Téo Benjamin Profile picture
Trabalho com dados no @Flamengo teofb7@gmail.com
12 subscribers
Feb 14, 2022 24 tweets 7 min read
Um pequeno país em um canto da Europa tem um peso surpreendente na forma como a gente pensa e sente o futebol. Saíram da Holanda algumas das ideias mais importantes para a nossa compreensão do esporte.

Se hoje falamos tanto em espaço no jogo, é muito graças aos holandeses. Como já falei aqui, tive a honra e o privilégio de ser o tradutor do livro @Zonal_Marking, do grande Michael Cox, lançado em pré-venda na semana passada pela @EdGrandeArea.

Sep 8, 2021 25 tweets 7 min read
Por que o Flamengo goleia tanto? - PARTE 4: O SEGREDO

Há um segredo escondido na rotina de goleadas do Flamengo. Um detalhe que ninguém está te contando, mas que vem sendo fundamental em várias vitórias.

Essa é a última parte da série. Vem comigo! Image Na PARTE 1 () falei sobre o estilo de jogo e na PARTE 3 detalhei os números de Renato Gaúcho à frente do time.

O mais imporante aqui é a PARTE 2 (), em que destaco a forma como o primeiro gol tem mudado as partidas.
Sep 6, 2021 37 tweets 15 min read
Por que o Flamengo goleia tanto? - PARTE 3: O QUE OS NÚMEROS DIZEM

Os números não são o jogo em si, mas ajudam a entender o que se passa dentro de campo. É preciso ter cuidado, colocar tudo em contexto, mas dá para entender muita coisa a partir deles. Vamos ao mergulho! A PARTE 1 () foi sobre o estilo de jogo e as mudanças no time. A PARTE 2 () foi sobre o contexto que se cria nas partidas, especialmente depois do primeiro gol.

Sep 4, 2021 26 tweets 7 min read
Por que o Flamengo goleia tanto? - PARTE 2: PORTEIRA QUE PASSA BOI

Meu antigo professor de história tinha uma espécie de frase de efeito. Não importava o assunto que estávamos estudando, em algum momento ele sempre dava um jeito de dizer: "porteira que passa boi, passa boiada". Nesta série, pretendo explorar por diferentes ângulos a rotina atual de goleadas do Flamengo. Na PARTE 1 (), detalhei as mudanças de estilo trazidas por Renato Gaúcho até aqui. Hoje quero falar sobre os contextos criados dentro dos jogos.
Sep 3, 2021 40 tweets 10 min read
Por que o Flamengo goleia tanto? - PARTE 1: CONTROLE E AGRESSIVIDADE

O assunto do momento é aquele: como o Flamengo consegue golear em jogos que nem parece estar dominando durante a maior parte do tempo?

Há muita coisa para falar, então decidi fazer uma série. Começa aqui! De fato, é quase inacreditável.
Em 14 jogos desde a chegada de Renato Gaúcho, o Flamengo teve 12V 1E e 1D. Mais incrível que isso: fez 45 gols (3,2 por jogo) e sofreu 10 (0,71 por jogo)!

Das 12 vitórias, 8 foram por 3 gols de diferença ou mais.
Sep 1, 2021 8 tweets 2 min read
Gabigol está imparável. Fez 7 gols nos últimos 5 jogos que disputou. Dois de pênalti (ele simplesmente não perde) e outros cinco gols com a bola rolando.

Todos seriam considerados fáceis. Mas será que são simples?

Além do segundo e do terceiro gol contra o Santos, há mais três nos dois jogos contra o Olimpia. Cinco gols depois da marca do pênalti, todos finalizados com apenas um toque! A marca de um artilheiro letal!

Aug 12, 2021 13 tweets 3 min read
Tenho pensado muito nisso aqui.

Sei que é um vídeo "velho", notícia passada, assunto frio, mas a verdade é que tenho ruminado esse vídeo nas últimas duas semanas.

