Pedro Rossi Profile picture
Economista, professor da Unicamp. https://t.co/psWcH3v4z6
Jan 27 8 tweets 2 min read
A narrativa jurídica da lava jato foi reescrita, mas a econômica continua dominada por factoides liberais.
Ontem por causa do caso Mantega/Vale, a mídia seguiu repetindo que em 2014 havia uma grave crise econômica.
Isso é falso e mostro no fio
1/8
2014 foi um ano de desaceleração. O crescimento do PIB foi de 0,5%. O crescimento começou e terminou no campo positivo, tendo queda da taxa no segundo trimestre e um crescimento próximo de zero (-0,1%) no terceiro trimestre. (serie de trimestre contra trimestre imed. anterior)
2/
May 17, 2023 5 tweets 3 min read
Saiu!
um livro de introdução à economia com uma visão de esquerda, acessível para não economistas, que trata da realidade brasileira e desmonta mitos econômicos do debate publico.
1/5 Image O livro também traz tópicos teóricos, analisa a historia da economia internacional sob o capitalismo e traz a nossa visão sobre a economia brasileira recente...
2/ ImageImage
Mar 31, 2023 17 tweets 3 min read
10 críticas e 1 elogio ao novo regime fiscal

1/ O teto de crescimento do gasto primário 2,5% é muito inferior ao crescimento real médio do gasto no governos Lula 1 e 2 (5,2% ao ano) e Dilma (3,5%) e mesmo FHC. Esse crescimento do gasto primário permitiu a expansão dos ... serviços públicos, programas sociais, seguridade e o investimento publico.

2/ Considerada a atual previsão de crescimento e carga tributaria, o teto de 2,5% nao deve ser atingido no governo Lula. Ou seja, o gasto cresce menos a nao ser que o governo aumente a carga tributaria.
Feb 8, 2023 10 tweets 3 min read
O debate sobre juros e Banco central tá contaminado por uma lógica pró-mercado que não vê diferença entre as expectativas do mercado financeiro e a do atacadista do Ceasa na hora de reajustar preço.
O que Lula faz é desafiar essa lógica..
1/
A lógica pró-mercado vê como contraproducente qualquer crítica do presidente ou ministro ao BC: ruídos que aumentam juros futuros e inflação. Como se o feirante do Ceasa usasse os indicadores financeiros para antecipar aumentos de preços e o BC reagisse com + juros.
2/
Oct 27, 2022 10 tweets 3 min read
❤️ @LulaOficial compartilhou uma ilustração do nosso livro que será lançado em breve.
No livro mostramos que período do governo Lula foi único na historia brasileira, pois combinou crescimento com distribuição de renda.
1/ A ideia da distribuição de renda como geradora de crescimento esteve no centro do modelo econômico dos governos do Partido dos Trabalhadores e foi explicitada no programa de governo do partido em 2002 e continua em 2022.
2/
Mar 4, 2022 4 tweets 2 min read
O crescimento em 2021 foi medíocre.
A variação de 4,6% é, em grande parte, herança estatística (carry over).
A queda e a recuperação ocorreram essencialmente em 2020. 2021 foi ano de estagnação com uma recessão técnica (2 tri consecutivos de queda). 1/4 Lembrando que nossa recuperação está mais lenta que a média mundial, da OCDE, do G20…
Brasil abaixo de todos.
Aug 16, 2021 13 tweets 2 min read
A nova economia política despolitiza

Toda teoria social tem fundações éticas que precisam ser discutidas. A economia ortodoxa nega essa discussão e se supõe livre de ideologia e de valores morais na análise das relações econômicas.

