentando levar essa eleição na mão grande. Eu diria que 95% do que ele fez este ano e nos anos anteriores para criar vantagens eleitorais artificiais é inconstitucional e geraria impeachment ou cassação de chapa se feito pelo Lula em 2006, por exemplo.+ Só que nada disso começou este ano. Começou lá atrás, no aparelhamento da PGR. Da PF. Da CGU. No orçamento secreto. Na corrupção das instituições de controle. Se estivessem funcionando de verdade, nada disso poderia ter sido feito. Salvo rompantes do STF, Jair faz o que quer.
Oct 16, 2022 4 tweets 1 min read
Uma vez eu elaborei com um amigo um exercício que mostrava que com um pouco de má vontade e redação dá pra você colocar uma pessoa pública numa situação difícil. É só você perguntar no meio de uma entrevista coletiva “como o senhor responde às acusações de pedofilia?” + Se a resposta for negativa, “fulano nega ser pedófilo”. Se simplesmente não responder, “fulano não descarta ser pedófilo”. Fora uma resposta positiva.

Note que no exercício nem é necessário existirem acusações ou motivo, só uma pergunta de má-fé.

Imagine com uma fala dessa.+
Aug 19, 2022 14 tweets 3 min read
Uma análise acertada aqui sobre porque Bolsonaro não cresce mais no geral, mas em grupos específicos:

Jair é um contador de histórias. Tudo que ele faz, em termos de política, é o que ele acusa seus adversários de fazer: construir narrativas. Ignorar fatos, consolidar ficções. + Jair deixa toda a parte prática do governo para outros e age como uma assistente de palco de mágico. Seu objetivo é distrair o público para que não vejam como os truques estão sendo feitos, com gestos exuberantes e grandiosos. Prestidigitação pura. +
Aug 17, 2022 5 tweets 1 min read
A esquerda precisa falar em austeridade pra atrair o mercado.
A esquerda precisa ignorar aborto e falar em Deus e amor pra atrair os evangélicos.
A esquerda precisa valorizar os policiais pra desarmar tensões.

