Träsel, Freiherr von Vollholz 🧉 Profile picture
Professor de Jornalismo na Fabico/UFRGS e pesquisador no PPGCOM/UFRGS. Ex-presidente da ABRAJI (2020-21). Pastor na Igreja do Abençoado Lide Pentacular.
Apr 29, 2023 52 tweets 11 min read
O diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil publicou um texto com seis críticas ao #PL2630. Algumas delas são pertinentes, outras são espantalhos. Acompanhei bastante o andamento do projeto, então vou fazer alguns comentários. 🧵 Este é um receio válido. Um dos problemas do artigo que prevê remuneração por direitos autorais a empresas jornalísticas também passa pela distinção entre profissionais sérios e pseudojornais que militam para algum grupo político ou ganham dinheiro com desinformação. Image
Jan 13, 2023 5 tweets 2 min read
I would like to point out to my few international followers that Greenwald is full of it. No journalist respected by its peers was silenced until now. Some of Moraes’ decisions deserve critique, indeed - and many journalists and columnists have published them without sanctions. Unfortunately, Greenwald’s recent rants have forced me to conclude He is taking advantage of the relative ignorance of foreign audiences about Brazilian politics and laws to, at best, attract attention. Do not take him seriously. Instead, follow @OliverStuenkel or @jacknicas.
Nov 20, 2022 16 tweets 7 min read
No #DomingoDecolonial de hoje, vamos lembrar de alguns casos em que gringos roubaram ideias de artistas do sul global, principalmente brasileiros. Europeus e estadunidenses parecem acreditar que africanos e latinoamericanos não acompanham o que acontece no mundo. O caso mais famoso no Brasil talvez seja o do plágio da música "Taj Mahal", de Jorge Ben, no hit "Da ya think I'm sexy", interpretado pelo escocês Rod Stewart. Em 1979, o Fantástico veiculou uma reportagem a respeito.
Sep 20, 2022 10 tweets 4 min read
Hoje os gaúchos fazem cosplay de homem do campo para celebrar a derrota em uma guerra separatista cujo principal objetivo era reduzir impostos para latifundiários e cuja paz foi selada com o massacre dos lanceiros negros, a quem havia sido prometida a liberdade. #20desetembro Considerando as pesquisas recentes de intenção de voto e o comportamento do agronegócio nos últimos anos, percebe-se que pouca coisa mudou de 1835 para cá. Latifundiários de hoje apoiam um governo autoritário que mata gente não-branca e pobre, em troca de benefícios econômicos.
Jun 16, 2022 4 tweets 2 min read
Há não muitos dias se completaram 20 anos da morte de Tim Lopes. Nem tenho palavras para expressar a raiva, a frustração e o desespero com o Brasil por perdermos mais um jornalista assassinado durante a realização de uma reportagem, justamente nesta efeméride. Trevas. Ao contrário da morte de Tim Lopes, porém, no caso de Dom Phillips e Bruno Pereira o Estado é cúmplice. As políticas de Bolsonaro e seus apoiadores para a Amazônia e os povos indígenas, de incentivo ao garimpo, à grilagem, ao armamento, levaram a este crime. Aviso não faltou.
Jun 16, 2022 7 tweets 2 min read
Neste exato momento estou trabalhando na revisão de um artigo sobre como a imprensa brasileira reproduziu desinformação do PR em títulos durante 1 ano da pandemia. Estou decepcionado, mas não surpreso, com o fato do jornalismo ainda não ter se adaptado à desordem informacional. Como tem muita gente curiosa, vou resumir: analisamos títulos de >100 notícias sobre declarações de Bolsonaro que foram consideradas falsas por checagens, para ver se apenas reproduziam as afirmações falsas, ou faziam algum tipo de qualificação. Adivinham?
