Ronilso Pacheco Profile picture
Teólogo, M.A Religion and Society at @Columbia/@UnionSeminary, Diretor de Programas no @isernarede, fellow at #FordGlobalFellows.
Alexandre Paiva Profile picture Becken Lima Profile picture Lu Sigᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠ Profile picture Gleice Couto Profile picture 5 subscribed
Jan 16 6 tweets 2 min read
Estou de volta de maneira mais ativa nessa rede sobrevivente, basicamente em virtude das eleições nos EUA (e municipais no BR). Meu primeiro fio-pitaco é sobre como Iowa mostrou que os evangélicos brancos conservadores estão dobrando a aposta na sua "guerra contra o mal". 1/6 Embora ignorado pela cobertura aqui do BR, nos EUA os evangélicos estão no centro do debate sobre eleições e democracia no país. Ao contrário do que se imaginava, os "evangélicos brancos" conservadores podem superar o apoio dado a Trump em 2016. 2/6
independent.co.uk/news/world/ame…
Oct 19, 2022 7 tweets 2 min read
Lula teve de escrever uma carta aos evangélicos. Isso mostra o tamanho da nossa distopia. A extrema direita evangélica, parceira do fascismo e do nacionalismo cristão, violentou a imagem da igreja de tal maneira no país que Lula precisou redigir um documento para dizer o óbvio. Quem precisava fazer uma carta aos evangélicos era Bolsonaro, porque o bolsonarismo destruiu a mensagem do evangelho. O bolsonarismo tornou "possível" odiar enquanto se fala de Jesus. Cercado de pastores fascistas, Bolsonaro mente todos os dias para destruir adversários.
Oct 14, 2022 15 tweets 4 min read
1. Damares Alves está muito, muito longe de importar histórias da teoria Q-Anon dos Estados Unidos para o Brasil. E, honestamente, ela também é anterior ao auge do 4Chan. No fundo, Q-Anon bebe na fonte das "conspirações" teológicas-políticas do ultraconservadorismo evangélico. 2. Quem cresceu em igreja, principalmente pentecostal, sabe que teorias da conspiração são “naturalizadas” e quase sempre endossadas acriticamente. No púlpito fala-se de tudo, e você não precisa necessariamente dar evidências de nada. Principalmente se "Deus me mostrou".
Oct 13, 2022 7 tweets 2 min read
Não é por acaso que nos principais registros da vida de Jesus narrada nos Evangelhos ele não está no templo, mas na "rua" (no monte, às margens dos rios, no caminho), entre o povo, as pessoas comuns, visitando casas (Mt.4:18-20; 9:1-2; Mc.5:21-22; Jo.6-2). Mais do que isso, nos poucos registros em que aparece no templo, há conflito, é hostilizado pelos fariseus, tendo de fugir inclusive (Jo.2:13-16; 8:59. Jesus é feliz no meio do povo. Principalmente o povo que é visto como marginal, bandido, vagabundo (Mc.7:36-43).
Oct 3, 2022 11 tweets 2 min read
1. Não adianta mais discutir os evangélicos, porque a questão não é mais sobre eles. A questão é sobre a consolidação do Nacionalismo cristão, reacionário, que emergiu como ideologia política de extrema-direita global descolada do fascismo tradicional. E o Brasil tá nisso. 2. Não há erro de pesquisas, mas muito erro de leitura e interpretação. Jornalistas, analistas politicos, comentaristas, se apegaram a uma forma arcaica de leitura das pesquisas, presos à variáveis tradicionais que cruzavam com os dados e pronto. Acho que não funciona mais.
May 3, 2022 12 tweets 5 min read
1. Após quase 50 anos, Roe x Wade, a decisão da Suprema Corte que respalda o direito ao aborto legal nos EUA, pode ser derrubada, com os votos da maioria conservadora. Mas engana-se quem pensa que isto é apenas sobre o aborto. É um momento crítico no país.
Resumo um pouco no fio. 2. Neste momento a S.C. tem nas mãos um caso (para outubro) que pode simplesmente acabar com as políticas de Ações Afirmativas no país. Universidades podem ser proibidas manterem qualquer forma de acesso "prioritário" para negros e outras minorias sociais.
cnn.com/2022/02/27/us/…
Apr 6, 2022 6 tweets 2 min read
Talvez por conta da guerra, pouco se repercutiu sobre a vitória de Katalin Novák como primeira mulher eleita presidente da Hungria. É uma vitória do primeiro-ministro Orbán, mas também uma mensagem poderosa do ultraconservadorismo global.
theguardian.com/world/2022/mar… A vitória e o prestígio de Novák levam ao topo a agenda teo-ideológica da “defesa da família tradicional” e dos “valores cristãos conservadores” como demanda global, com a qual movimentos e organizações cristãs fundamentalistas e de extrema direita podem pautar o mundo.
