Sabrina Aquino 💚 Profile picture
Feminista. Comunista. Muy brasileira y un poco chilena. Militante de @la_convergencia. #AbortoLegalYA
Aug 8, 2021 • 7 tweets • 2 min read
A defesa da "necessidade de uma Frente Ampla pra derrotar Bolsonaro" é curiosa, pois sabemos q o sistema partidário brasileiro é muito fragmentado, inclusive, Lula só pôde ganhar a eleição em 2002 pq construiu uma "Frente muito ampla" com siglas q ia da esquerda à centro direita. A chegada de Lula ao poder em 2002 constituiu um feito de transcendência histórica, sem dúvida alguma. Contribuiu pro fortalecimento de um "ciclo político" da democracia latinoamericana e pra construção com a esquerda regional em particular. Entretanto, a defesa de Frente Ampla+
Aug 4, 2021 • 4 tweets • 1 min read
O caso do menino Lucas, filho da cantora Walkyria, só reforça em mim a convicção do quão absurdo é expor (muitas vezes sem medida) crianças e adolescentes à perigosa sensação de viver pra ser validados por feedback em tiktok e Instagram. Tem gente que inicia bebês nesse circuito. Adolescentes tão perversamente expostos aos estímulos nefastos das redes sociais, quando nem mesmo adultos aguentam o rojão de ser vítima de um ataque hater.

Sinceramente, a gente tá bem doente como sociedade.
Jul 30, 2021 • 17 tweets • 4 min read
Gabriel Boric, vencedor das eleições primarias, principal aposta da esquerda para a eleição presidencial no Chile, ganhou com a ajuda da direita? Daniel Jadue, representante da coalizão Chile Digno, militante do PC chileno, foi prejudicado pelo anticomunismo transversal? #fio 👇 No dia 18 de julho o Chile foi às urnas mais uma vez para eleger seus candidatos à disputa presidencial que irá acontecer em novembro. Dois candidatos sairam vencedores: Gabriel Boric, por Apruebo Dignidad (esquerda antineoliberal); e Sebastián Sichel, por Chile Vamos (direita).
Jul 12, 2021 • 10 tweets • 2 min read
A mídia brasileira, ao invés difundir o vídeo como denúncia REPUDIANDO a violência contra mulher e a violência contra uma criança que presencia a agressão (alô ECA!), acaba por dar mais visibilidade ao agressor pois apenas ~relata~. A imprensa brasileira é a principal responsável O cara é filmado (filmado!) espancando a ex mulher diante da filha bebê, sacode o carrinho da criança em claro sinal de que seria capaz de agredi-la tb, e não só não está respondendo na justiça por isso, como ganhou MILHARES de seguidores na internet. Surpresa? Nem um pouco.
Jul 11, 2021 • 4 tweets • 1 min read
Creio que o mito sociológico na verdade mora na concepção de "elite benevolente", não só no Brasil, mas em qualquer lugar. Sinceramente... isso de "nossa elite" tem que acabar assim como a elite propriamente dita de qualquer coisa, também como a burguesia, obviamente. Se a gente concorda que toda riqueza é oriunda de exploração, por que diabos a ideia de que possa existir uma classe cheia de privilégios (acumulação) que ao mesmo tempo seja boazinha, e *republicana*? Qual o sentido?
May 30, 2021 • 6 tweets • 2 min read
Essa tática de atirar nos olhos de manifestantes não é nova na América Latina. E vamos puxar na memória: a policia brasileira usou e abusou dessa tática nas jornadas de Junho de 2013/2014. Técnica que aprendeu com a policia de Israel, diga-se de passagem. No Chile, Carabineros gostaram da ideia e mutilaram mais de 400 olhos na revolta de 2019. Centenas de chilenos hoje precisaram formar uma organização para exigir reparação do Estado.