É mais fácil falar que a esquerda precisa virar direita logo, gente. Enquanto a esquerda precisa bater joelho no chão e rezar uma cartilha que não é a dela pra tentar atrair votos que nunca irão pra ela, a direita faz o que dá na telha, destrói as instituições e enche as burras fazendo tudo que diz que a esquerda fará.
Mar 22, 2022 6 tweets 2 min read
Esse rolê do MEC é 100% Introdução à Política de Brasília. É um rolê tão singelo e amador que a gente acha que nem vai ver mais. É como se do nada tivesse uma carruagem passeando pela cidade em 2022. É o dodô dos esquemas ministeriais.+ Desde 2020, quem manda no FNDE é um ex-chefe de gabinete do Ciro Nogueira, hoje ministro e nome forte do Centrão. O FNDE é o caminho mais rápido para meter dinheiro em coisas visíveis nas cidades, como transporte escolar. É uma das meninas dos olhos dos políticos. +
Nov 8, 2021 7 tweets 2 min read
Bolsonaro deu uma entrevista hoje que deixa claríssimo o motivo dele para privatizar a Petrobras: ele não quer problema. Não quer que os aumentos dos preços à população causados pela política da empresa sejam colocados na conta dele. Ele quer que sejam problemas dos outros. Pro Jair, não interessa se é um ativo importantíssimo em uma área estratégica que, com todos os problemas que tem, reduz a dependência energética do país. Isso é irrelevante. O que ele não quer, como sempre, é ser responsabilizado pelos atos sobre os quais tem responsabilidade.
Nov 4, 2021 13 tweets 5 min read
Sobre a história do Bolsonaro se dando o Mérito Científico, todo mundo (eu inclusive) focou no absurdo de um negacionista arrombado receber uma homenagem dessa. Mas, na prática, o que Bolsonaro fez foi um desagravo a um pesquisador ameaçado de morte por se opor à cloroquina. Fio: Pelas regras da Ordem Nacional do Mérito Científico, todo presidente da República é Grão-Mestre da Ordem (sim, parece besteira de ordem secreta, é sempre assim com essas medalhas). E todo grão-mestre é, por decreto, agraciado na classe "Grã-Cruz". É automático.+
Nov 3, 2021 4 tweets 1 min read
A colunista escreve que por mais que os progressistas falem contra o racismo, a misoginia e a homofobia, pessoas ainda fazem piada com esse assunto. E conclui: “Alguma coisa está muito errada na forma como nós, progressistas, tratamos esses assuntos.” É um non sequitur.+ A presunção aí é de que basta mudar, melhorar a mensagem que ela terá efeito, mas isso é falso. Existem pessoas impermeáveis a isso, e existem conjunturas que reforçam a situação. Quem ganha com tudo isso - e muita gente ganha com tudo isso - não vai mudar só por outra mensagem.+
Oct 6, 2021 14 tweets 6 min read
Só porque eu estou com tempo livre e entediado, vou fazer essa thread. Hoje, tuitei lembrando que um dos senadores do DF é o Reguffe, um ilustre desconhecido. Isto porque todos os mandatos dele foram obtidos com o mesmo discurso mambembe de economia de gabinete. Em 7 anos, praticamente nada do que ele propôs ou relatou virou alguma coisa. Passou um tempo enorme sem partido, é um fantasma vagando pelo Senado com seu mandato de R$ 33 mil. Mas tem apenas 9 comissionados no gabinete e quase não usa cota parlamentar!1!
May 31, 2021 7 tweets 3 min read
Se são dados da LAI, estão disponíveis. Resolvi dar uma olhada em detalhes. E é impressionante como o Jair torra dinheiro público fazendo campanha para vereador federal em pleno ano de pandemia e austeridade. Chega a ser ridículo. Acompanhe: O pedido é esse aqui, aparentemente. Os gastos são com o chamado Escalão Avançado, ou seja, os militares que viajam uns 5 dias antes pra cidade que o presidente vai visitar pra verificar a segurança, passar pelos lugares que o presidente vai visitar. Ok. consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Li…
May 25, 2021 10 tweets 2 min read
"ASSUNTO: Tratamento precoce da Covid-19.

1. Considerando as orientações do Ministério da Saúde para o tratamento medicamentoso da COVID-19 em grau leve, moderado e grave (...) venho por meio deste enfatizar a importância do tratamento precoce, ao início dos sintomas de pacientes com diagnóstico clínico dessa doença.

