Recte fac, neminem time 🌹💚 | Psicologia comportamental | Análise técnica LT, macro e psicologia de mercado - contrarian modo hard
Jun 24 • 5 tweets • 3 min read
A mecânica clássica trata dos corpos e da energia em escala macroscópica, desde aquilo que nos cerca até os planetas, astros, etc. São as leis da física que a gente aprendeu na escola.
A mecânica quântica é uma teoria da física que descreve o comportamento da matéria e da energia em escalas muito pequenas, como as dos átomos e partículas subatômicas.
As coisas em escala atômica funcionam de forma bem diferente que na escala normal. Aqui vão alguns princípios. 🧵
Princípio 1. Quantização: as propriedades físicas, como a energia, são quantizadas, ou seja, só podem assumir valores discretos.
WTF?
Você aprendeu isso na aula de química, as órbitas atômicas.
O elétron não consegue ficar entre uma órbita e outra, ou está em uma, ou está em outra.
Quando ele pula de uma órbita para a outra, libera energia.
Esse é o princípio da computação, é assim que os semicondutores funcionam.
Os elétrons conseguem receber energia de uma fonte contínua, e saltam quando ficam com energia demais.
Esse salto permite a condução elétrica em um material não condutor, na forma de sinal digital (0 e 1).
Apr 28 • 8 tweets • 6 min read
O dumb money é quem SEMPRE vai comprar topo e vender fundo no MF, e isso não vai mudar.
Isso acontece pela forma como os extremos dos ciclos do mercado acionário funcionam, e pela irracionalidade inerente ao mercado.
Agora, vamos explicar como o mercado funciona timtim por timtim para você entender direitinho como isso funciona, para conseguir fugir da roda do hamster.
AMENTOS MUITO MAIS DO QUE BÁSICOS DO MERCADO FINANCEIRO QUE VOCÊ DEVERIA SABER!
1. O Perfil dos Investidores no Mercado Financeiro
Existem diversos perfis de investidores atuando no mercado financeiro, todos eles com distintos tamanhos de capital a investir, objetivos, timeframes de aplicação, metodologias de análise do mercado, e outras idiossincrasias de mercado.
Podemos citar alguns mais relevantes: instituições financeiras, investidores institucionais (bancos, fundos de investimento e fundos de pensão), investidores estrangeiros, fundos de hedge, market makers, e o investidor individual, o famigerado pessoa física.
O volume de aplicações de cada um desses players varia com o tempo, ciclo e condições de mercado. A tabela abaixo foi tirada do relatório disponível na B3 hoje, e dá uma ideia da distribuição do volume de participação ente eles.
Tendo explicado isso, vamos aos tipos de análise de ativos que seriam os mais populares entre os disponíveis por aí.
Jan 19 • 16 tweets • 3 min read
Magia para Ganhar Dinheiro, parte II: As Leis do Dinheiro
Falamos sobre inconsciente no primeiro post que faz parte desse fio.
Pra gente fazer o inconsciente entender melhor como o dinheiro funciona, a gente vai tratar ele aqui como se fosse uma coisa viva, extremamente móvel..
...e cheia de caprichos. Somos storytellers por força da nossa evolução, e compreendemos muito melhor a vida, desde sempre, pelo arquétipo dos nossos deuses e heróis, em mitologias e histórias passadas de geração em geração.
Sep 23, 2023 • 5 tweets • 2 min read
O @HeglerHenri publicou esse racional dele no grupo de WhatsApp free dele (ótimas calls as dele, por sinal) + um áudio de posicionamento, resumidão:
juros US pra cima, mercado pra baixo, atratividade do mercado americano drena a liquidez do resto do mundo, especialmente os emergentes. Alertou cuidado pro pessoal.
Resolvi compartilhar para fazer o discordo concordando da leitura dele!
Eu já acho que o gráfico mais importante da semana são dos bonds atrelados a esses yields (juros), especialmente os mais longos (10 a 30 anos de duration), que estão alimentando uma narrativa de medo de uma crise de crédito entre os bancos americanos e uma espiral de liquidez por conta da desvalorização de algumas moedas de carry.
Sep 20, 2023 • 8 tweets • 3 min read
MEGATHREAD
Seu intestino vs seu desempenho no trade: brain-gut axis e maximização do desempenho cognitivo
Traders de alto desempenho frequentemente ignoram o trabalho de melhorar o desempenho do cérebro para otimizar a própria capacidade de análise e de tomada de decisão, achando que o método vai trabalhar sozinho.
DAY TRADE É ARTE, A MAIOR PARTE DAS METODOLOGIAS É SUBJETIVA, E DEPENDE DO CÉREBRO 100% OPERACIONAL PARA MÁXIMO DESEMPENHO.
E sim, a sua saúde intestinal está direta e fortemente ligada com a sua saúde mental e com a sua capacidade cognitiva, é o que diz a boa ciência em linhas de pesquisa recentes e absolutamente excitantes na área da neurologia.
Aqui, vou fazer um ultra resumão dos conceitos mais importantes que você precisa para entender essa associação + alguns biohacks para começar a tirar o máximo proveito da máquina que é o seu cérebro melhorando sua saúde intestinal.
CONCEITO FUNDAMENTAL 1: A Teoria Polivagal e a segurança como pressuposto evolucionário básico humano
Desenvolvida pelo Dr. Stephen Porges, a teoria polivagal oferece uma estrutura conceitual para entender as origens evolutivas do comportamento social humano e suas ligações com o Sistema Nervoso Autônomo.
Sistema Nervoso Autônomo (SNA): responsável por todas as nossas ações em nível automático e inconsciente.
A teoria propõe que o nervo vago (que é um componente crítico do eixo cérebro-intestino) possui diferentes ramos responsáveis por diferentes respostas comportamentais e fisiológicas.