Não é bem assim...
1/muitos O método interpreta a sociedade como resultado da interação natural de indivíduos racionais. É uma ideologia que nos conforma em aceitar um mundo que, bem ou mal, é resultado da escolha dos indivíduos. A filosofia moral por detrás é o utilitarismo.
2/
Jun 14, 2021 9 tweets 2 min read
Vem aí mais uma rodada de liberalização financeira, sem resistencia e sem debate algum
O BC articula derrubar restrições para operações com derivativos no exterior. Com isso instituições poderão formar posições descobertas, sem nenhuma justificativa que não seja a especulação
1/9
A ideia é revogar no CMN a resolução 3312, q restringe as operações com derivativos às operações de hedge, ou seja, quando essas instituições justificam a operação com a posse dos ativos subjacentes
A liberalização se aplica também a pessoas físicas e jurídicas não financeiras 2/
Apr 22, 2021 9 tweets 2 min read
A novela do orçamento 2021
1o capítulo: o orçamento irreal
Em agosto de 2020 o governo entrega um orçamento q pressupunha a volta a normalidade, como se a pandemia tivesse chegado ao fim. A intenção era forçar o debate sobre reformas para quebrar o piso e manter o teto
segue... 2o capítulo: furar o piso
O orçamento impossível seria viabilizado por meio de reformas. Fazer caber dentro do teto implicava furar pisos, desobrigar, desvincular, desindexar.

No debate sobre de onde tirar $ para o renda brasil/cidadã, foram pensados vários absurdos...
Feb 24, 2021 11 tweets 3 min read
Os pisos de saúde e educação são mesmo o boi de piranha da PEC 186, aquele que chama a atenção para passar a boiada. E a boiada é enorme. 

Por exemplo, a proposta de alteração do artigo 6o da Constituição visa, por vias obscuras, abolir os direitos sociais da constituição.
1/10 Direitos continuam lá, mas deixam de ser efetivos ou ficam subordinados a uma figura abstrata chamada “equilíbrio fiscal intergeracional”.

Uma jabuticaba jurídica cujo papel é condicionar o cumprimento dos direitos à uma avaliação econômica.
2/
Feb 21, 2021 10 tweets 2 min read
O ponto não é se o Bolsonaro é ou não (neo)liberal, mas seu governo representa uma nova forma de neoliberalismo, mais autoritária.

Uma candidatura neoliberal “old school”não seria eleita em 2018, a agenda neoliberal precisava de outro caminho eleitoral: escolheu Bolsonaro.
1/10 Se ele não caiu até agora é porque continua útil pro andar de cima, e o fato dele intervir na Petrobras é parte das contradições de uma nova forma de neoliberalismo q busca conciliar as políticas neoliberais com o desejo de restaurar uma "ordem moral".
2/
Feb 9, 2021 9 tweets 2 min read
A boiada do mercado financeiro vai passar no congresso

Enquanto a independência do Banco Central garante a blindagem da instituição, o PL do câmbio transfere para o BC atribuições do executivo e legislativo.

É um “combo” que aumenta o poder do mercado financeiro. 1/7 O PL do câmbio dá carta branca ao BC para fazer transformações radicais no mercado de câmbio, por exemplo, disseminar as contas em dólar para residentes ou seletivamente dizer quem pode ou não pode.
É o caminho em direção à dolarização, percorrido pela Argentina e o Equador.
2/
Dec 15, 2020 9 tweets 4 min read
Hoje é aniversário do teto de gastos, mas não vi ninguém comemorando. Não é pra menos, o teto é bomba relógio pra 2021.

A regra é inviável, irresponsável, mal feita, reduz o Estado, desfinancia saúde e educação e é freio para a recuperação econômica.
1/9
#AcabaTetodeGastos 2021 + teto = caos social

Se voltar ao teto, sem orçamento de guerra e auxilio emergencial teremos um salto no desemprego junto com paralização da maquina pública.

Achar q podemos cortar 7% do PIB em despesas em meio à crise sem impacto no emprego e renda é delírio ideológico
Oct 19, 2020 5 tweets 2 min read
O Paulo Guedes tenta vender a ideia de que o ajuste fiscal é responsabilidade da nossa geração com as gerações futuras. E que filhos e netos não devem pagar uma conta (dívida) deixada por nós.

A ideia apela para o senso comum, mas é FALSA. Seguem os argumentos ... 1/5 Uma geração desempregada não paga conta alguma. A responsabilidade do governo é também buscar o pleno emprego.