Também há registros de muitos olhos mutilados pela policia na Colômbia. São sádicos assassinos.
May 17, 2021 • 8 tweets • 4 min read
Não tenho condições de escrever nada muito elaborado sobre o Chile, mas a verdade é o que estamos vivendo aqui nas #Elecciones2021CL é algo histórico e lindo 😭💜

E pra não perder alguns raciocinio, vou deixar registrado pq não posso dormir de tanta euforia. Segue o #fio 🧵 - Éxito rotundo da aliança Frente Amplio e Partido Comunista, que será importante para marcar tendência, dar a linha nas eleições presidenciais;
- Direita e Concertación (duopólio) são os grandes perdedores dessa eleição (hahaha);

👇🏼
May 16, 2021 • 9 tweets • 3 min read
Eleições no Chile, alguns pontos:
Hoje é o 2° dia de sufrágio de uma eleição atípica e muito importante, pois além de decidir prefeitos, vereadores, tbm se vota pela 1a vez para governo regional (era cargo designado pelo presidente) e também os/as 155 assembleistas constituintes. O voto no Chile não é obrigatório, o q joga contra a participação cidadã, tento em vista a crise de representatividade, despolitização, pandemia, e meios de comunicação tradicional que mais atrapalham q ajudam a elucidar como funciona o sufrágio de hoje com muitas opções de voto.
Dec 29, 2020 • 10 tweets • 2 min read
Ontem, por causa de um incômodo que manifestei por ver chacota com um cântico de marcha, que concordando ou não, evoca memória feminista, recebi uma avalanche de hater. Aparentemente, disputa política não existe. Tudo é estático, dialogar com metáfora é imposição, silenciamento. Há alguns bons anos atrás eu costumava dizer brava que usar o argumento "e se fosse sua mãe e se fosse sua filha?" é patriarcal pois apela ao raio de propriedade masculina sobre as mulheres para implorar respeito, e que não deveria ser assim pois nossa humanidade (+)
Dec 28, 2020 • 10 tweets • 3 min read
"Somos as netas de todas as bruxas que não puderam queimar" é uma frase potente usada na América Latina, onde feministas de todas as idades em países hispanos hablantes repetem com orgulho, mas no Brasil de Bolsonaro e Damares, vira chacota de adolescente anticomunista tuiteiro. Sem falar no incel de esquerda (o mais esquerda que geral), aquele q adora pagar de reencarnação dos soviets e que fica o dia todo zuando o trabalho dos outros, pode se reivindicar herdeiro disso e aquilo, mas as meninas, adolescentes ou mulheres q estão se (re)conectando 👇
Nov 15, 2020 • 4 tweets • 1 min read
Renunciou Manuel Merino no Perú e aparentemente a pressão popular não vai parar aí. Em virtude da profunda crise política, peruanos também questionam a Constituição de 1993 levantada pela oligarquia corrupta instaurada pelo fujimorismo e o modelo neoliberal q dilacera o país (+) Atenção brasileiros: #Perú segue o ritmo do Chile e da Colombia, e está muito claro a impugnação do modelo e do poder corrupto constituído. É uma sacudida e tanto, independentemente dos resultados que possam vir a ter. Olhemos com atenção, pois o Brasil não pode ficar de fora!
Nov 15, 2020 • 4 tweets • 4 min read
Peruano segura escudo: "El poder al pueblo" durante manifestação contra o governo ilegítimo de Manuel Merino, 14/11 em Lima.

Linda foto, mas não compartilhei pra alimentar fetiche com palavras de ordem. É necessário denunciar o massacre nas ruas do Peru #Fio #PeruvianLivesMatter Sei que o brasileiro hoje está atento às eleições, tbm estou, porém podemos igualmente dar uma atenção ao que acontece no #Perú. E ao fazer isso, gostaria de pedir para que AJUDEM A DENUNCIAR AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS pq a repressão está desatada. Há pessoas assassinadas!
Oct 20, 2020 • 11 tweets • 4 min read
Galera, correria doida aquí. Faltam 5 dias pro plebiscito. Mas tem gente me perguntando sobre "igrejas queimadas no Chile nos protestos" pq aparentemente o meio evangélico no Br está propagando a história. Bem, de fato houve uma igreja incendiada, mas não por manifestantes 👇#fio Dia 18 se cumpriu 1 ano que se iniciou a efervescência dos protestos no Chile, a convocatória nas ruas (apesar do covid19) foi enorme. Do nada começa um incêndio em uma igreja católica, que pertence aos Carabineros de Chile. 🧐

elmostrador.cl/noticias/multi…
Oct 18, 2020 • 5 tweets • 1 min read
Tenho orgulho da Argentina e do Chile, os países onde existem Jean Beausejour Coliqueo, León Messi e e o inigualável Diego Maradona.

O futebol brasileiro é uma vergonha. E não merece ter tido o Sócrates. Se vocês não sabem quem é Jean Beausejour Coliqueo, procurem ver as declarações do jogador que foi lateral esquerdo da seleção chilena. Hoje ele está na Universidad de Chile.