Mais sobre a Teoria Polivagal e a interação entre os 3 sistemas do SNA aqui:
A atuação do Sistema Ventral Vagal sobre os outros ramos do SNS suporta nosso engajamento social, permitindo que mantenhamos a calma e a sensação de conforto.
Ponto fundamental: A Teoria Polivagal propõe que nosso DESEMPENHO COGNITIVO ÓTIMO (entre outras várias capacidades) SÓ OCORRE QUANDO ESTAMOS NUM ESTADO FUNDAMENTAL DE SEGURANÇA E HOMEOSTASE.
Explicação mais aprofundada sobre isso aqui:
Aug 15, 2023 • 8 tweets • 5 min read
Esse thread aqui não tem intenção nenhuma de fazer qualquer tipo de previsão.
Ele só serve para trazer algumas notícias do passado, para você se lembrar do sentimento do mercado, e o que você estava sentindo na época.
Julho de 21
Apr 30, 2023 • 4 tweets • 2 min read
EXPERIÊNCIAS CLÁSSICAS DA PSICOLOGIA SOBRE O EFEITO “MARIA VAI COM AS OUTRAS”! Parte 3,
ou Porque Viramos Cães Raivosos em Grupo.
Todo mundo já deve ter reparado que as redes sociais se tornaram ambientes hostis onde pessoas raivosas brigam e se cancelam por qualquer coisa,… twitter.com/i/web/status/1…
O Chocante, Cruel e Controverso Experimento sobre Autoridade de Milgram
Yale, 1961. A humanidade ainda processava os horrores da II Guerra, mas o julgamento de Nuremberg atraía particular interesse das ciências humanas. A principal linha de defesa dos líderes nazistas era “eu… twitter.com/i/web/status/1…
Apr 23, 2023 • 6 tweets • 2 min read
A GRITARIA E CHORADEIRA PELO SELINHO AZUL NO TWITTER, uma abordagem pela sociologia do status de Pinker!!
Como não poderia faltar, uma thread imensa com uma pequena análise sociológica do atual grande escândalo da nossa sociedade! Enjoy! twitter.com/i/web/status/1…
A PSICOLOGIA DO STATUS
Os humanos são criaturas sociais, e nossa posição na hierarquia social influencia nosso acesso a recursos, oportunidades de acasalamento e bem-estar geral.
Como resultado, desenvolvemos várias estratégias para navegar e melhorar nossa posição social, e uma… twitter.com/i/web/status/1…
Apr 17, 2023 • 10 tweets • 4 min read
Que você é feito de trouxa pelo governo, pela imprensa, por influencer etc. você já sabe.
Vou deixar essa experiência mais divertida mostrando como!!
Aqui vai um resumão das 9 principais ferramentas de controle social segundo Pedro Baños, diretamente do seu bestseller “Así Se… twitter.com/i/web/status/1…1. Desviar a atenção do público dos problemas realmente importantes, das decisões tomadas pelas elites e que afetam diretamente as pessoas – a famosa cortina de fumaça. Essa é empregada de forma tão descarada, há tanto tempo, que já estamos ficando até espertos em identificar.… twitter.com/i/web/status/1…
Aug 17, 2022 • 20 tweets • 4 min read
1) O último fio foi sobre a experiência de Asch sobre a conformidade, onde ele demonstra que, pela nossa necessidade absolutamente irresistível, provocada pelo nosso Software de Sobrevivência, de fazer absolutamente DE TUDO pra gente SER ACEITO em grupo, de que GOSTEM DA GENTE...
2) ...a gente é até capaz de duvidar do óbvio, de mudar de ideia sob a pressão do grupo só pra garantir que o grupo continue aceitando a gente. Pois bem.
Mas afinal, como é que se criam as ideias do grupo?
Thread de hoje: a Criação da Norma!
Jun 26, 2022 • 29 tweets • 4 min read
1/28 ROE VS WADE: O CASO QUE MUDOU A DEMOCRACIA, E TEM MUITO POUCO A VER COM DIREITO AO ABORTO – A THREAD
2/28 Ao contrário do que a mídia sensacionalista tem tentado pregar, a derrubada do precedente Roe vs Wade não é um ataque à democracia e aos direitos constitucionais das mulheres.
Jun 21, 2022 • 19 tweets • 4 min read
História da Consciência, #pt2
1/15 Lá vem história, a q explica pq, em geral, a gente consegue ser racional e bonitin no mercado só qdo tudo está lindo e em tendência. Qdo a barata voa, td mundo cola a bunda na parede e esquece toda teoria sobre "comprar com o sangue nas ruas".
2/15 O medo é mais forte que a gente. A dor é mais forte que a gente. E a dor da dor dói bem mais que o prazer do prazer é bom (um dos grandes achados da economia comportamental)
Jun 6, 2022 • 15 tweets • 3 min read
0/11 Azar do dia: vc é um macaco!
1/11 Serinho errante, vc n tem ideia da quantidade de besteira que faz só pelo simples fato de ser um macaco. Só que tem muita, muita história nesse meio caminho até a gente chegar nesse ponto. Então, vamos começar A GRANDE THREAD DA SUA VIDA.
Jun 5, 2022 • 17 tweets • 4 min read
Basicamente 90% da literatura sobre riqueza e autoajuda humanas (DataCigana, 2022) se fundamenta em delayed gratification. Em ensinar os errantes a abrir mão de um prazer instantâneo em troca de um benefício futuro.
Só que a Cigana compreende que nós não somos muito mais do que macacos evoluídos, em cuja história evolutiva a consciência e a capacidade de se guiar pela razão, e não pelos instintos, é bem recente. Jung diz isso: a consciência humana é muito nova e, por isso, frágil.