Victor Hugo Germano Profile picture
Agile Geek, co-founder of https://t.co/mlN6eHnryE my views are my own - ele/him
Jan 3 10 tweets 7 min read
# Thread do Obsidian
Tenho usado o @obsdmd há várias semanas, e tem transformado a forma com que tomo nota das coisas. Vou tentar trazer minha experiência com a ferramenta, plugins e organização de notas que tenho experimentado. Ainda estou adaptando o uso, mas já migrei completamente de um bloco de notas padrão pro obsidian.

Pra quem não sabe: #Obsidian é um editor de Markdown gratuito, com várias ferramentas de edição que auxiliam a organização do conhecimento. Pensa numa engine de wiki local, standalone para que você possa ter controle sobre suas notas - sem depender de serviços online. Não gostou de usar? Só desinstala que seus arquivos estão todos garantidos.

Essa thread tem 2 momentos:
- Meu processo com obsidian
- Como criar notas pra tirar proveito do obsidian

Segura a peruca e vem:🧵
## A ferramenta

Qualquer ferramenta que uso sigo o princípio: testa primeiro, customiza depois. No momento eu estou usando o obsidian com o mínimo possível de plugins. Mesmo assim, me sinto escrevendo numa IDE, com a flexibilidade que qualquer ferramenta de dev me dá.

Meu workspace no obsidian tem: estrutura de arquivos, calendário, grafo de correlação de notas, outline e backlinks. À medida que crio uma nota, vou adicionando links para novas notas e seguindo uma estrutura de organização PARA, do @fortelabs, que explico na sequência.

Os plugins:
- Calendar: me ajuda a ver o calendário e acessar minhas notas diárias (que é meu principal ponto de entrada de notas)
- Templater: fenomenal, permite a automatização de muita coisa na criação de notas
- Dataview: plugin de busca fenomenal, que se integra muito bem com o mecanismo de propriedades de arquivos (descrito via markdown nos arquivos e ampliado pelo obsidian)
- Paste URL: facilita a vida de quem, como eu, adora botar link no textoPrint da tela do obsidian com 3 colunas sendo a primeira a organização de arquivos, a segunda um texto que contém o conteúdo todo dessa thread e a terceira um calendário com os dias do mes de jan como links para outras notas
Feb 18, 2022 11 tweets 5 min read
O @TheDevConf publicou meu Keynote sobre Tecnologia e Futuro, e com o #manifestotech, é mais uma oportunidade de ouvir meu posicionamento. Os principais pontos da palestra deixo aqui para discussão:
Tecnologia sempre foi Política. Nós que escolhemos não enxergar nosso trabalho através do impacto que ele pode gerar na sociedade. Quando a gente escreve código que amplia o sucateamento de posições de trabalho, somos isentos de responsabilização? foto de um protesto de entregadores de aplicativo com o text
Feb 18, 2022 4 tweets 1 min read
Interessante ver o #manifestotech surgir nesse momento. Esse é um assunto que já estamos cientes há alguns anos. Nosso direcionamento na Lambda3 é esse há alguns anos. Um artigo de 2017: medium.com/@victorhg/o-%C… Importante ver que mais organizações se preocupam em ter programas estuturados de incentivo e formação. Estou empolgado em acompanhar o que vai sair disso.
Feb 1, 2022 19 tweets 6 min read
Eu nunca fui CEO da Lambda3! Ao menos, não do jeito que você provavelmente imagina. Nunca tive o papel tradicional de mercado, e na @lambdatres, gestão e liderança não são convencionais. Vou tentar explicar como nos organizamos nas práticas e ações de dia a dia. Pense no papel de CEO: você provavelmente imagina o líder supremo, escolhido por Deus, dono do saber e com respostas pra todos os desafios. Somos condicionados a acreditar e aceitar a infalibilidade da cadeira, e assumir uma hierarquia imediata ao cargo.
Sep 21, 2021 5 tweets 2 min read
Acabamos de passar por uma situação exatamente igual com uma startup. E não terminou bem: clima péssimo, pessoas pedindo demissão e no final tivemos que rescindir contrato. Um problema com a cultura de startup é a crença que com motivação se faz qualquer coisa… explico… Leia a thread, ela é longa e super educativa: PM e CEO acreditam que velocidade se aumenta com times maiores. O que era um problema de estratégia de produto vira um problema de contratação, onboarding, métricas, qualidade de software e cultura. Quase nunca da certo…
Sep 2, 2020 9 tweets 3 min read
Esse mês estamos completando 10 anos de existência, e tenho usado meu tempo livre pra refletir sobre o que significa isso.
Criamos a @lambdatres para ser um espaço que sempre quisemos trabalhar: transparente, excelente tecnicamente e de impacto maior que os boletos de fim de mês Na época existia a ânsia de provar que éramos capazes: de criar uma empresa focada em agilidade, num modelo de gestão democratico e que software funcionando em produção fosse realmente nossa medida de progresso. Perdi a conta das vezes que ouvi: isso é impossível, não duram 1 ano
Feb 29, 2020 15 tweets 4 min read
Estampo a reportagem na @exame sobre a atual demanda de devs no mercado brasileiro. Estou feliz? Demais! Trabalho há 20anos com isso e eh um sonho antigo estar numa reportagem falando sobre coisas que acredito. Mas eh importante falar de também das tretas Para que 1 parágrafo saísse nessa reportagem, foram 3 horas de conversa explicando o contexto, o histórico e o posicionamento atual que estamos vendo no mercado, mas no final, quem escreve a história tem seu próprio posicionamento (não existe imparcialidade no jornalismo)
Jan 24, 2020 10 tweets 3 min read
Todas as novas contratações da @lambdatres fazem um onboarding comigo e com o @vcavalcante falando sobre a história da empresa, valores, atuação do dia a dia. Tentamos sempre desmistificar o trabalho que fazemos (como sócios e como empresa) - tendo um papo super reto: Se eu puder dar 1 única dica para qualquer pessoa no processo é: faça perguntas! Não hesite em pedir apoio das pessoas ao seu redor! Todos estão dispostos a ajudar!
Apr 10, 2019 13 tweets 3 min read
Há algum tempo eu questiono qualquer abordagem de transformação, seja digital ou ágil, que seja empurrada por consultorias, na tentativa de entrar no vagão da inovação. Questiono a efetividade e a durabilidade dessas abordagens Questiono inclusive se existe alguma outra forma de transformação que não seja a sobrevivência do negócio
Feb 26, 2019 14 tweets 3 min read
280 horas no mês. Esse é o ritmo de trabalho que uma prima está trabalhando como Júnior em um banco de investimentos. "Eu achei que era mentira quando você me disse que as pessoas ficavam 16 horas no escritório - ninguém consegue"- disse ela, chorando. Os chefes fazem 320
/1 Um trabalho totalmente burocrático de fazer relatório no Excel pra uma mina engenheira que acreditou no sonho de ficar rica e na possibilidade de bônus gigantes. Expliquei pra ela como funciona a roda abusiva desses locais: