How to get URL link on X (Twitter) App
Em 2019, 1.819 pessoas foram mortas em ações policiais no estado — um recorde histórico. Naquele ano, o RJ liderou o ranking nacional de mortes pela polícia, ficando na frente de estados mais populosos e com efetivo policial maior.

O Comando Vermelho, que havia assistido ao crescimento da milícia no Rio e ao do PCC em âmbito nacional, decidiu recuperar o espaço perdido, promovendo uma guerra sangrenta nos redutos dos paramilitares e espalhando tentáculos pelas cinco regiões do país.

No @JornalOGlobo, mostro detalhes da investigação que levou o aliado da ministra à cadeia em 2018. Ele é acusado de circular com homens armados em carros blindados por Belford Roxo e ameaçar empresários que tentam oferecer serviços de internet na cidade. oglobo.globo.com/politica/notic…


Acusados e condenados por integrar milícias foram nomeados para cargos importantes na prefeitura de Belford Roxo pelo marido da ministra, Waguinho. São homens de confiança do prefeito e da mulher, fazem parte de seu grupo político.


O segundo mandato de Castro começa com uma queda de braço com o STF por conta da instalação de câmeras nos uniformes de policiais de unidades especiais, justamente as que protagonizaram as operações com maior número de mortos no estado nos últimos anos. oglobo.globo.com/google/amp/rio…


O T4 foi lançado pela Taurus em 2017 e tinha circulação bastante limitada no país: só podia ser vendido para forças de segurança. No ano do lançamento, o então pré-candidato Bolsonaro posou para fotos com o modelo e prometeu que, em seu governo, autorizaria a compra por civis.
No RS, a polícia apreendeu, em janeiro, um fuzil 7,62 usado por assaltantes num roubo a uma transportadora de valores. A arma havia sido comprada legalmente por um CAC. A investigação comprovou que o comprador foi cooptado pela quadrilha para virar CAC e comprar o fuzil.
“Garanto que o Rio está muito mais seguro sem esses 27 criminosos neutralizados. Sobre a política de segurança, operações fazem com que esses agentes criminosos não sejam exemplo para criança”, foi o que ele disse em entrevista na semana seguinte da operação no Jacarezinho.
Em 2011, um fuzil calibre 556 que tinha como dono um CAC de Ribeirão Preto (SP) foi apreendido por pela PM na casa de um traficante na Zona Oeste do Rio. O colecionador disse que a arma, que havia entrado no país ilegalmente, foi roubada.