Mar 25, 2022 11 tweets 3 min read
MILTON RIBEIRO frustrou os planos de cristão com ar de superioridade moral e rigor técnico/acadêmico que o campo (neo)calvinista conservador sempre se orgulhou de ostentar e que parecia ter encontrado o ambiente perfeito no governo Bolsonaro. + Logo eles, que sempre se acharam tão diferentes dos, e superiors aos, pentecostais e neopentecostais, a quem consideram igrejas "sem teologia" e cujos parlamentares, (muitos pastores) membros dessas igrejas, eles consideram meros lobistas interesseiros que se dizem evangélicos. +
Mar 3, 2022 18 tweets 7 min read
1. O RACISMO, A GUERRA E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
No Brasil, quando pessoas negras fazem o recorte racial da guerra, muitos acadêmicos, jornalistas, analistas, sentem-se incomodados, atacados, "desncessário", eles dizem. Uma pena. Esse fio mostra que a limitação é deles. 2/18. Não é preciso muito esforço para entender o que acontece já no contexto de nascimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Ela está diretamente ligada ao impacto causado pelo horror do Holocausto e o assassinato de mais de 6 milhões de judeus pelo nazismo. Image
Feb 23, 2022 14 tweets 4 min read
A INVENÇÃO DO ABORTO COMO INEGOCIÁVEL para a direita religiosa.
1/14. A decisão da Suprema Corte da Colômbia de descriminalizar o aborto causou furor no fundamentalismo evangélico e o conservadorismo no Brasil. Parece compromisso com a vida. Mas não.
noticias.gospelmais.com.br/colombia-legal… 2/14. É comum acreditar que a "origem" da direita religiosa nos EUA acontece após a decisão de "Roe x Wade", em que a suprema corte do país reconhecia o direito ao aborto, em 1974. Neste contexto teria nascido o ativismo "pró-vida" dos evangélicos lá, repercutindo aqui.
Jan 4, 2022 6 tweets 2 min read
No final de dezembro, dois artigos de grande circulação foram publicados, no The Guardian e no W. Post, sobre os riscos que corre a democracia americana. Foram publicados em inglês, mas eu os considero fundamentais para pensar também o Brasil de 2022. No primeiro deles, o professor @jasonintrator faz uma descrição de como os EUA já está mergulhado numa fase “legalmente fascista”. Jason parte de uma citação da escritora Toni Morrison para expor a presença de elementos fascistas na democracia americana.
theguardian.com/world/2021/dec…
Sep 19, 2021 15 tweets 6 min read
No artigo do UOL de hoje, um breve olhar sobre a disputa em torno da confirmação de André Mendonça para a vaga do STF. Um bastidor de disputas e interesses de dois segmentos evangélico ultraconservador, que agora performam "consenso".
noticias.uol.com.br/colunas/ronils… Desde que a possibilidade da vaga no STF surgiu, o campo pentecostal e neopentecostal mostrou sua preferência pelo Juiz federal do Rio de Janeiro William Douglas. Anquanto André Mendonça foi a aposta e a do campo conservador calvinista.
diariodepernambuco.com.br/noticia/politi…
Jun 3, 2021 16 tweets 6 min read
Novo artigo no @UOLNoticias fala da caça às bruxas dos Republicanos contra a Teoria Crítica Racial. Os EUA vive o momento racial mais tenso desde o tempo da segregação. É vergonhoso a imprensa brasileira ignorar isso.
Fio para explicar porque o Brasil deve se preocupar. 1- A Teoria Crítica Racial é um conceito acadêmico com mais de 40 anos. A ideia central é que o racismo é uma construção social e não apenas produto de preconceitos individuais. Ele está enraizado no sistema jurídico e político dos EUA.
Apr 4, 2021 5 tweets 1 min read
A PÁSCOA, NOSSA ESPERANÇA, EM UM CONTEXTO DE MORTE.
O túmulo vazio ao terceiro dia é nossa esperança. Nossa fé é para que os túmulos, hoje amontoados, estejam vazios das vítimas de uma tragédia que foi imposta sobre nós. Não se celebra a ressureição sem lamentar a morte, sem o silêncio do luto e sem consolar a dor da perda. A Páscoa é a passagem pelas dores do deserto, pela agonia do Atlântico negro, pela morte pandêmica. Mas esta passagem deve apontar para a ressurreição.