Daniel Reynaldo (Quem?) Profile picture
Apr 11 11 tweets 5 min read
Um tipo particular de fake news que me perturba especialmente é o factoide: um fato corriqueiro, banal, lícito e não preocupante é disseminado alarmisticamente pela imprensa como sendo uma grande denúncia ou uma enorme catástrofe, geralmente com claro viés político. Nesta categoria estiveram as queimadas de 2018 e 2019 (ficaram dentro da média da série histórica e abaixo dos anos Lula, mas foram transmitidas como catástrofe ambiental sem precendentes) ou a história do leite condensado.

O factoide agora é o Viagra para as Forças Armadas.
Jan 14 10 tweets 4 min read
A história do Rômulo realmente me impressionou. Não importa o que você pensa sobre o uso de hidroxicloroquina para Covid-19. O roteiro desta checagem da @agencialupa foi o seguinte (segue o fio): 1 - alguns médicos defendem o DIREITO ao uso, alegando a existência de algumas evidências (estudos) favoráveis, reconhecendo que os estudos não são definitivos, mas indicando que na ausência de tratamentos bem estabelecidos deve se ter o direito de usar o arsenal disponível.
Jan 12 5 tweets 1 min read
“Homem e mulher não existem: gênero é construção social”, este mantra indicativo claro de déficit cognitivo poderia ser satisfatoriamente substituído por: “Martelo e alicate não existem: nomes de ferramentas são construções sociais”
Jan 10 9 tweets 3 min read
Na nova matéria do @david_agape_ , escrita em colaboração comigo, falamos sobre alguns erros cometidos por agências de checagem brasileiras no contexto do Covid-19 e sobre a postura destas agências ao serem questionadas diante dos equívocos.

gazetadopovo.com.br/ideias/agencia… Um dos nossos entrevistados encontrou erros factuais e imprecisões em uma checagem da @agencialupa sobre o uso de hidroxicloroquina como tratamento contra a Covid-19.

Foi o bancário Rômulo Araújo quem procurou a reportagem da @gazetadopovo para contar sua história.
Nov 25, 2021 8 tweets 3 min read
@agencialupa Apaga essa errata e faz outra, porque essa aí ficou tão bosta quando a primeira. @agencialupa Vou sugerir a errata correta. Vocês apenas copiem e colem. Prestenção nos próximos tuítes.
Nov 24, 2021 6 tweets 4 min read
O @polzonoff entrou na brincadeira e ampliou um pouquinho mais a lista negra dos termos e expressões que você nunca mais deve usar.

gazetadopovo.com.br/vozes/polzonof… Tudo começou com a @agencialupa e a @DefensoriaBahia mentindo desavergonhadamente sobre a etimologia e semântica (que são dois domínios distintos do saber linguístico, aliás) de palavras como "mulato" e "doméstica".