🚨 O PCP não participará nas celebrações do 25 de Novembro promovidas por PSD, Chega, IL e CDS
✊ NÃO TRAÍMOS ABRIL
(1/4)
+
(2/4) PCP denuncia operação contra Abril
O PCP anuncia que não marcará presença nem participará de nenhuma forma na agendada sessão de celebração do 25 de Novembro de 1975.
A marcação desta sessão, sendo uma acção provocatória, foi dinamizada e liderada por (e é parte integrante do avanço de) forças reacionárias e antidemocráticas e que, por isso, só pode ter a rejeição dos trabalhadores, do povo e dos democratas. Tal sessão será apenas espaço para a normalização de ideias e concepções reacionárias no presente e de consolidação institucional de reescrita da história da Revolução de Abril, dos seus valores e conquistas. Uma reescrita e revisão marcadas pela mentira, pela deturpação, pelo anticomunismo e pelo apagamento quer dos crimes fascismo, quer da resistência antifascista, quer ainda da acção terrorista das forças contra-revolucionárias no processo revolucionário português.
+
Oct 22 • 6 tweets • 4 min read
Defender a Venezuela é respeitar a vontade do seu povo e a sua escolha, reconhecer os resultados eleitorais e as decisões das instituições políticas e judiciais legítimas da Venezuela. 1/6
A democracia defende-se lutando contra o imperialismo, condenando a ingerência e desestabilização externa contra a Venezuela, acabando com as sanções e procedendo ao levantamento do bloqueio económico e financeiro imposto pelos EUA contra o povo venezuelano. 2/6
Aug 25 • 7 tweets • 7 min read
(1/6) Foi no Jardim do Coreto de Carnide em Lisboa que o PCP realizou esta sexta-feira a primeira iniciativa do seu programa de comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís Vaz de Camões.
+ pcp.pt/camoes-poeta-d…
(2/6) Na iniciativa as palavras do poeta do povo ecoaram na voz do cantautor Marco Oliveira, do actor António Olaio e da soprano Susana Gaspar que foi acompanhada ao piano pelo maestro Fausto Neves, em três extraordinários momentos culturais.
Para falar sobre a obra e a sua ressonância fundamental na nossa língua e cultura tomaram a palavra Luísa Batista, estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o professor do ensino superior e escritor José António Gomes.
🇵🇸✊ Sobre Intervenção de forças de segurança por exibição da bandeira da Palestina no jogo SC Braga vs. Maccabi Petah Tikva FC
PCP questiona Governo 1/5 +2/5 A 25 de Julho no jogo de futebol S. C. Braga - Maccabi Petah Tikva F.C., do Estado de Israel, no âmbito da pré-eliminatória de apuramento da Liga Europa (da UEFA), no Estádio Municipal de Braga, foi exibida uma bandeira da Palestina entre os adeptos do S. C. Braga, situação motivou uma intervenção de agentes da PSP e de assistentes de recinto que forçaram a retirada da bandeira palestina e procederam à identificação de adeptos.
+
Dec 6, 2023 • 6 tweets • 2 min read
Tens frio? Podes agradecer a PS, PSD, Chega e IL por rejeitarem medidas que controlariam o preço da eletricidade e do gás ao mesmo tempo que também rejeitam qualquer proposta que toque nos lucros obscenos das grandes empresas de energia.
+
Lucros milionários das grandes empresas de energia enquanto milhões de pessoas passam frio em casa, adoecem e morrem de doenças derivadas porque simplesmente não têm dinheiro para pagar os cada vez mais escandalosos preços da energia.
+
Dec 4, 2023 • 5 tweets • 1 min read
🧵Há 62 anos, a 4 de Dezembro de 1961, pelas 9h35, teve lugar a histórica fuga do Forte de Caxias-Reduto Norte, uma das mais audaciosas fugas das cadeias fascistas, que passou à história como a fuga no carro blindado de Salazar.
Nesse dia, depois de uma cuidada preparação, +oito destacados membros do PCP reconquistaram a liberdade, retomando de novo os seus postos na luta clandestina contra a ditadura fascista.
A fuga de Caxias constituiu mais uma grande vitória do PCP e uma dura derrota política para a+
Nov 10, 2023 • 5 tweets • 1 min read
"Evocamos e homenageamos hoje a figura ímpar de Álvaro Cunhal exactamente no dia do seu centésimo décimo aniversário.
+
Personalidade inesquecível da nossa história contemporânea, central e incontornável na história do nosso Partido, no qual Álvaro Cunhal assumiu as mais altas responsabilidades, dedicando a sua vida, sempre com o seu Partido,
+
Oct 23, 2023 • 5 tweets • 2 min read
As comissões bancárias não param de subir, atingindo 2238 milhões de euros em 2022 (só nos cinco maiores bancos), o que dá 4259 euros por minuto.
+
Durante anos a justificação era os juros baixos do BCE, agora, com o aumento das taxas de juros, os bancos lucram duplamente: quem deposita não recebe juros e enfrenta comissões elevadas, quem tem crédito vê as suas prestações aumentarem brutalmente.
+
São profundamente preocupantes as consequências da recente escalada de violência, com inúmeras vítimas entre as populações israelita e palestiniana, o que merece o mais vivo repudio e condenação.
