Glauber Profile picture
Mar 23 4 tweets 2 min read
Segue uma cartilha de recomendações aos novos residentes médicos. Considero bem validas. Críticas são bem-vindas.

▪️Leia o Regimento da sua Comissão de Residência Médica (Coreme).

▪️Leia os últimos regulamentos da Comissão Nacional de Residência Médica.

▪️Cheque o cumprimento da carga horária prevista (60 h/sem). Mas atenção, vai ter dia em que isso vai extrapolar, depois compensa.

▪️Cobre a aplicação de no mínimo 10% da sua carga horária em atividade teórica (aulas, horário de estudo, clube de revista, congressos, tempo para TCC, etc). ▪️Seja respeitoso com os demais, inclusive com seus colegas. Você acabou de chegar. Não me venha botando banca em coisa que você não tem conhecimento completo.

▪️Cobre avaliações diversas. Fazer prova de múltipla escolha é ridículo. O ideal são testes de habilidade, baseado em competências.

▪️Verifique se seu programa está seguindo as Matrizes de Competência instituídas pela CNRM. Se não, se reúna com os demais para que se aplique.

▪️Estude sobre competências no treinamento médico.

▪️Cobre a sua avaliação de comportamento e desenvolvimento, aguarde feedback e permita fazer o mesmo com o programa e preceptores.
Feb 17 18 tweets 8 min read
Varizes dos membros inferiores 🦵

Você provavelmente tem ou conhece alguém que tem.

É uma condição muito comum e nem sempre é motivo de preocupação. Vamos tirar algumas dúvidas do pessoal?

Segue o 🧶Image As varizes têm causa genética?

Sim. Se você tem um familiar próximo com varizes, a sua chance de desenvolver é maior. Se pai e mãe possuem, quase certeza que você desenvolverá. A correlação genética é bem documentada.

Mas não é só isso. Sexo feminino, idade avançada, excesso de peso, altura, trabalhar em longos períodos em pé e gravidez são outros fatores de risco.

Estima-se que 20% da população adulta tenha varizes. É muita gente!Image
Nov 26, 2022 16 tweets 5 min read
Os apressados de plantão já definiram que a causa da existência do atirador adolescente e sua família são o bolsonarismo.

Ocorre que em geral os assassinos desse estilo já possuem inclinação de extrema-direita.

E muitos são apenas perturbados sem tratamento.

Seguem alguns: O caso de Buffalo este ano foi um típico de racismo de um supremacista branco, resultando na morte de 10 pessoas. E com postagem em rede social.

apnews.com/article/buffal…
Aug 15, 2022 31 tweets 14 min read
Você conhece algum diabético que já sofreu amputação de dedos, parte do pé ou mesmo o membro todo?
Já ouviu falar em Pé Diabético?
Sabia que esta condição tem se tornado mais frequente nos últimos anos?
Segue o fio pra entender do assunto. 🧵 O paciente com diabetes melito (vamos chamar de DM) possui níveis de glicose no sangue aumentados (>126 mg/dL), mesmo em jejum.

Isso ocorre por menor na produção de insulina pelo pâncreas (Tipo 1) ou dificuldade da insulina agir no tecido (Tipo 2).

who.int/health-topics/…
Jun 18, 2022 30 tweets 17 min read
It is very common for researchers to turn up their noses at the costs of publishing in a prestigious journal.

But how do you publish your work for everyone to see?

And does it come at a cost? Who can pay?

Come take a look at the inequalities of Open Science. 🧵 What is Open Science?

In fact, there is no concrete definition.

The term OS intends to increase transparency, equity, and collaboration in producing knowledge, increasing access to articles, methods, databases, etc.
Apr 20, 2022 24 tweets 10 min read
Seu médico anda pedindo o exame laboratorial chamado d-dímero para saber se você tem trombose?

Ele ainda faz dosagens seriadas do d-dímero após a covid?

Será que isso está certo?

Vamos entender primeiro o que é o d-dímero?

Segue o fio. Logo após a formação de um coágulo sanguíneo (depois de um corte ou numa trombose venosa, p. ex,), um sistema de controle e dissolução do trombo é ativado (a fibrinólise).

Isso evita que o trombo se forme sem parar e cause danos maiores.
Jan 22, 2022 18 tweets 3 min read
*ONDE ANDARÁ O MEU DOUTOR?*

Hoje , acordei sentindo uma dorzinha...
Aquela dor sem explicação e uma palpitação!
Resolvi procurar um doutor...
Fui divagando pelo caminho... Lembrei daquele médico que me atendia vestido de branco e que para mim, tinha um pouco de pai, de amigo e de anjo...
Meu doutor...que curava a minha dor!
Não apenas a do meu corpo, mas a da minha alma...ao me transmitir paz e calma!
Dec 31, 2021 18 tweets 8 min read
Apesar do andamento da vacinação no Brasil, um grupelho muito barulhento tem tentado causar hesitação nas pessoas.

Muitos citam tromboses vasculares após administração de vacina.

Vamos conferir o que se tem de atual sobre isso? A trombocitopenia trombótica induzida por vacina (em inglês, VITT), é uma síndrome associada a vacinas com vetor por adenovírus, especialmente a da Astra Zeneca e Janssen.

