Submundo Criminal Profile picture
Fins de conhecimento do crime organizado em geral. Não há apologia e nem incitação à prática de violência. Qualquer reclamação, entre em contato com a página.
2 subscribers
Feb 10, 2025 4 tweets 2 min read
Uma alegada trégua entre o PCC e o CV foi noticiada hoje pelo site Metrópoles.

Cúpulas das duas facções reclusas em presídios federais estariam mobilizando uma tropa ''jurídica'' para pressionar o governo a flexibilizar as regras dentro das penitenciárias federais.

(1/4) Image
Image
As visitas nos presídios federais são por meio do parlatório, que conta com um vidro blindado ao meio.

Outro método são as videoconferências. Elas são fruto de uma portaria de 2019 do Ministério da Justiça que restringiu o contato físico entre a visita e o preso.

(2/4) Image
Dec 30, 2024 9 tweets 4 min read
Investigações do DENARC da PC de SP afirmam que mexicanos assumiram o monopólio da produção de metanfetamina.

O engenheiro químico mexicano Guillermo Fabian, de Veracruz, se estabeleceu em SP e passou a cozinhar meta em apartamentos da capital.

(1/7) Image Guillermo, segundo as investigações, era ajudado por David Hazael, outro mexicano. Ambos produziam e vendiam a kriko, como eles chamam a metanfetamina aqui no Brasil.

Já os chineses e nigerianos passaram a distribuir o cristal em festas e baladas.

(2/7) Image
Dec 1, 2024 8 tweets 4 min read
Um inspetor da Polícia Judiciária de Portugal se infiltrou numa quadrilha de narcos do PCC e garantiu o transporte de 1,2 tonelada de cocaína.

A história começa quando Ayari, um tunisiano, apresenta Miguel, codinome do policial infiltrado, aos brasileiros.

(1/8) Image
Image
Image
Miguel foi apresentado como sendo um especialista em transportes marítimos a Gabriel, um paulista que afirmava ser membro de uma poderosa organização brasileira do tráfico internacional.

Reuniões ocorreram em Sevilha, em Lisboa e no Algarve, em Portugal.

(2/8) Image
Nov 25, 2024 7 tweets 4 min read
Os dois líderes guerrilheiros Iván Marquez e Walter Mendoza, da Segunda Marquetália (FARC-EP), entraram em disputa interna pelo poder da dissidência guerrilheira.

A Segunda Marquetália abastece narcos mexicanos e brasileiros na Colômbia e Venezuela.

(1/7) Image
Image
Image
Iván, cujos boatos sugerem que esteja escondido nas montanhas da fronteira colombiana e venezuelana, e até mesmo em Caracas, estaria enfraquecido e perdido força nas fileiras da estrutura guerrilheira.

(2/7) Image
Nov 9, 2024 4 tweets 3 min read
Anselmo Beccheli, o Cara Preta, e Vinícius Gritzbach andando juntos em uma rua da Zona Leste de São Paulo.

Essa filmagem foi 1 dia antes de Anselmo ser morto, segundo a polícia, a mando de Vinícius. Image
Image
Após a morte de Cara Preta e de seu motorista ''Sem Sangue'', o PCC agiu e descobriu o paradeiro do matador: Nóe Schaun, um ex-presidiário contratado por um amigo de Vinícius para o crime.

Noé foi decapitado e teve a cabeça jogada no mesmo local do crime. Image
Image
Image
Feb 27, 2024 4 tweets 3 min read
Polícia Civil do DF deflagra operação contra ''agrônomos da maconha'' que vendiam sementes para vários estados brasileiros

A ornigazação contava com um grande ''banco'' de sementes, impulsionado por uma estrutura com venda digital, produtores cooperados que trabalhavam em formato de ''startup'', além de maquinário para a preparação das sementes. Eles também contariam com um esquema de lavagem de dinheiro.

O líder do grupo seria Renato Brasileiro, de 29 anos, de Governador Valadares (MG).Image
Image
Image
Image
Dentro do organograma montado pelos agrônomos da maconha, os bancos de sementes desempenhavam papel fundamental na indústria do cultivo de cannabis. Os traficantes são especializados na produção e se organizam em dois grupos: os growers e breeders.
Feb 22, 2024 12 tweets 7 min read
Excentricidades do submundo criminoso mexicano - parte 1

Alguns equipamentos, veículos e armamentos utilizados por narcotraficantes mexicanos em material que reuni.


Image
Image
Image
Image
Sem dúvidas, um dos pontos mais curiosos no submundo mexicano é a utilização de monstruos blindados artesanais utilizados pelos narcotraficantes para confrontos com rivais ou autoridades.