Bosé é Ó <3
Oct 9, 2020 • 11 tweets • 2 min read
Mas meu filho, as feministas da década de 80 já teorizaram sobre isso, cê tá requentando ~polêmica~ ruim que lá na 2a onda feminista já foi respondido, e as feministas socialistas foram além, em resposta à um confronto de ideias com as feministas radicais (ler Nancy Fraser) A "confusão" proposital que o pastor mau caráter faz aqui deixa bem evidente que não leu uma linha sobre o q falam as feministas anticapitalistas (e não vai ler) pra confundir incautos e ainda responsabilizar as feministas pela exploração e opressão de classe, raça e gênero.
Oct 8, 2020 • 7 tweets • 4 min read
Memória é lugar de disputa. Ainda hj o silêncio sobre o que aconteceu em 7 de outubro de 1963, quando a #Usiminas deu a ordem pra PM fuzilar trabalhadores, é um desafio para os movimentos sociais em #Ipatinga. As feministas da cidade lutam pra fazer memória e reivindicar justiça O dia ficou conhecido como #MassacredeIpatinga, mas é necessário dizer q esse massacre é da @Usiminas. As feministas do Baque Mulher se manifestaram em memória das trabalhadoras: mães, irmãs, esposas e filhas q foram silenciadas e esquecidas no luto sufocado pelo silêncio imposto
Oct 8, 2020 • 12 tweets • 6 min read
Ontem completou 57 anos do #MassacredeIpatinga, quando no dia 7 de outubro de 1963, a Polícia Militar abriu fogo contra trabalhadores que protestavam por melhores condições de trabalho na #Usiminas. #Fio Ipatinga é um município com apenas 56 anos de emancipação, mas carrega em sua história um massacre impronunciável. Não é o maior massacre do país (Carandiru teve 111 mortos) entretanto, significa uma incógnita pra as e os nascidos e residentes do ex distrito de Coronel Fabriciano
Oct 5, 2020 • 9 tweets • 4 min read
Na live q participei no @brasil247 com a @UrbanNathalia, no final da conversa, a @LarissaSilva18 me pediu 5 argumentos pra sensibilizar pessoas do nosso convívio ao falar de #aborto. Eu trouxe elementos, mas sinto q não consegui elaborar um check list fácil, rs. Vou tentar aqui👇🏻 1- Métodos contraceptivos falham, todos eles falham. Não existe nenhum 100% seguro. Assim, ninguém merece ser obrigada a parir porque engravidou por acidente.

👇
Sep 30, 2020 • 5 tweets • 2 min read
Toda vez que falo disso, que o futebol (principalmente) deve ser DISPUTADO de verdade, parece que estou ofendendo a mãe de alguém. Não tô falando pra odiar futebol não, gente. É o contrário, pô. Inclusive, isso me lembrou uma discussão que tive com um amigo na época da Copa em 2014. Ele é chileno fanático por futebol, e estava entusiasmado porque ia pro Brasil ver a Roja (seleção chilena) jogar. Quando falei dos protestos da copa, ele ficou completamente transtornado...
Sep 30, 2020 • 4 tweets • 1 min read
Sonho com o dia em que verei os amantes do esporte no Brasil (homens principalmente) deixem de normalizar que seus ídolos e os clubes/uniformes que torcem sejam reacionários. Que deixem de aceitar que esses símbolos sejam defensores de governos e ideologias genocidas. Quando pessoas de esquerda começarem a cobrar com força que esses símbolos de identidade que unem povos sejam peças publicitárias de violações de direitos humanos, aí sim vou passar a respeitar mais quem diz que "gosta de esporte" no Brasil.
Sep 30, 2020 • 4 tweets • 1 min read
Onde está Marcelo Tas que vive reclamando de censura em Cuba? Ou acaso isso aqui não é censura? Se perguntarmos pra Caio Ribeiro (o apresentador medíocre filho de cartola corrupto), ele dirá o mesmo que disse pro Raí: "não se mistura esporte com política"
uol.com.br/esporte/coluna… No Brasil, esporte e política só se misturam quando é pra puxar saco de governo de turno, ou quando seu pai frauda a Previdência Social e ainda é recebido de braços abertos na dirigencia do clube, aí pode.

Não são "amantes do esporte" coisa nenhuma, são amantes do dinheiro!