+
Neste sentido, o PCP propôs que a Assembleia da República manifestasse o seu pesar pelas vítimas da actual escalada de violência na Palestina e em Israel, assim como pelas dezenas de milhares de vítimas palestinianas, sírias, libanesas, egípcias, jordanas e israelitas ...
+
Mar 20, 2023 • 25 tweets • 7 min read
1/24 Assinalam-se hoje os 20 anos da guerra e ocupação do Iraque pelos Estados Unidos da América e os seus aliados.
2/24 A “Guerra do Iraque” de 2003 constituiu uma aberta violação do direito internacional e da soberania daquele país, um crime desencadeado com base numa campanha de mentiras, …
«Não é possível admitir que seja negado, de facto, o direito constitucional à habitação e em particular a centenas de milhar de jovens que vêem os seus estudos, as suas vidas e projectos de constituir família adiados. +
Este é o resultado da política de direita que ao longo de décadas tem reduzido o papel do Estado e o investimento em habitação pública à quase total insignificância e irrelevância, + pcp.pt/garantir-habit…
Mar 20, 2023 • 5 tweets • 3 min read
Alguns dos que teceram loas ao “Portugal no pelotão da frente” da UE e do Euro aparecem agora a denunciar a queda do País para a “cauda da Europa”.
+
Quando se agudiza o debate ideológico em torno destas "ultrapassagens", o PCP discutiu com profundidade as questões da insuficiência de crescimento e desenvolvimento do país, ouvindo e dialogando com personalidades diversas.
+
Mar 19, 2023 • 10 tweets • 2 min read
#nestedia há 100 anos nascia, em Lisboa, Maria Alda Nogueira.
Com 19 anos torna-se militante do PCP (1942). Aos 26 anos, já licenciada em físico-química abandonou a possibilidade de uma carreira de investigadora para se dedicar à acção clandestina do PCP.
+
Membro do Comité Central do Partido de 1957 a 1988.
Presa em 1959 acusada de desenvolver «actividades subversivas» é sujeita a torturas psíquicas e morais, sendo a primeira mulher condenada a oito anos de prisão, que totalizou numa única prisão nove anos e três meses.
+
Mar 19, 2023 • 4 tweets • 2 min read
O PCP realizou no passado dia 10 de Março a apresentação da sua proposta de Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional. Mais de que uma mera soma de propostas de investimento neste sector, +
trata-se um documento estruturante de uma política de defesa verdadeiramente nacional, que combate a submissão do país (e das Forças Armadas) ao serviço de interesses alheios aos do povo português, que aponta para a ruptura com dependências externas, + pcp.pt/sessao-publica…
Os crimes ambientais ao Alviela e às suas populações continuam.
A Comissão Concelhia de Santarém do Partido Comunista Português recorda que em Outubro de 2020, em Assembleia Municipal Ordinária do município de Santarém, foi aprovada a moção
"Em defesa do Rio Alviela" apresentada pela CDU.
A CDU, nessa moção, defendeu a necessidade de um plano estratégico para a resolução do problema da poluição do rio Alviela, que seja articulado entre os concelhos de Santarém e Alcanena e o Governo. Um plano que garantisse: a
Mar 18, 2023 • 8 tweets • 8 min read
Um grande dia de luta dos trabalhadores ✊
Mar 17, 2023 • 4 tweets • 1 min read
Pode o Portugal Democrático aceitar a sucessão de casos em que se vislumbra favorecimento de interesses que não o interesse público?
Não pode. É contrário à Democracia.
+
Pode o nosso País aceitar a contratação de dois ex-ministros por sociedades de advogados com exercício em áreas que coincidem com o âmbito das áreas por si tuteladas? Contratações que aconteceram imediatamente após a saída do governo.
Não pode. É contrário à Democracia.
+
Mar 17, 2023 • 4 tweets • 2 min read
A fortíssima adesão à greve em todos os sectores da administração pública, de norte a sul, de escolas a hospitais, de repartições à recolha de lixo, não deixa, nas palavras de Paulo Raimundo «outra alternativa ao Governo se não dar resposta a estas justas reivindicações».
+
Em contacto com os trabalhadores em piquete à porta do Hospital São João, no Porto, o Secretário-Geral do PCP fez um balanço do dia de greve, destacando a esmagadora unidade em torno da urgência do aumento dos salários.
+ pcp.pt/nao-venham-com…
Apr 20, 2022 • 7 tweets • 2 min read
Face à grave situação na Ucrânia e no Leste da Europa, o PCP reafirma a necessidade de serem realizados todos os esforços no sentido da paz e contra a escalada da guerra e que deve ser este objectivo que deve pautar o papel de Portugal e das suas instituições.
+
O convite a Volodimir Zelenski para intervir no Plenário da Assembleia da República constitui-se como um acto de instrumentalização de um órgão de soberania, orientado não para contribuir para um caminho de diálogo que promova o cessar fogo ...
+
Apr 20, 2022 • 4 tweets • 1 min read
O PCP expressou sua solidariedade à luta dos trabalhadores da Administração Pública que hoje, numa acção promovida pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública entregaram a sua Proposta Reivindicativa Comum para 2022.
+
Perante o quadro actual de agravamento do custo de vida, a que se soma mais de uma década de perda de poder de compra dos trabalhadores da Administração Pública, as reivindicações constantes da Proposta Reivindicativa Comum para 2022, ...
+