Daniel Rittner Profile picture
Jornalista da @CNNBrasil em Brasília. Ex-colunista do @valoreconomico. Canal sempre aberto aqui para pautas, reflexões, críticas e discordâncias.
Jan 2, 2023 9 tweets 3 min read
1) Passou quase despercebido em meio às mudanças na estrutura dos ministérios, mas a MP 1.154 (primeira medida provisória do governo Lula e já com força de lei) TALVEZ tenha começado um desmonte do marco legal do saneamento básico 👇 2) A Agência Nacional de Águas (ANA) aparentemente perde funções. Na lei atual, ela recebia a função de elaborar normas de referência para contratos de saneamento. Por quê?

Porque hoje existem + de 70 agências estaduais, municipais e intermunicipais. Cada uma atuando de um modo.
Dec 14, 2022 11 tweets 2 min read
1. Gabriel Galípolo, o futuro número 2 do Ministério da Fazenda, alimenta uma ideia inovadora desde a campanha eleitoral: um "superplano" de PPPs (parcerias público-privadas) para mudar o patamar de investimento em infraestrutura no Brasil. É coisa grande e fora da caixinha. 2. Galípolo reconhece a força do setor privado na ampliação da infraestrutura. As empresas têm uma agilidade que falta ao Estado. Quando uma obra de grande porte é pública, pode esbarrar em mil travas: descontinuidade orçamentária, recursos administrativos e judiciais, embargos.
Dec 12, 2022 6 tweets 1 min read
1) Pedro Castillo, o presidente do Peru destituído na semana passada, teve 70 ministros diferentes em 16 meses de governo. Foram quatro reformas ministeriais em menos de um ano e meio. Um péssimo governo, mas o modelo político peruano está falido. 2) Castillo foi eleito em 2021 com vantagem de apenas 50 mil votos sobre Keiko Fujimori. O primeiro foi hiperfragmentado e ele passou com 19%. Provavelmente perderia para qualquer outro adversário. Menos para Keiko. Ela já havia perdido em 2011 e 2016. O antifujimorismo é forte.
Nov 17, 2022 10 tweets 2 min read
1) Irresponsabilidade fiscal e teto de gastos sendo rasgado já eram temas na imprensa econômica, mas o noticiário geral e as redes não davam bola pra isso pq o gov Bolsonaro foi muitíssimo hábil em criar cortinas de fumaça: golden shower, Venezuela, cosplay de Goebbels, Ustra... 2) Essa estratégia, em parte programada e em parte inprovisada, seguia a cartilha Steve Bannon. Dominar a pauta. Gerar discussões que polarizam. Deixar os apoiadores em estado de permanente mobilização.
Nov 14, 2022 7 tweets 2 min read
1) Nossa, olhem que escândalo (só que não)!!!

BNDES financiou US$ 25 bilhões, em 25 anos, para a venda de 1.275 aeronaves da Embraer. Teve avião entregue para Arábia Saudita, China, Líbia, Argentina, Venezuela.

O que isso tem a ver com o Porto de Mariel e o Metrô de Caracas? Image 2) São modalidades muito próximas de financiamento às exportações brasileiras. Uma é de bens (jatos). Outra é de serviços (de engenharia). Nos dois casos, o comprador não escolhe só o produto. Ele adquire produto + financiamento. Um não existe sem o outro. Ninguém paga à vista.
Jul 10, 2022 4 tweets 1 min read
1) Horas antes da morte a tiros de um militante do PT em Foz do Iguaçu, Eduardo Bolsonaro discursou em uma manifestação pró-armas com xingamentos a grupos desarmamentistas e conclamando os participantes a não respeitar "esquerdalha". 2) O "03" pediu ainda que parlamentares aliados de Jair Bolsonaro comecem a semana apresentando projetos de lei nas Assembleias Legislativas com redução de ICMS cobrado sobre armas de fogo. Ele esteve em um ato do Movimento Pró-Armas Brasil, ontem, em Brasília.
Jun 17, 2022 15 tweets 5 min read
1) Jovens: muitos adultos hoje relativizam ditadura militar e até a tortura. Extremistas aproveitam a distância do tempo para desinformar. Cuidado!

Peço licença, direto de Buenos Aires, para lhes contar o que foi a ESMA e lamentar que não haja um Museu da Memória no Brasil 🧶 2) Eu morei na 🇦🇷 entre 2009 e 2011. Na época, achava que os argentinos tinham uma obsessão pela ditadura. Que esse acerto de contas com o passado impedia o país de olhar pra frente. E via o 🇧🇷 como um bom exemplo de reconciliação democrática. Mudei de opinião.
Apr 11, 2022 5 tweets 1 min read
1) Na semana passada, Bolsonaro enviou mais de duas dezenas de indicações para diretorias de agências reguladoras.

