Renata Bezerra de Melo Profile picture
Jornalista. Colunista de Política da Folha de Pernambuco (@folhape). Também na @radiofolhape.
Nov 24, 2020 17 tweets 5 min read
João Campos faz sua apresentação dizendo que é preciso saber fazer e não só falar. Marília inicia agradecendo solidariedade de artistas e personalidades, fala de "fake news", "baixaria" e diz que essa força a ajudar a seguir. Avisa que não vai "cair em provocação" #debatetvjornal Após responder pergunta de Marília sobre Educação, João Campos diz que sua candidatura "foi agredida, violentada por tantos opositores". Diz, no entanto, que vai seguir com "questionamentos no campo da politica". Diz que foi alvo de "ofensas da candidata Marília" #debateTVJornal
Nov 24, 2020 4 tweets 2 min read
Em nota, o dep. federal Túlio Gadêlha diz que áudio, mencionado pela revista Veja “está completamente descontextualizado”. Relata que solicitou “perícia para comprovar, em tempo, a manipulação da gravação apresentada fora do contexto”. 👇🏻 Túlio Gadêlha afirma ainda que “essa divulgação tem a intenção de prejudicar a candidatura de Marília Arraes, colega à qual hipotequei meu irrestrito apoio na qual tenho confiança que comandará um processo de mudança e aprimoramento na nossa cidade”.
Nov 24, 2020 4 tweets 1 min read
A primeira pesquisa Folha/Ipespe do 2º turno foi a campo entre o domingo (22) e a segunda (23). A amostra retrata Marília com 54% dos votos válidos e João Campos, com 46%. O placar do 1º turno foi o seguinte: João com 29,17% x Marília, com 27,95%. Os votos que Mendonça Filho (25,11%) e a Delegada Patrícia (14,06%) tiveram no 1º turno viraram alvos de disputa. Socialistas, apostando num antipetismo, davam como certo que eleitores do democrata migrariam para João. Maríllia, no entanto, abocanhou apoios nesse campo.
Nov 23, 2020 7 tweets 2 min read
Em nota, o ex-ministro Armando Monteiro Neto anuncia decisão "em caráter irrevogável" de se desfiliar do PTB. Fala em especulações sobre mudanças no comando da sigla. E reafirma, no texto, a "minha irredutível decisão de apoiar a candidatura de Marília Arraes à Prefeita". Armando Monteiro Neto é taxativo: "Ao longo da minha vida pública, nunca admiti cabresto, nem recebo ordem unida". Reação se deu após fala do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que coíbe apoio da sigla a petistas.
Nov 23, 2020 5 tweets 2 min read
Aliados da candidata à Prefeitura do Recife, Marília Arraes (PT), estudam a hipótese de o ex-presidente Lula desembarcar no Recife para cumprir agenda de campanha com a petista ainda esta semana. Contamos na @cbnrecife 👇 A lógica seria de neutralizar o movimento do presidenciável @cirogomes , que cumpriu extensa agenda no Recife ao lado do prefeiturável @JoaoCampos (PSB). Neste domingo (22), algumas reuniões foram realizadas por petistas e a hipótese de Lula estar com Marília foi levada à pauta.
Nov 21, 2020 5 tweets 2 min read
O primeiro debate do 2º turno estava no ar, quando o telefone da deputada federal Marília Arraes tocou. Era Fernando Haddad do outro lado da linha. A petista avisou que não poderia falar naquele momento. Marília retornou assim que possível e uma das coisas que Haddad tinha para levar à pauta era a abordagem que a campanha de João Campos dá ao PT. Haddad lembrou que veio a Pernambuco gravar vídeo ao lado de Paulo Câmara, em 2018, e que leu carta de Lula em apoio ao socialista.