Se já não bastasse o uso das caminhonetes blindadas, agora a moda é trator blindado.
Image
Feb 18, 2024 14 tweets 9 min read
PCC está rachado e enfrenta sua pior crise em 30 anos, diz promotor

Desde 2006 o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e de Combate ao Crime Organizado) de Presidente Prudente (SP), subordinado ao MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), investiga as ações do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Segundo Gakiya, a facção está rachada e enfrenta a sua pior crise em 30 anos de existência. O promotor fez uma radiografia da guerra interna na organização e explicou que o conflito teve início em 2012 na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP) e culminou este ano na Penitenciária Federal de Brasília.

Gakiya revelou que Marco Willians Herbas Camacho, 56, o Marcola, apontado como o líder máximo do grupo, rompeu os laços de amizade e confiança com outros quatro importantes integrantes da cúpula da facção e agora tonaram-se rivais.Image Ano de 2012 - Marcos Paulo Nunes da Silva, o Baianinho Vietnã, preso à época na P2 de Venceslau, foi acusado de tomar uma biqueira (ponto de venda de drogas) e de mandar matar o dono dela sem autorização do PCC. Vietnã foi julgado pela cúpula da organização, acabou excluído e teve a morte decretada.

Segundo Gakiya, Marcola interveio, concordou com a exclusão, mas suspendeu o decreto da pena de morte. A decisão do chefão desagradou Edilson Borges Nogueira, o Biroska, preso no mesmo pavilhão de Vietnã na P2 de Venceslau na ocasião, e bem conceituado entre os membros da facção.Image
Image
Feb 16, 2024 7 tweets 5 min read
Uma pequena análise desse salve da expulsão no PCC.

Acompanhem até o final, mencionarei as fontes no fim da thread. O salve fala sobre um suposto áudio em que Marcola teria sido gravado falando sobre Tiriça.

Em fevereiro de 2023, a coluna Na Mira, do site Metrópoles, trouxe à tona um áudio gravado durante um banho de sol na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia.

Marcola teria citado Tiriça numa conversa no banho de sol com outros detentos, falando que não seria ''psicopata'' igual ele.

Importante frisar que os pátios em presídios federais são monitorados por vídeo e áudio.Image
Image
Feb 15, 2024 4 tweets 2 min read
O policial infiltrado na quadrilha de narcotraficantes internacionais viveu momentos tensos durante sua missão.

A apreensão de 4 cargas de Chendal Rosa, traficante de Curaçao ligado aos No Limit Soldiers (facção que atua por lá e na Holanda) e com passagens pela polícia na Europa e México, não despertou nenhuma desconfiança deles.

A desconfiança veio mesmo dos membros do PCC na Baixada Santista.

Certo dia, o narcotraficante Chendal orientou o infiltrado a não ir a um determinado local, pois ele correria risco de vida; “Eles querem foto de você”, disse ele referindo-se aos membros da facção paulista.

A PF suspeita que os narcotraficantes da Baixada queriam uma foto do infiltrado para repassá-la a algum policial corrupto que pudesse identificá-lo.Image
Image
Já em outubro de 2021, ele foi convidado por um braço direito de Chendal para participar de uma reunião em um apartamento no Leme, na zona sul do Rio.

A reunião seria com Isa, apontada como uma narcotraficante do PCC. O infiltrado foi revistado pelos seguranças da mulher. Por sorte ele estava sem microcâmeras e sem os gravadores ocultos que costumava carregar consigo.

Isa pediu para que ele colocasse o celular em modo avião, para dificultar a geolocalização. Isa então contou sua história, disse que era babá de um dos filhos do casal Marcelo e Karina (família Busca-Pó, postagem logo abaixo).

Ela disse que assumiu o esquema após o casal virar alvo da PF e ir se esconder fora do Brasil. Ela disse que manteria contatos com integrantes da facção PCC e com ''lideranças políticas'' no Brasil, sem especificar quais seriam.Image
Mar 12, 2023 7 tweets 3 min read
Em setembro de 1987, pescadores de Maricá, no Rio, encontraram 18 latas contendo em média 1,5kg de maconha em cada. Os pescadores, assustados, levaram o conteúdo a PM. Logo outros relatos surgiram em outras cidades litorâneas. + O caso também chegou ao conhecimento da Polícia Federal, que já trabalhava uma informação vinda do DEA dos EUA, na qual informavam sobre um navio carregado de maconha que passaria pela costa brasileira. A embarcação era a Tunamar.
Mar 11, 2023 4 tweets 2 min read
Cartel do Golfo 'entrega' sicários responsáveis pelo sequestro de 4 estadunidenses no México. O sequestro, ocorrido essa semana, culminou na morte de 2 cidadãos estadunidenses, os outros dois foram resgatados. Os 5 sicários foram deixados no local por outros membros do Cartel. + Armamentos também foram encontrados próximos a eles, possivelmente o armamento utilizado no sequestro. Uma caminhonete preta foi encontrada ao lado deles, que também foi flagrada por câmeras de segurança no sequestro dos estadunidenses.