A afirmação do Guedes pressupõe que o ajuste fiscal não reduz crescimento e emprego o que, nos dias de hoje, é terraplanismo macroeconomico.
2/5
Oct 18, 2020 4 tweets 2 min read
Nessa semana a austeridade fiscal foi enterrada. O artigo do editor de economia do Financial Times fala em mudança de consenso e substituição da ortodoxia pelo ativismo fiscal.

Já no Brasil a austeridade é uma ideia zumbi, não morre nunca e é imune às evidencias. 1/4 "não há mais desejo de austeridade após a difícil década de 2010, então o clima político e público se encaixa em uma nova economia." "a austeridade semeou as sementes de sua própria destruição" 2/4
ft.com/content/0940e3…
Oct 12, 2020 7 tweets 6 min read
Encontramos ERROS com os dados na capa da @folha de ontem. O bom jornalismo deve corrigir.

O primeiro é o uso dos dados de "expense" que exclui investimentos líquido, em vez de "expenditure". Abaixo a série replicada q a folha usou e a correta com os dados do FMI.
1/n Com a série correta o crescimento das despesas primárias entre 2008-2018 nao foi de 10,4 % do PIB como diz a folha, mas de 7,6%.

A comparação internacional precisa ser refeita com o conceito correto.
2/
Oct 11, 2020 14 tweets 5 min read
A capa da folha é uma peça de propaganda da austeridade fiscal. O que a folha chama de "anomalia" são, no fundo, os direitos e benefícios sociais previstos pela Constituição de 1988.

Se a folha omite e distorce, a gente traz o outro lado da história no fio. 1/10 Pra comparar o tamanho do gasto público entre países, devemos considerar o q esses oferecem em termos de serviços públicos. Nao faz sentido comparar o Brasil com países q nao tem previdencia social, SUS, ensino superior gratuito, etc.
2/10
Oct 6, 2020 6 tweets 1 min read
Esse vai e vem sobre furar ou não furar o teto de gastos só mostra o quanto o teto é antidemocrático

A demanda da sociedade por um programa social poderia ser financiada taxando os mais ricos, mas o teto impede.

"Fazer caber dentro do teto" = tirar os ricos da conta
1/6
Limitado pelo teto, o governo propõem absurdos tipo reduzir em 25% o salário dos servidores, congelar salario de aposentado, calote em precatórios, tirar $ da saúde e educação, rever programas como o abono... como se nao houvesse alternativa.

2/6
Sep 1, 2020 4 tweets 1 min read
👏🏽👏🏽👏🏽 Belo manifesto da SEP.
"Como se não bastasse um governo hostil aos direitos humanos, economistas propõem sacrificar as garantias constitucionais do financiamento dos direitos sociais, com aval de parte importante da mídia e do congresso."
sep.org.br/01_sites/01/in… Image "A crueldade social dá as mãos ao terraplanismo macroeconômico que nega o papel da política fiscal como indutora do crescimento e do emprego em um momento de grave crise econômica, destoando do debate internacional e até de instituições como o FMI."
Aug 20, 2020 10 tweets 3 min read
Que bom q o artigo do @silviolual e meu tem estimulado o debate.

Pena q o artigo crítico de ontem não toca nas questões conceituais e erra com os dados para negar o obvio: o teto constrange gastos sociais que beneficiam mais a população negra.

Vamos aos 5 erros do artigo Erro 1:
O artigo faz comparações com base em 2016, mas ignora que a referencia para o piso de saúde e educação é a vinculação de receita de 2017.

Ao tomar 2017 como base, o crescimento do gasto com saúde sujeito ao teto é praticamente nulo. 2/
Aug 7, 2020 4 tweets 1 min read
O engraçado de alguns economistas ortodoxos é q são prisioneiros do proprio método. Acham que são superiores aos outros pq um sistema acadêmico, supostamente neutro, selecionou por mérito as melhores teorias. E ainda reivindicam uma neutralidade impossível nas ciencias sociais Tá certa a @bollemdb: a economia desumaniza seu objeto de estudo, em particular a economia ortodoxa (escola neoclássica, dominante no mainstream) mas não necessariamente o mainstream, que traz outras abordagens não necessariamente neoclássicas.