Nov 21, 2020 5 tweets 4 min read
À coluna, @tuliogadelha havia dito que acenaria à Marília Arraes, a depender do tom que Ciro Gomes adotasse na direção do PT na passagem pelo Recife, que, como antecipamos, ocorre neste domingo (22). Adiantou que, se Ciro fosse bélico, ele declararia apoio. 👇🏻 Neste sábado (21), no guia eleitoral de @JoaoCampos , @cirogomes disse o seguinte: "O que já passou passou. O PT já teve sua oportunidade"
Nov 20, 2020 5 tweets 1 min read
Campos x Arraes -> João Campos diz que Marília passou a encarar Eduardo Campos como inimigo, porque ele foi contra projeto pessoal dela de disputar Câmara Federal. Ela devolve: "Eu não tenho inimigos, João Campos, de maneira alguma. Não sou o PSB, que persegue até aliados". Anti-PT - João Campos segue atacando o PT. Diz que o partido foi à frente do Campo das Princesas "chamar Arraes de caduco, Pinochet de Pernambuco".
Nov 20, 2020 4 tweets 2 min read
Primeira ✋>Não tinha voo comercial disponível para o presidenciável Ciro Gomes desembarcar no Recife no domingo (22), mas o PDT fretou. O movimento sinaliza o tamanho do gesto que o partido fará na direção do PSB. Ele vem acompanhado do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi. Ciro Gomes chega à Capital pernambucana pela manhã e a agenda dele e de Lupi, ainda sem detalhes, está aberta ao prefeiturável do PSB, João Campos. O PDT não só integra a aliança do socialista como, é da legenda, a vice da chapa majoritária, Isabella de Roldão.
Nov 19, 2020 8 tweets 2 min read
João Campos vai na tese de confrontar Marília, como aliados já pregavam. "A candidata fala e parece que não foi vereadora. Ela foi secretária de qualificação profissional de Geraldo Julio". E ataca: no discurso, cabe tudo". no debate da @radiojornalpe João Campos enumera ações no legislativo, diz que discutiu Fundeb, fou membro da Comissão de Educação... Marília reage: "Fui presidente da Frente parlamentar de áreas conurbadas, ninguém é vereador três vezes numa eleição difícil como essa...".
Nov 19, 2020 5 tweets 1 min read
Ainda no domingo, dia do 1º turno, socialistas já alertavam, como a coluna cantara a pedra, que a "invertida", como eles definem, que João Campos deu na prima, Marília Arraes, durante o único debate de TV da primeira fase da campanha, fora só uma amostra do que viria. Detalhes da narrativa de Marília vêm sendo anotados pela campanha do PSB e passarão a ser confrontados. "Ela carrega uma fragilidade, enquanto ator político. Vamos atirar nessa fragilidade, como, por exemplo, ficar falando de sobrenome Campos e Arraes", diz uma fonte em reserva.
Nov 18, 2020 4 tweets 1 min read
Ainda sobre a decisão de apoiar Marilia Arraes, Ricardo Teobaldo, presidente do Podemos em PE: "Marília não é esse PT que está aí nas gestões do PSB. Esse PT tirou ela da disputa pelo Governo do Estado (em 2018), quis tirar ela da disputa no Recife". Há uma intenção de massificar que os membros do PT, que comungam com o PSB, jogam contra a candidatura de Marília Arraes.
Nov 18, 2020 4 tweets 1 min read
No day after do 1º turno, o presidente estadual do Podemos, Ricardo Teobaldo, evita culpar os adversários pelo que deu errado na campanha da delegada Patrícia. "Patrícia foi atropelada por ela mesma", pondera à coluna e prossegue: "Aquilo que ela falou tirou ela do 2º turno". O dirigente faz referência às postagens feitas pela delegada em sua rede social, nas quais, entre outras coisas, ela chama o Recife de "Recífilis".
Nov 17, 2020 4 tweets 1 min read
Primeira ✋> Reeleito em 1º turno, com 54,26% dos votos, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, que preside o PL no Estado, se reuniu na tarde desta terça (17), com a candidata à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, e formalizou apoio a ela no 2º turno. Anderson Ferreira, que tem nome cotado para disputar o Governo do Estado em 2022, considera que Recife e Jaboatão "são juntas as locomotivas de desenvolvimento da Região Metropolitana".