2. Assim, solicito a ampla divulgação desse tratamento, considerando que ele integra a estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o número de casos que cheguem a necessitar de internação hospitalar para tratamento de síndromes
May 25, 2021 8 tweets 2 min read
A grande malícia do governo Bolsonaro é a estratégia da institucionalização disruptiva. Explico: os grandes escândalos dos últimos anos foram derivados de gente sendo pega violando a lei, certo? Gente recebendo propina para descumprir leis de licitação, por exemplo. O governo Bolsonaro não quer correr este risco, porque ele sabe o peso que isso tem. Então, o foco passou a ser outro: mudar a lei. "Passar a boiada", nas palavras acidentalmente universais de um ministro seu. Não tem como você violar a lei se a lei muda para se adequar a você.
Dec 4, 2020 8 tweets 2 min read
Tem um momento meio triste da vida do millenial adulto que é a percepção do “não vai rolar”. Que é quando você, por algum motivo, desenvolve a consciência de que algum projeto da sua infância ou adolescência não vai acontecer. E que pode ser um baque considerável. Existe uma série de possibilidades. Pode ser a profissão que você quis ter mas não vai conseguir exercer. A experiência única transformadora que você sonhou e nunca chega. Ou, como no meu caso, o hobby que você queria transformar em ganha pão mas que nunca vai chegar a isso.
Jun 9, 2020 18 tweets 6 min read
Rindo. A Época descobriu que o Maçarandumb inimigo de placas aqui contratou um advogado por R$ 10 mil por mês pra fazer o que qualquer um da Câmara pode fazer. O bonitão paga em espécie. Por que? Boa pergunta. E o fera não quer explicar nada. epoca.globo.com/guilherme-amad… Por curiosidade e com tempo livre, completo a bizarrice da situação. Esse advogado aí deve ser muito bom, porque o deputado é o primeiro cliente do seu escritório. Nota fiscal 001. Que informa o 1ª pagamento em 25/04/19. Coincidentemente, o dia em que o escritório abriu as portas
May 23, 2020 7 tweets 2 min read
Três, quatro anos atrás, essa reunião divulgada hoje teria derrubado um governo. Tudo ali ecoa improbidade e ignorância dos princípios mais elementares de impessoalidade e moralidade. Não há nem nesga de respeito a fundamentos do Estado Democrático de Direito. Só que a gente vive na República da Nota da Repúdio. Nela, as instituições oscilam entre a falta de vontade e a incapacidade para reagir - isso quando não há interesse aberto em não fazer nada. Um ministro do Executivo pede abertamente prisão de ministros do STF e nada acontece.
Mar 31, 2020 9 tweets 5 min read
Vou tentar ajudar vocês com o discurso do presidente, caso apareça no grupo da família de vocês (como apareceu no meu). Sabe a preocupação com os trabalhadores informais, mais vulneráveis, que o presidente diz que só ele tem? Pois é, claro que é mentira. A primeira vez que Bolsonaro fez menção ao auxílio que foi aprovado e agora aguarda sanção dele foi no dia 17 deste mês, em entrevista no Alvorada. No dia seguinte, o ministério divulgaria mais detalhes da proposta original deles, de 200 reais por mês. Guarde este número.
Dec 24, 2019 6 tweets 2 min read
Noite de 23/12, no banheiro do Palácio do Alvorada, Jair escovava os dentes. Uma fumaça entrou por baixo da porta. Já gritando com Michelle, ele abre a porta para descobrir que o quarto havia desaparecido. Apenas uma sala do que parecia ser uma delegacia dos anos 70 restava. "Que porra é isso daqui?", se perguntou Jair. De uma parede, um general surgiu. "Costa e Silva?", perguntou um estupefato Jair. "Sim, Jair. Eu sou o fantasma do presidente passado. E vim lhe trazer um alerta: o Mourão já está maquiado pra posse. Abre teu olho, Jair!"
Jul 14, 2019 9 tweets 2 min read
Em que momento vocês perceberam que não vai dar? Que os seus sonhos de infância, de adolescência ou da vida adulta não vão acontecer? Que existe um teto para seus desejos e aspirações? Que a Xuxa não estava certa e portanto não era só sonhar com força que tudo daria certo? Qual foi o momento em que você percebeu que não era brilhante como queria ou como achava que era ou como diziam que você era? Como foi sentir isso? Como foi finalmente entender que o sucesso que nos vendem como o ideal de vida é algo reservado para uns poucos bem-aventurados?
May 11, 2019 4 tweets 1 min read
Eu não acredito que até hoje tem discussão sobre o corte das universidades, com matéria sobre se foi 3,5 ou 30. Deixa eu tentar usar uma metáfora que deixe mais claro. Como você responderia à pergunta “quantos órgãos do seu corpo você pode doar hoje?” Você obviamente vai começar pensando “eu posso doar um rim, posso doar uma parte do fígado, posso doar medula...” Suponhamos então que após essas contas, você me responda “4” ou “6”. E eu digo “não, você pode doar quase todos. Inclusive seu coração.”
Apr 25, 2019 5 tweets 1 min read
Eu entendo quem vê um conflito entre focar “no que importa” - emprego, recuperação da economia, devaneios na Educação e no Meio Ambiente - e acompanhar as maluquices e conflitos de Carluxo e Olavo com Mourão e outros generais. Mas respeitosamente discordo. O que há aqui é uma questão cultural e institucional. Bolsonaro trouxe um grau inédito de patrimonialismo no pós-redemocratização com a ascensão da família. Dudinha é o chanceler de facto. Carluxo controla num nível perigoso a principal via de comunicação do presidente.