André Perfeito Profile picture
Economista e Mestre em Economia Política pela PUC/SP. Economista-chefe do ano pela OEB em 2015. TOP 5 BCB câmbio e SELIC anual 2021.
Jan 24, 2023 12 tweets 2 min read
Nem deveria comentar isso aqui pq era suficientemente óbvio, mas quem acha que a proposta de moeda única era abolir o Real e o Peso para criar uma terceira (Reso? Peal?) só pode estar muito mal informado ou de má fé mesmo (1/n). A ideia é criar uma câmera de compensação entre os parceiros do bloco. Vendemos e Reais e compramos em Peso. Superávit de um financia o déficit do outro. Mas como? (2/n)
Jan 11, 2023 6 tweets 1 min read
Um comentário amigável aos meus colegas da esquerda. Sabem pq o mercado não reagiu forte com a tentativa de golpe de domingo? A pergunta na mesa era: o Lula vai cair? Resposta: não. Então é vida que segue… (+) Se o mercado achasse de fato que o Lula iria cair seria pânico na bolsa, mas pelo contrário: a leitura é que Lula saiu mais forte. (+)
May 18, 2022 6 tweets 1 min read
A novela #pantanal é a cara do Brasil. De um lado um fazendeiro bom/virtuoso/rico (principalmente rico) segue a vida sem sentido pq o pai abandonou (Dom João e Dom Pedro I mandam lembranças). 1/n Sem saber o que fazer da vida e da imensa riqueza sai fazendo filhos por aí. Não reconhece os filhos que amam ele pq fez com amantes e idealiza uma mulher “fina” do Rio de Janeiro, uma tentativa de superar sua “pobreza” emocional.
Jan 15, 2022 8 tweets 2 min read
Sobre o post que diz à pouco sobre Rosa Luxemburgo, Metaverso e queda da taxa de lucro disse que via isso como problema grave. Segue o gráfico da Utilização da Capacidade instalada nos EUA desde 1967. Os saltos tecnológicos forçam muito capital para a fora do sistema, isso para não falar mão de obra, criando uma tendência de queda das taxas de lucro.
Jan 15, 2022 8 tweets 2 min read
Pensando aqui sobre o Metaverso e Blockchain e juntando com uma mensagem que recebi citando a economista Rosa Luxemburgo, me veio o seguinte raciocínio. (Segue o fio). Pelo que lembro das minhas leituras de Rosa na faculdade ela tinha elaborado uma categoria chamada terceiro setor que não tem nada a ver com o que se conhece usualmente.
Jan 12, 2022 10 tweets 2 min read
Momento zen-budista no mercado financeiro. Durante algum tempo pratiquei arco e flecha (cheguei a ficar bom nisso) e hoje durante uma live que fiz com educador financeiro me veio essa imagem de novo. (Segue o fio) Quando vc pratica arco e flecha vc no início quer acertar é o alvo. É um esporte absolutamente obsessivo: você repete o movimento à exaustão todo o movimento inúmeras vezes.
Mar 30, 2021 7 tweets 1 min read
O mal estar econômico se revela como degenerescência da moeda. A inflação é uma das possibilidades, mas o descolamento entre o presente e o futuro da tx de juros também é rigorosamente o mesmo fenômeno. A inflação, como eu vejo, é o efeito visível da luta pelo bolo econômico. Uma inflação sem controle quer dizer que um grupo está ganhando sobre o outro. Isto mostra a disputa social em ação.
Jun 17, 2020 7 tweets 2 min read
Sobre a polêmica envolvendo o tweet da @lauraabcarvalho alguns comentários. O primeiro é que não é uma polêmica, quem criticou a Laura não tem a menor idéia do conceito por ela usado de "banalidade do mal". Reduzir isso a nazismo é não entender do que se trata o termo. Se entendi bem o diz-que-me-diz teve gente que achou que ela chamou o Mansueto de nazista. Nitidamente não é disso que se trata. Se ela chamou ele de algo, e não estou dizendo que tenha, foi de burocrata, o que no sentido original de Hannah Arendt é bem pior e mais sutil.
Jun 11, 2020 16 tweets 3 min read
O problema é estruturalmente simples e o aumento da ociosidade revela por si a queda das margens de lucro totais. Isso ocorre por dois motivos: i- aumento da velocidade da tecnologia e ii- acúmulo de capital.

Segue o fio.

Capacity Utilization: Total Industry Vemos claramente no gráfico que desde a década de 60 há aumento sistemático da ociosidade a cada nova crise. E pq isso ocorre? Em primeiro lugar a disputa entre os capitalistas por mais lucro força que haja avanço tecnológico fazendo obsoleta as tecnologias anteriores.
May 1, 2020 18 tweets 3 min read
Sobre a emissão monetária (mais um vez...)

Tive uma longa conversa hoje com meu amigo e economista Guilherme Mello sobre a emissão monetária e minha indignação só aumentou com a proposta.

(Segue o fio) Em primeiro lugar quero dizer que o que vou falar não tem a ver com o Guilherme acha, mas o que eu acho sobre o que falamos.

Em segundo lugar sei que "peguei pesado" no estapafúrdio e peço escusas caso alguém tenha se sentido ofendido.

Isto posto...
May 1, 2020 13 tweets 2 min read
Sou absolutamente contra esta proposta estapafúrdia de se emitir moeda. No limite vai se socializar as perdas pq vai ficar tudo no balanço do Banco Central a "conta erro" da nossa absoluta incapacidade de dar nomes aos bois.

(Segue a linha) Ok. Se pode emetir moeda pq não ha inflação uma vez que a demanda colapsou. Tudo certo. Agora isso perde de perspectiva o óbvio: toda moeda é criada do "nada". No sistema fiduciário tudo é uma relação de crédito, ou seja, o emissor "garante" o meio curculante na marra.
Mar 18, 2020 10 tweets 2 min read
Teve que vir esse vírus para os governantes descobrirem que a sociedade é que é na verdade "too big to fail". Ou se manda às favas os bons modos fiscalistas e se dá dinheiro as pessoas ou não vai ter economia para salvar.

Segue o fio. O PIB brasileiro em 12 meses é R$ 7,3 tri, ou seja, o PIB mensal é R$ 608 bi. Vamos assumir que percamos um mês nessa crise, logo o buraco é desse tamanho. Ou o governo tapa esse buraco com dinheiro para as pessoas ou as empresas vão tropeçar.
Sep 19, 2019 8 tweets 2 min read
Os Bancos Centrais estão cortando os juros como uma família que resolve dar álcool para um alcoólatra para ele não quebrar tudo em casa. Vai funcionar por um tempo mas eventualmente ele vai quebrar tudo em casa. A situação nos mercados hj ė a seguinte: toda vez que sai uma notícia econômica ruim isso é bom pq força os BCs a cortarem seus juros o que faz o preço dos títulos subirem e as ações para cima via fluxo de caixa descontado ou via quebra de concorrentes.
Jun 18, 2019 7 tweets 2 min read
Juros reais negativos: de onde vem, pra onde vão, como se reproduzem. Hoje, no Fantástico.

Uma breve explicação de como isso acontece.

Siga a linha. 1) Se voce coloca o dinheiro no banco ele está seguro, certo? Errado. Há o risco dele quebrar e o dinheiro que estiver parado na c/c virar pó. Logo se empresta para o governo (que emite dinheiro, logo nao quebra) como uma espécie de seguro contra o banco.