Nov 17, 2020 5 tweets 1 min read
A eleição do Recife vai provocar uma dança das cadeiras na Câmara Federal. Isso porque os dois postulantes são titulares de mandato. Caso vença João Campos, o primeiro suplente é Milton Coelho, chefe de gabinete do governador Paulo Câmara. Na hipótese de Marília ser eleita, quem iria para Brasília seria Odacy Amorim, que terminou em terceiro lugar, com 9,64% dos votos, na corrida pela Prefeitura de Petrolina, onde Miguel Coelho foi reeleito com 76% dos votos.
Nov 17, 2020 4 tweets 1 min read
Do ex-ministro Armando Monteiro Neto sobre apoio a Marília Arraes: "Dos recifenses, 66% votaram em candidatos de Oposição". E pontua: "O desafio de Marília é poder se sintonizar com todos esses segmentos". Armando Monteiro Neto realça ainda que está "dando
crédito de confiança" à petista e assinala: "Confio muito que ela fará um discurso mais amplo e, se for eleita, fará um governo amplo". O petebista formalizou apoio nesta terça (17), como já era esperado.
Nov 17, 2020 4 tweets 2 min read
A busca de apoios para o 2º turno esteve entre os primeiros movimentos feitos após o 1º turno, no Recife, tanto pela campanha de João Campos, como pela de Marília Arraes. Nas hostes socialistas, a margem de articulação é menor, uma vez que a aliança já é ampla, com 12 partidos. No caso de Marília, que possui quatro siglas ao seu lado, há uma bolsa de apostas dando conta de que o deputado Daniel Coelho, que coordenou a campanha da delegada Patrícia Domingos, pode vir a formalizar apoio publicamente à candidata do PT.
Nov 16, 2020 5 tweets 1 min read
Do day after no Recife: em reserva, um aliado de João Campos, à coluna, adiantara: "Essa invertida vai ser muito maior, agora, porque ela (Marília) vai ser confrontada". Marília, em entrevista à @cbnrecife, na semana passada, também avisara que, num 2º turno, o tom seria outro. Socialistas não arrodeiam para admitir que o PSL estará ao lado do PSB no 2º turno, mas observam que a sigla "não tem tamanho". À coluna, Carlos Andrade Lima, ainda ontem avisara: "Eu não voto no PT".
Nov 16, 2020 5 tweets 1 min read
Após Mendonça Filho acusar "divisão" na centro-direita, Daniel Coelho reage: "Admite que não teve voto e pronto". Daniel resgatou resultados de eleições passadas, quando a Oposição também se encontrava dividida. E observou: "Patrícia se não fosse atacada violentamente por Mendonça poderia ter ido (ao 2º turno). Eu não fui ao segundo turno 2x por conta de candidatos do DEM". Daniel disparou: "Essa análise não soma nada. Quem perde, não culpa terceiros. Admite que não teve voto e pronto".
Nov 16, 2020 6 tweets 1 min read
Em reunião, nesta segunda (16), Mendonça Filho (DEM), terceiro colocado no Recife, agradeceu apoio da sua candidata à vice, Priscila Krause, de aliados e declarou que não vai apoiar nenhum dos candidatos que foram ao 2° turno, João Campos e Marilia Arraes. No PSB, no entanto, há uma confiança predominante de que o eleitor de Mendonça Filho e da delegada Patrícia "prefere votar contra o PT". Essa conta já vinha sendo feita e tem a ver com a tese do PSB de "bater Marília nas urnas" já que o PT não retirou a candidatura dela.
Nov 16, 2020 4 tweets 2 min read
Não à toa, o PSB, no 1º turno da eleição no Recife, poupou dois nomes: Marília Arraes e Mendonça Filho. O movimento dos socialistas se deu no sentido de evitar um 2º turno com a delegada Patrícia Domingos, que terminou com 112.296 votos (14,06%). Quem se encarregou de subir o tom na direção da candidata do Podemos foi Mendonça Filho, que acabou a disputa com 200.551 votos (25,11%), encostado na petista, mas fora do 2º turno. Tanto ele como a delegada integram o campo das Oposições e encarnavam o anti-PT e anti-PSB.