sem biziu, nem banzo. sem pressa, sem espera.
aulas de 🇫🇷 : professeur.aline@gmail.com
Mar 19 • 4 tweets • 1 min read
a tirada "adivinha o ddd", querendo menosprezar, reafirma a excepcionalidade do rio de janeiro. e o carioca não precisa de reforço positivo, esse já é um povo com excelente autoestima (o que, aliás, faz parte do charme).
vc pode até tentar convencer alguém que violência, pobreza e precariedade são traços mais comuns no rio de janeiro do que em qualquer outro canto desse país. é um jeito de se sentir mais seguro e mais rico, enquanto o carioca não perde uma gota de seu orgulho ou senso de humor.
Jun 23, 2023 • 6 tweets • 2 min read
influência do inglês no nosso léxico não me incomoda, mas na sintaxe, sim. frases terminadas com preposição (a causa que eu lutei por/ contra, o assunto que preciso falar sobre, etc) me dão um pouco nos nervos.
muitos não sabiam que essas estruturas (preposição no fim da frase) são espelhadas do inglês.
é assim mesmo que funciona, a língua tem suas tentações e os falantes, suas preferências. os empréstimos ganham nossos trejeitos, participam da constante remodelagem do idioma.
Jan 21, 2023 • 4 tweets • 2 min read
o último quadro de van gogh, pintado dias antes de sua morte, parecia um enigma: por anos, estudiosos viram ali indícios da mente transtornada que o conduziu ao suicídio ou de um princípio de experimento de arte abstrata, não figurativa.
só recentemente (de verdade, foi em 2020), olhando umas cartas postais da cidade onde o pintor morreu, um crítico reconheceu o lugar representado (van gogh atirou contra si a poucos metros dali, inclusive):
Dec 9, 2021 • 20 tweets • 4 min read
começo de ano chegando e as pessoas se engajam em várias resoluções, uma das mais comuns é começar um curso de língua estrangeira. seja lá qual for, essa é uma decisão que eu sempre saúdo e encorajo. sendo francês, vou dar umas sugestões:
(tô de bobeira, vou cometer uma thread)
aprende-se de muitas formas mas, fora de uma situação de imersão (um intercâmbio por exemplo), é preciso cerca de 200 horas de curso/estudo pra chegar ao nível intermediário. mais umas 300 ao avançado. isso varia de pessoa pra pessoa, mas não radicalmente.