Mar 9, 2022 8 tweets 3 min read
O superintendente foi diretor de Distribuição da CEEE entre 2015 e 2018. A Equatorial comprou a CEEE-D em março de 2021. Hofer foi então para a CORSAN, onde ficou até julho, quando foi contratado pela Equatorial - que por sua vez quer comprar a CORSAN. gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/n… Seria um escândalo em qualquer país sério um ex-diretor de uma estatal privatizada ir trabalhar para a nova proprietária poucos meses depois da aquisição. Se, ainda por cima, a Equatorial comprar a CORSAN, a AL-RS e o MP precisam ir para cima com tudo.
Mar 8, 2022 4 tweets 3 min read
De onde vem e para onde vai, também.

A investigação poderia começar pelos empresários que costumam participar dos convescotes do Instituto Millenium, IEE, Fórum da Liberdade... O pessoal da @agenciapublica já começou o trabalho em 2015. apublica.org/2015/06/a-nova…
Mar 8, 2022 4 tweets 2 min read
Do Val tem mais talento do que Monark para a contrição: gambiarrou a luz para dar um ar de coitadismo e se fez de vítima com uma suposta ameaça de morte. Prometeu melhorar como pessoa e até admitiu o erro, mas não sem meter um "e o PT? E o Lula?" no final. Uma vez MBL... A expulsão do MBL, a possível cassação e o opróbrio público ainda são punições muito aquém do necessário para compensar todo o mal que uma das figuras mais perniciosas da esfera pública brasileira causou ao longo de sua carreira, mas já são alguma coisa.
Feb 8, 2022 23 tweets 5 min read
Por falar em defender o indefensável, passou meio batido o seminário da Folha sobre os "limites do pluralismo", realizado em resposta à carta de 200 jornalistas criticando a publicação de um artigo negacionista a respeito do racismo. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/02/… Primeiro, a parte boa: a redação, segundo sua representante, entende que o limite à liberdade de expressão é dado pela democracia e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Corretíssima.
Feb 8, 2022 5 tweets 1 min read
Desde que entrevistou GG, a Bicicleta Falante entrou nessa onda de primeiro-emendismo equivocado lá dos gringos libertários. Logo vai entender que para ser polemista sem perder patrocinadores é preciso certa sofisticação intelectual, o que é o oposto da proposta do seu podcast. Agora só falta a Bicicleta Falante deixar o atual podcast criticando seus colegas por aderirem à censura do politicamente correto e depois criar um boletim para assinantes no Substack ou algo do gênero.
Jan 20, 2022 13 tweets 3 min read
Lamentável a resposta do diretor de redação da Folha à carta assinada por quase 200 jornalistas sob seu comando. Ameaça os trabalhadores, desacredita a qualidade do noticiário sob sua supervisão e evidencia a própria ignorância sobre questões raciais. As ameaças não poderiam estar mais claras nas menções a "jornalistas sem cargo de confiança" e "uma redação que esteja disposta a implementar com profissionalismo" o projeto editorial. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/01/…
Jan 18, 2022 4 tweets 2 min read
Faça um passeio pelo Brasil através do @_restaurant_bot, clicando no link. twitter.com/search?q=from%… @_restaurant_bot Parabéns ao provável Alexandre do Xanduichão pelo melhor trocadilho em nome de restaurante.
Dec 3, 2021 10 tweets 7 min read
Esclarecimento: foi trazido à minha atenção um artigo da colunista do @Poder360 Paula Schmitt, publicado em agosto, no qual a autora faz diversos ataques à @abraji, associação presidida por mim de janeiro de 2021 até o próximo dia 31. Além disso, difundiu mentiras a meu respeito. @Poder360 @abraji Na imagem, o trecho do artigo no qual a colunista imputa a mim ações que nunca tomei. Não tenho a mais vaga ideia do que a levou a fazer essas afirmações sem nenhum respaldo na realidade, mas posso afirmar que nem a autora, nem seu editor são cuidadosos ao checar informações.