Ocorre devido o surgimento de anticorpos anti-fator plaquetário 4 (PF4).

ashpublications.org/blood/article/…
Sep 20, 2021 26 tweets 17 min read
Afinal, os jovens devem ser vacinados 💉 contra a Covid-19 ou não? 🤷🏻‍♂️

Os raros efeitos colaterais das vacinas justificam a proteção adquirida?

O governo fez errado em suspender a vacinação dos adolescentes?

Vamos ver o que temos até então. 👉🏻 🧶
1/n No 🇧🇷, a Covid já matou 2.500 jovens entre 10 e 19 anos. Só em 2021, mais de 1.500.

Felizmente os casos da infecção estão diminuindo, graças ao avanço da vacinação em adultos e consolidação de medidas não farmacológicas. 👍🏻🙂 2/n

cnnbrasil.com.br/saude/covid-e-…
Aug 30, 2021 30 tweets 18 min read
Com o aumento da vacinação nas faixas etárias mais jovens, muitos relatos de efeitos colaterais têm surgido. Alguns sendo a formação de coágulos sanguíneos (em artérias e veias), inclusive com mortes.

O que será que está acontecendo?
É preocupante?
Segue o fio 🧶. Para começar, fiz uma sequência sobre a Trombocitopenia Trombótica Induzida por Vacina (em inglês VITT) em junho passado, um evento raro, mas digno de nota.

Aug 28, 2021 4 tweets 3 min read
CPI recebe denúncia de que Prevent Senior fez acordo com governo federal para testar e disseminar 'kit Covid' em 'cobaias humanas' | São Paulo | G1 g1.globo.com/sp/sao-paulo/n…

Além da #FarsaDaProxa essa linha de investigação tem de tudo pra descobrir mais experimentos em humanos. Há indícios de administração ampla de medicamentos sabidamente ineficazes, além de coação de funcionários para o não uso de máscaras para “disseminar o vírus”. Mais ainda, um estudo manipulado e de baixa qualidade, não publicado, que estimulou o uso da HCQ ainda em 2020.
Jul 9, 2021 19 tweets 11 min read
Não bastasse a enganação do "tratamento precoce" para a COVID-19, agora temos mais uma novidade.
Devido aos relatos raros de trombose pós vacina, muitos médicos têm abusado e prescrito "terapias profiláticas" com anti-plaquetários e anticoagulantes.
Será isso correto? Segue o 🧶 Tudo começou após relatos de trombose pós-vacina, especialmente a ChAdOx1, conhecida como a da AstraZeneca, um tipo de vacina por vetor viral não replicante (ou seja, um agente inofensivo). 🦠💉
Já fiz um apanhado desse tipo de trombose aqui.👇🏻
Jun 19, 2021 8 tweets 7 min read
Esse é um dos motivos pelos quais sou contra essa disseminação de preprints. Em especial sobre COVID.
Pesquisadores da Cleveland Clinic publicaram o seguinte trabalho na plataforma medRxiv ⬇️⬇️

medrxiv.org/content/10.110… Compararam a taxa de novas infecções em funcionários imunizados com a reinfecção de funcionários que já haviam contraído doença, durante 5 meses. Estudo retrospectivo com muitas limitações. Os autores concluem que pessoas que já adoeceram não se beneficiariam da vacinação. ☹️🤔 Image
Jun 9, 2021 21 tweets 13 min read
Várias dúvidas ainda surgem em relação ao risco de trombose após a aplicação de vacinas contra a COVID-19 e muitos pacientes têm sido impedidos de serem vacinados.
Vai uma atualização 🧶 Há relatos raríssimos de tromboses venosas incomuns, como dentro do cérebro (veia sagital), do abdome (veias esplênica e porta), e até embolia pulmonar, em especial após a vacina da Astra Zeneca (ChAdOx1 nCoV-19), mas há casos relatados após vacina da Janssen. Image
May 26, 2021 19 tweets 12 min read
O depoimento da Dra Mayra ontem na CPI me fez pensar como é que pode um ministério basear suas ações e elaboração de um aplicativo em UMA publicação científica.
A qualidade da revista pode falar um pouco de seus artigos.1/

doi.org/10.7759/cureus… A Cureus é uma revista Open Access, disponibilizando o conteúdo de forma gratuita. Porém, é um negócio e precisa gerar lucro💰. Para isso, cobra dos autores valores diversos dependendo de como o artigo será revisado e publicado. Até aqui, tudo normal. Não existe almoço grátis.2/
Apr 18, 2021 12 tweets 5 min read
Preprint sobre o uso de ivermectina pra profilaxia pré exposição em profissionais da saúde na República Dominicana. Trata-se de um acompanhamento retrospectivo de pessoas que voluntariamente tomaram (0,2 mg/kg/semana) ou não a medicação. Segue... O estudo carrega consigo uma enorme quantidade de vieses de seleção. Os pacientes foram recrutados por somente 1 mês, o que levou a um n pequeno. Também não há estimativa de amostra pra se chegar à uma conclusão do desfecho primário.