Além do teor preconceituoso da fala, o momento que me pega é quando ele afirma que "A VIDA É PORRADA" Sim, a vida é porrada.

A gente pode aceitar essa ideia como verdade, mas existem diferentes maneiras de levar isso para a vida.

"Infelizmente, a vida é porrada" é completamente diferente de "É isso aí. A vida é porrada mesmo"
Aug 1, 2021 10 tweets 4 min read
Corinthians e Flamengo se enfrentam hoje em situações distintas. Enquanto o rubro-negro é um dos favoritos ao título e vive um início arrasador do novo treinador, o time paulista patina e o trabalho parece não evoluir.

Mas tem uma estatística que, para mim, dá o tom do jogo... A gente sabe que o futebol hoje é muito baseado na marcação-pressão. Um eterno jogo de gato e rato, sobre pressionar e fugir da pressão.

Cada vez que um time sobe em bloco para pressionar sem bola, o @InStatFootball marca como uma ação de "pressing".
Jul 27, 2021 26 tweets 8 min read
Flamengo 5x1 São Paulo, um jogo de imposição.

Hernán Crespo disse que o resultado não refletiu exatamente o que foi o jogo. Sejam sinceros… Em parte, ele está certo. Mas apenas em parte... Afinal, o Flamengo fez cinco gols: três bolas paradas, um chutaço de fora da área e um gol contra.

E quantas vezes a gente não ouviu que “o time estava bem, mas aí tomou um gol de bola parada” como se esse momento fosse “à parte”, quase fora do jogo de futebol?
Jul 27, 2021 9 tweets 3 min read
Todo gol no futebol é cheio de detalhes. O gol do São Paulo contra o Flamengo no domingo foi decidido por um detalhe pequeno, mas crucial: uma olhadela para o lado no momento errado.

Gustavo Henrique acabou perdendo Arboleda de vista e, quando achou, era tarde demais.

Essa, inclusive, é uma dificuldade antiga do zagueiro — ponto que ele trabalhou e melhorou nos últimos meses, mas às vezes ainda perde a referência.

Jul 26, 2021 5 tweets 2 min read
Há quase dez anos, meu trabalho principal é com financiamento coletivo. Vivi de dar cursos, palestrar e criar conteúdos sobre isso.

A gente sempre usou muitos exemplos para ilustrar os pontos e há uns cinco anos passamos a falar sempre de uma campanha... Image Era uma campanha pequena, nada histórico naquele ecossistema borbulhante do crowdfunding. Mas era a essência do que aquele movimento representava pra gente: pessoas comuns de vários lugares se juntando para ajudar uma menina que andava de skate vestida de fada no Maranhão.
Jul 22, 2021 13 tweets 5 min read
O Flamengo tomou um gol absolutamente bizarro ontem. O tipo de erro que poderia custar caro.

Para além do erro final — o passe para trás e a cavadinha do goleiro —, que vai repercutir e gerar discussões, acho importante olhar um erro anterior...

Está tudo no vídeo... Depois de roubar a bola, o Fla usou Diego Alves para ganhar tempo e se organizar. A partir dali, usou um passe por dentro para abrir espaço e atrair a marcação. Tudo perfeito no primeiro momento, até que decidiu repetir o movimento.

Jul 17, 2021 33 tweets 10 min read
O Flamengo garantiu a vitória por 1x0 na Argentina e trouxe a vantagem na Libertadores para o jogo em casa. Dever cumprido na estreia do técnico Renato Gaúcho.

Ainda é muito cedo para avaliar profundamente o trabalho, mas podemos começar a formular algumas perguntas. Qualquer análise deve partir do contexto. Renato Gaúcho não encontrou no Flamengo uma situação muito favortável logo de cara.

Jogar na Argentina já é difícil, o DyJ é um adversário bem treinado e Beccacece conhece o Fla — foi o responsável pela eliminação na temporada passada.
Jul 15, 2021 13 tweets 2 min read
Vou tomar a liberdade de traduzir a importante mensagem de Bukayo Saka, que deve ser lida também por quem não fala inglês.