Dec 2, 2021 5 tweets 3 min read
Hoje à tarde a @camarapoa pretende votar mais um projeto de mutilação do Plano Diretor proposto por @SebastiaoMelo. Em lugar de levar adiante a revisão do PDDUA, prefeito e vereadores vão fazendo mudanças aos poucos e criando fatos consumados à revelia da população. @camarapoa @SebastiaoMelo Quando finalmente a revisão do Plano Diretor começar, as mudanças no centro da capital e em lugares como a Fazenda do Arado já estarão feitas e o debate vai ter de partir desses fatos consumados, estabelecidos sem levar em conta todo o contexto urbano e rural de Porto Alegre.
Oct 21, 2021 28 tweets 5 min read
A tendência das redes sociais a tornar famoso qualquer ignorante me obrigou a ler o último delírio da bicicleta falante. Importante frisar que as noções desta pessoa sobre liberdade de expressão são uma papagaiada de discursos equivocados que só fazem algum sentido nos EUA. A ideia de que "liberdade", em particular a de expressão, seja um valor superior à vida é típico da cultura estadunidense. A defesa ferrenha da liberdade de expressão tem, de fato, alguma base na Constituição dos EUA e sua interpretação ao longo dos séculos.
Oct 20, 2021 7 tweets 2 min read
Essa discussão sobre Bolsa Família ser ou não compra de votos é uma das "polêmicas" mais estúpidas numa esfera pública já altamente competitiva em termos de estupidez. Primeiro, porque o programa já demonstrou uma excelente relação entre custo e benefício (informe-se!). Segundo, porque obviamente o Bolsa Família influencia o comportamento do eleitorado. Toda ação de um governo federal, estadual ou municipal provoca alguma reação entre os cidadãos e, por consequência, pode gerar votos. politica.estadao.com.br/blogs/vox-publ…
Aug 25, 2021 4 tweets 1 min read
Na colônia alemã também existe a lenda dos Thiltapes, ou Tilltaps, uma pequena ave noturna semelhante a um apteryx. Para caçá-los, uma pessoa deve segurar um saco bem aberto e o resto do grupo vai correndo e gritando atrás dos bichinhos na direção de quem está com a armadilha. Como é preciso muita experiência para encontrar e pastorear os Thiltapes até a boca do saco, a pessoa menos experiente na caçada, em geral alguém que recém chegou de fora e nunca ouviu falar em Thiltapes, fica encarregada de segurar a armadilha. O desfecho vocês podem imaginar.
Aug 24, 2021 9 tweets 4 min read
Reportagem traz indícios de experimentos com proxalutamida em seres humanos na capital gaúcha sem supervisão de comitê de ética ou registro na Plataforma Brasil, o que é, na melhor das hipóteses, antiético. Baita furo! Como tem sido cada vez mais frequente, um dos implicados preferiu atacar o repórter, que cumprindo sua obrigação de ouvir o outro lado, em vez de prestar contas à sociedade sobre as deficiências do estudo que realizou sob os auspícios da Brigada Militar.
Aug 24, 2021 5 tweets 2 min read
Bilionários gostam de espalhar que fritaram hambúrgueres para alimentar o mito da meritocracia, mas o pai de Bezos era engenheiro da Exxon e seu avô tinha uma fazenda de 10 mil hectares no Texas, maior do que 426 dos menores municípios brasileiros. Ou, para se ter uma base de comparação mais clara, a fazenda da família de Bezos no Texas tinha área superior a 7% dos 5570 municípios brasileiros quando ele era criança.
Aug 24, 2021 6 tweets 2 min read
Embaló vem usando milícias para reprimir a oposição em Guiné-Bissau. Vários jornalistas foram sequestrados e agredidos por seus apoiadores nos últimos meses. Na página do @CPJAfrica podem ser encontrados alguns relatos de violações do governo Embaló contra a imprensa. cpj.org/pt/africa-pt/g…