2) Nomes chegaram ao Senado na segunda. Terça, os pareceres dos relatores estavam prontos. Sabatinas tiveram início.

valor.globo.com/opiniao/notici… 3) Oito indicados à Aneel e à ANP foram ouvidos na Comissão de Infraestrutura por duas horas. Média de 15 minutos por indicado, que depois ficará quatro a cinco anos nas agências.

4) Na sabatina dos indicados à Agência Nacional de Mineração (...)
Apr 9, 2022 13 tweets 4 min read
1) A semiótica da ultradireita na França: observe as duas imagens abaixo.

À esquerda, Marine Le Pen sorri ao lado de uma linda família francesa.

À direita, família cigana em postura ameaçadora numa praça -- prontos para bater a carteira de um cidadão de bem? 2) A campanha de Le Pen tem "22 medidas para 2022" como mote. O programa de governo está dividido em 16 cadernos temáticos. Entre eles, um caderno da família e um caderno sobre imigração legal.

mlafrance.fr/programme
Jan 9, 2022 11 tweets 3 min read
Cinco eleições cruciais em 2022 (fora do 🇧🇷)

1) Hungria: no poder desde 2010, Viktor Orbán terá pela frente a Oposição Unida, com seis partidos que vão dos socialistas à direita moderada. Empate nas pesquisas. Para ter + chances de vencer, oposição escolheu como candidato (...) (...) católico conservador que entrou para a política em 2018. Orbán mina a independência entre poderes, avança sobre mídia, estimula discurso anti-imigrante e anti-LGBT. Derrota da oposição enviaria sinal de que nem frentes amplas são capazes de conter escaladas autoritarias.
Jan 2, 2022 13 tweets 3 min read
É natural que políticos queiram capitalizar suas ações, mas a volta do Brasil ao Conselho de Segurança da ONU tem muito pouco a ver com o governo Jair Bolsonaro e é resultado de articulação feita pela gestão Michel Temer.

Explicando 👇 1)  Brasil era o único candidato do grupo que engloba a América Latina e Caribe. Há uma tradição diplomática de não estabelecer concorrência para a vaga da região, prevalecendo um rodízio de países planejado antecipadamente.

Tá, e o que isso tem a ver com Bolsonaro/Temer?
Dec 31, 2021 15 tweets 3 min read
No ano que termina, por curiosidade profissional e vontade sincera de me expor ao contraditório, tentei acompanhar mais os sites/canais/perfis em redes sociais da "nova direita" (termo neutro). Sem prepotência nem preconceito, um olhar técnico permite as seguintes conclusões: 1) Há constante subexposição da agenda "dura" de economia e política. Quer saber da PEC dos Precatórios? Inflação estourando a meta? Privatização da Eletrobras? Pouquíssima informação.

Privilegiam-se temas de fácil digestão, como vacinação, passaporte sanitário, voto impresso.
Oct 2, 2021 6 tweets 2 min read
Um vídeo com milhares de curtidas divulga informações econômicas falsas, altamente incompletas ou descontextualizadas para lacrar.

Vamos aos erros e distorções? 👇🧵 1) O FMI elogiou, sim, o desempenho econômico do Brasil em 2021. Prevê crescimento de 5,3%. Isso recupera as perdas da pandemia. Para 2022, a história muda totalmente.

A estimativa média do mercado (boletim Focus) é 1,57%. No início de agosto, era 2,10%. Despencou depois do 7/9.
Apr 9, 2021 15 tweets 3 min read
VALE A PENA QUEBRAR PATENTES DE VACINAS?

