Robson Fernando de Souza 🌱∞📗 Profile picture
Blogueiro (Veganagente e Consciência Autista). Autor de 3 livros sobre veganismo. Vegano político e autista (nível 1) militante. Ele/he
29 Apr 20
É ético e necessário consumir o leite e os ovos excedentes das fêmeas “de estimação” (ex.: vaca que a avó cuida, galinha da minigranja dos tios do interior)?
A resposta vegana para essa questão é que não é nem ético, nem necessário para nós humanos.
Sobre as mamíferas, antes de tudo, a função natural exclusiva do leite delas é alimentar os seus filhotes. Fêmeas de raças que não secretam leite em excesso o produzem apenas quando estão amamentando.
Ou seja, quando o indivíduo está ordenhando uma vaca para só ele mesmo beber o leite, está na verdade roubando o alimento dos filhotes dela.
Read 17 tweets
23 Feb 20
O "veganismo" liberal, ao se aliar com o que há de mais aético e destrutivo e menos preocupado com os animais no capitalismo, está causando prejuízos sérios na causa vegana. [thread]
Num passado recente, sonhávamos com um futuro vegano em que as pessoas soubessem comprovadamente que não precisam de carnes, laticínios e ovos pra serem culinariamente felizes, tampouco saudáveis, e tivessem acesso amplo, democrático e irrestrito a alimentos vegetais [cont]
coloridos, saudáveis, orgânicos, cultivados por pequenas propriedades de agroecologia vegana, com pouco ou nenhum processamento.

Nesse sonho, o veganismo, além da libertação animal e do fim do tratamento dos animais como propriedade dos humanos, traria muita saúde e [cont]
Read 11 tweets
28 Nov 19
Por que você precisa evitar compartilhar matérias como a da mineira que "relata como é namorar rapaz 'com autismo'" [thread] Imagem de miniatura do link da matéria do portal Bhaz intitulada
Matérias como essa, como bem lembrou @Adriana_Torres, promovem o "inspiration porn", que consiste em divuldar casos de pessoas com deficiência individualmente bem-sucedidas como "exemplos de superação" ou, no caso dessa reportagem, [cont]
@Adriana_Torres mostrar que "é maravilhoso ter uma PCD como namorada ou amiga".
Apesar da intenção bonita, o "inspiration porn" (que, apesar do nome, não tem nada a ver com pornografia) reproduzem a crença capacitista de que as deficiências são "obstáculos" pra uma vida digna e "normal".
Read 11 tweets
9 Nov 19
Fui hoje no Armazém do Campo pra encontrar @safbf (no final das contas conversamos lá na Câmara Municipal mesmo), e o que eu vi lá me faz pensar o quanto a esquerda precisará debater, ao longo dos próximos anos, como incluir autistas na militância política.
@safbf Eu pessoalmente não esperava uma manifestação #LulaLivre lá, mas rolou. Multidão crescente, cheiros fortes de espetinho e fumaça de carvão, barulheira onipresente... Minha sorte é que, quando passo menos de duas horas em ambientes assim, eu sinto só desconforto, não sobrecarga.
@safbf Se pra mim ficar uns 15 ou 20min por ali já foi difícil, se fosse algum outro autista com hipersensibilidade sensorial maior que a minha ali, seria um ambiente infernal pra ele. Seria 100% de chance de ele ter um meltdown pesado por ali e ninguém saber como proceder pra ajudá-lo.
Read 12 tweets
16 Oct 19
Infelizmente muitas pessoas atribuem falta de caráter e conduta de "mentiroso" a características que muitas vezes vêm da dificuldade que nós autistas temos de nos comunicar usando linguagem não verbal. Segue o fio.
É muito comum dizerem que não olhar nos olhos, falar de maneira atrapalhada sem transparecer assertividade e segurança, apertar as mãos com pouca força, ter determinadas posturas corporais etc. são características que "revelam" que a pessoa "está mentindo" ou "não é confiável".
E o pior é que muitos livros de autoajuda e desenvolvimento profissional concordam e propagam esse tipo de preconceito.

Só que TODAS essas posturas, no caso de nós autistas, resultam da nossa dificuldade de usar linguagem não verbal (postura corporal, tom de voz, contato visual,
Read 17 tweets
21 Apr 19
"Divulgar o veganismo e a causa animal é algo que precisa do consentimento dos dois lados. Você não pode forçar ninguém a ouvir ou ler sobre o assunto sem o outro lado querer."
"Se for o caso de os pães da casa não serem vegetarianos, confira se lá se
vendem pães industrializados – como pães de forma, bisnaguinhas e pães-bola. Se sim, verifique os ingredientes de cada variedade. É muito provável
que pelo menos uma variedade ou marca seja vegetariana."
"[...] o melhor substituto para o creme de barbear é o sabonete vegano mesmo. A eficácia é muito semelhante. E aí você até evita gastar dinheiro com creme, para comprar somente o sabonete que você usa para tomar banho, lavar as mãos e ensaboar o rosto para passar o barbeador."
Read 36 tweets