Ele, Jadon Sancho e Marcus Rashford perderam as cobranças de pênalti que decretaram o vice-campeonato da Inglaterra na Euro 2020.

Segue aí embaixo 🔽 "Fiquei fora das redes sociais por alguns dias para passar um tempo com a minha família e refletir sobre as últimas semanas. Esta mensagem não será capaz de demonstrar como sou grato por todo o amor que recebi. Sinto que preciso agradecer todo mundo que me apoiou.
Jul 15, 2021 4 tweets 1 min read
De onde surgiu o tal ditado "não se joga, se ganha"?

Jogar bem é justamente um caminho para vencer. Aproxima o time da vitória. Se aproximasse da derrota, o nome seria jogar mal. É claro que dá pra vencer sem jogar bem ou perder jogando bem. Aliás, é justamente isso que faz o futebol ser tão único, incrível e apaixonante!

E é claro que o objetivo é a vitória. Mas jogar bem é o meio para buscá-la.

Ah, e isso é diferente de "jogar bonito" também.
Jul 13, 2021 30 tweets 7 min read
No livro "Decisive", Chip e Dan Heath analisam processos de tomada de decisão em busca de um modelo mental que nos torne mais seguros, inteligentes e assertivos na hora de escolher caminhos a percorrer.

Vale a pena olhar a chegada de Renato Gaúcho ao Flamengo por esse prisma. Os irmãos Heath argumentam que, em geral, não somos muito bons em avaliar decisões que impactam um futuro incerto.

Costumamos colocar um holofote sobre aquilo que parece ser o centro da questão. O problema é que holofotes iluminam um ponto, mas deixam todo o resto no escuro.
Jul 10, 2021 21 tweets 4 min read
Quando George Orwell escreveu o clássico "1984" e imaginou o Big Brother, uma figura capaz de observar tudo e todos, ele certamente não estava pensando em nenhuma relação com o futebol brasileiro do século XXI. Mas ninguém passa ileso. Nada mais é privado ou confidencial. Image A força motriz do mundo do futebol é a paixão do torcedor e a imprensa é o principal mediador dessas relações entre clube e torcida.

Portanto, apesar de não ser protagonista do espetáculo, ela tem um papel chave.
Jul 9, 2021 9 tweets 2 min read
Nessa polêmica a respeito da torcida na final da Copa América, a parte que mais me intriga é justamente a que está sendo menos debatida. Mais uma vez, me parece que estamos fugindo da pergunta mais importante... Quase toda a repercussão é sobre a "obrigação ou não" de torcer pelo Brasil, com alguns argumentos esdrúxulos, outros incoerentes, mas alguns até legais.

Da minha parte, acho que cada um torce para quem quiser e pelos motivos que quiser. Mas minha opinião importa pouco.
Jun 24, 2021 24 tweets 7 min read
A UEFA decidiu acabar com o gol qualificado, o famoso "gol fora", já a partir da temporada que vem.

Ainda que eu reconheça que a regra é um pouco estranha, acho que gol qualificado é (ou era) uma baita ideia e pretendo te convencer disso! O principal argumento da própria UEFA é que a "vantagem de jogar em casa" vem diminuindo há bastante tempo no futebol. Isso é inegável.

Em um mundo cada vez mais globalizado, viagens são mais simples e times podem estudar adversários em detalhes.

Jun 19, 2021 33 tweets 11 min read
A gente fala muito no ÚLTIMO PASSE, mas para entender o Flamengo atual é mais importante investigar aquilo que eu gosto de chamar de PRIMEIRO PASSE — que nem precisa ser um passe e muito menos ser o primeiro, mas é como a bola sai lá de trás para iniciar uma sequência ofensiva. Tudo começa no goleiro, mas antes de falar sobre o papel fundamental exercido por Diego Alves, é preciso falar sobre o comandante, sua história e como sua experiência em campo moldou sua visão fora dele.