Proposta é muitíssimo bem intencionada, mas não se trata de luta do bem contra o mal. Se houver um momento para arcar com os custos econômicos e reputacionais de rasgar compromissos de propriedade intectual (PI), é agora. Adianta? 🧵👇 1) A inspiração costuma ser o exitoso caso de quebra de patentes do efavirenz, da Merck, usado no combate à aids. Em 2001, por iniciativa brasileira, a OMC facilitou o uso de licença compulsório de um medicamento por ptaíses em desenvolvimento por motivos de emergência sanitária.
Apr 7, 2021 5 tweets 1 min read
Três lições (e um "bonus track") sobre o bem sucedido leilão de aeroportos hoje:

1) Era arriscado, mas governo acertou em manter oferta de concessões em infraestrutura, ao contrário de outros países emergentes (Índia, México, Peru) que adiaram projetos por causa da pandemia 2) Segurança jurídica importa. Em 2020, concessionárias de aeroportos tiveram perdas bilionárias. A Anac correu com o reequilíbrio econômico dos contratos (vírus não é risco intrínseco ao negócio). O resultado de agir com rapidez e justiça está aí
Mar 22, 2021 10 tweets 2 min read
Há algo grave acontecendo no sistema elétrico brasileiro -- e o suspeito número 1 é o aquecimento global. Então, sem essa de que as mudanças climáticas podem tornar insuportável a vida dos nossos filhos e netos. Elas já estão afetando até as nossas contas de luz. Veja 🤨🧵👇 1) O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem uma série de 90 anos sobre a hidrologia do país. E quando se olha o período mais recente, o que aparece?

- Nos últimos 20 anos, choveu acima da média 8 vezes
- Nos últimos 10 anos, só 2 vezes
- Nos últimos 5 anos, nenhuma vez
Mar 17, 2021 10 tweets 2 min read
Em outubro de 2022, quando se apresentar para a reeleição, Bolsonaro precisará dar uma prova ao mercado de que avançou na agenda de privatizações.

Terá que entregar alguma coisa para legitimar a mensagem de que, sim, vale a pena darem mais quatro anos a ele. Conseguirá? 🧵👇 1) O conselho de ministros do PPI, instância no governo que delibera sobre concessões e privatizações, incluiu ontem duas empresas no Programa Nacional de Desestatização: Eletrobras e EBC. Também recebeu formalmente os estudos para a venda dos Correios.

Meio caminho andado? Não!
Mar 6, 2021 15 tweets 6 min read
Com a licença do jornalista que eu admiro e do ministro que eu respeito, vamos botar os pingos nos is (sem trocadilho) sobre a Ferrovia Norte-Sul?

Eu acompanho esse assunto há uns 15 anos e já percorri boa parte da ferrovia. Então 🧵👇 1) Observe o mapa e considere os trechos:

- Açailândia (MA)-Porto Nacional (TO)
- Porto Nacional (TO)-Anápolis (GO)
- Anápolis/Ouro Verde (GO)-Estrela D'Oeste (SP)

Ao norte, a ferrovia se conecta à EFC e deságua em Itaqui (MA). Ao sul, à Malha Paulista e deságua em Santos (SP).
Feb 24, 2021 9 tweets 2 min read
A medida provisória de privatização da Eletrobras tem um simbolismo político (governo pode dizer que segue em sua agenda liberal) e força análise mais rápida do Congresso (projeto de lei não tem prazo, MP exige aprovação em até 120 dias).

Na prática, porém, significa pouco 👇 1) O principal é saber se passa no Congresso. No Senado, Alcolumbre dizia que não. Rodrigo Pacheco torceu o nariz em entrevistas antes de eleito. Na Câmara, sempre pode haver resistência das bancadas de MG (com influência em Furnas), nordestina (Chesf), do Norte (Eletronorte).
Dec 27, 2020 10 tweets 5 min read
AS DEZ FRASES DO ANO

1) "I can't breathe"

Nenhuma frase, em nenhum ano, resumiria tão bem o que foi 2020 como essa sentença.

Por George Floyd. Pela enorme perda de vegetação nativa e de biodiversidade no Pantanal. Pela pandemia que deixou quase 200 mil mortos no Brasil. 2) "Cidadão, não. Engenheiro civil formado. Melhor do que você".

Podia ser também o médico com "educação americana e europeia" não atendido no Gero. Podia ser o empresário de Alphaville ao PM: "Aqui você é um merda". Podia ser a ofensa ao motoboy com "inveja" de pele branca 😢
Oct 28, 2020 10 tweets 2 min read
Gente, devagar com esse troço de "privatização do SUS", que é um carimbo absolutamente impreciso. Busquemos informações. Sem maniqueísmo.

Até porque uma das melhores experiências de parceria público-privada na saúde vem da Bahia -- a Bahia de Jaques Wagner e Rui Costa (PT) 👇 1) Não se sabe exatamente quantas unidades básicas de saúde começaram a ser construídas e foram paralisadas, mas sabe-se que há centenas de obras inacabadas.

Um simples programa de conclusão das obras não resolve totalmente o problema. Sabe por quê?