Rodrigo Rangel Profile picture
Jornalista. Três vezes Prêmio Esso. Prêmio Latino-americano de Jornalismo Investigativo de 2022
Jan 6 11 tweets 2 min read
O Ministério da Saúde divulgou nota hoje dizendo serem falsas informações que publicamos sobre a aquisição de testes junto à Fiocruz, no governo passado, por quase 700% acima do menor preço ofertado em uma licitação suspensa pela pasta.

Importante dizer algumas coisas a respeito. Mais uma vez, estão recorrendo a distorções para justificar um problema que não foi apontado por mim, mas pelo TCU, para impulsionar ataques nas redes contra o trabalho da imprensa profissional. (+)
Jul 17, 2022 5 tweets 1 min read
Jair Renan Bolsonaro queria um quarto gamer, bem equipado, com computador e tudo mais de última geração. E o que ele fez? Falou com uma gigante brasileira do setor de eletrônicos, que se dispôs a providenciar o mimo — supostamente em troca de publicidade. Deu xabu. (+) Essa é só uma das confusões na origem da mais nova crise envolvendo o filho 04 do presidente, que já é alvo de investigação da Polícia Federal por suspeita de tráfico de influência. E quem conta é ele mesmo, em entrevista à coluna que publicamos neste domingo. (+)
Jul 1, 2022 12 tweets 2 min read
A quem interessar possa, conto aqui um pouco dos bastidores da apuração que levou à queda do presidente da Caixa. 🧵 Foi, antes de tudo, uma investigação jornalística. Uma apuração de longo prazo, com todas as dificuldades que casos sensíveis como esse requerem. 🧵
Jun 18, 2022 9 tweets 2 min read
A propósito desta história que trouxemos na coluna, segue o 🧵. metropoles.com/colunas/rodrig… Primeiro, Kassio Marques preferiu não se manifestar e não responder as perguntas feitas a ele. Depois de a matéria ser publicada, já na madrugada deste sábado, ele resolveu enviar nota em que mais ataca do que explica — explicação, aliás, não há nenhuma. 🧵
Feb 2, 2021 5 tweets 1 min read
O homem da foto abaixo passa a ser o terceiro na linha sucessória da Presidência da República.

O registro é da portaria do prédio onde funcionava o escritório do doleiro Alberto Youssef, no auge do petrolão.

Arthur Lira era um dos políticos que batiam ponto por lá. Antes que esses registros aparecessem nas investigações da Polícia Federal e do Ministério Público, estive lá no prédio e consegui os registros dos visitantes ilustres.

Lira era um deles. Detalhe: para não chamar atenção, não dava o nome completo. Era só Arthur Cesar Pereira.
Jun 1, 2020 7 tweets 2 min read
Hoje o repórter @igorgadelham, da Crusoé, procurou o ministro Augusto Heleno para ouvi-lo sobre declarações feitas sob reserva por colegas dele no governo, segundo os quais é o chefe do GSI quem tem inflamado Jair Bolsonaro contra o STF. (+) As afirmações não vinham de personagens irrelevantes, mas de ministros e auxiliares presidenciais. Pois Heleno despejou sua ira no mensageiro: ameaçou usar a AGU para processar o repórter. Não sem antes querer saber quem eram suas fontes. (+)
May 8, 2020 5 tweets 1 min read
Na Crusoé, a razão da crise que resultou na saída de Sergio Moro do governo: Bolsonaro queria usar a PF na “guerra” com Wilson Witzel. Pressão aumentou depois do depoimento do porteiro no caso Marielle. O presidente acreditava estar sob ataque do governador, e seu plano era reagir usando a PF. Moro e Valeixo resistiram — e caíram.
Oct 2, 2019 13 tweets 2 min read
Caros, não costumo usar esta rede para discutir ou para atacar quem quer que seja, especialmente colegas jornalistas. Mas percebo que há uma turma (de cujo caráter prefiro não falar aqui) se regozijando a partir de uma declaração absolutamente estapafúrdia feita à Polícia Federal por um dos presos na Operação Spoofing.