Filha de Yemanjá com Xangô. Pesquisa, lê, escreve, gosta de reality shows e de pagode. O Twitter é meu e as opiniões são minhas!
3 subscribers
Jan 24, 2023 • 23 tweets • 4 min read
As repercussões sobre a maneira com que o ex marido de Ivi Pizzoti expos e justificou o termino do relacionamento, renderam algumas discussoes na rede e eu resolvi compartilhar com voces meu olhar sobre algumas delas... Segue o🧶
1- Como voces sabem eu sou uma mulher bissexual, feminista negra, pesquisadora da teoria feminista negra e é desde esse ponto de vista que eu vou hablar. Tem outros pontos de vista sobre essas questoes ? Tem! Mas eu vou trazer os meus a partir desse background.
Jan 23, 2023 • 5 tweets • 1 min read
Eu não quero ser mãe. Acho que já compartilhei isso com vocês algumas vezes. Não é que eu nunca tenha pensando em ser mãe, mas conforme eu fui amadurecendo foi acabando a vontade de ser mãe por vários motivos. Um dos motivos é porque eu sei que eu nao conseguiria ser mãe sozinha.
E a gente sabe que essa é uma probalidade imensa. Quando você decide ser mãe, infelizmente, existe uma possibilidade gigante de voce desempenhar essa tarefa sozinha. Eu tenho muitas amigas que vivenciam essa realidade. Que foram abandonadas e que encaram uma luta diária
Mar 19, 2021 • 7 tweets • 1 min read
A comunicação não violenta também pode ser utilizada como um discurso de manutenção das hierarquias de poder.
No geral ela é uma mentira que silencia quem resiste a violência justamente através de uma comunicação que expõe, em altos brados, as injustiças das hierarquias sociais.
Nem sempre a forma com que se advoga o uso da comunicação não violenta é um mecanismo de silêncio. Mas muitas vezes é.
Inclusive já aconteceu comigo e eu vou contar pra vocês.
Mar 19, 2021 • 6 tweets • 2 min read
O horário já permite eu postar o review dessa belezinha que eu me dei de presente. O Pro+ GSpot é um vibrador + sugador da Satisfyer que é a garantia de autonomia sexual e orgasmos memoráveis.
O preço é salgado mas eu considerei política de auto-cuidado
Recomendo migas.
Ele é todo de silicone, lavável, da para usar na água, tem 11 programas de sucção e 10 programas de vibração. Não é pesado, tem carregador, a bateria dura uma vida inteira e da pra usar o vibrador e o sugador ao mesmo tempo.
Mar 17, 2021 • 4 tweets • 2 min read
Hora do trend é a hora que a gente aproveita para disseminar a palavra da Winnieteca, a plataforma de democratização da leitura para os pretinhos e pretinhas do Brasil.
A Winnie, que no caso sou eu, criou a @WinnieTeca como um meio de fazer chegar livro na mão de gente preta.
Livros são caros e muitas vezes de difícil acesso para a negritude por inúmeros fatores. Questões de território, questões econômicas, questões educacionais, tudo isso influencia para que pessoas negras possam acessar livros.
Mar 16, 2021 • 9 tweets • 2 min read
Reginete Bispo, militante do movimento negro, socióloga, figura fundamental das lutas de mulheres negras, esta tendo seus direitos políticos usurpados pelo PT em Porto Alegre. É seu DIREITO exercer a suplencia do vereador Oliboni uma vez que ELA É A PRIMEIRA SUPLENTE.
É muito interessante que é sempre na vez das mulheres negras que a coisa muda né? DE FORMA BIZARRA, não foi a Reginete que foi chamada a ocupar a vaga e sim o segundo suplente, Marcelo Sgarbosa, um homem branco.
O racismo não dá trégua em todos seus espaços né?
Mar 16, 2021 • 11 tweets • 2 min read
Ontem na Folha de São Paulo @vilmareisFem falou sobre a necessidade do Partido dos Trabalhadores partilhar o poder com mulheres negras. Hoje chegou ao meu conhecimento que em Porto Alegre o PT fez uma manobra muito esquisita para não precisar fazer isso. Entenda:
O vereador Oliboni foi afastado das atividades parlamentares porque está hospitalizado, infelizmente por contágio de covid. Com o afastamento do vereador a pessoa a assumir o cargo é o primeiro suplente. Nesse caso, a socióloga é ativista do movimento negro Reginete Bispo
Feb 6, 2021 • 11 tweets • 2 min read
Eu não gosto do debate do colorismo pq no Brasil o conceito foi deslocado e virou uma coisa reversa do que ele propõe. Colorismo é um conceito das teorias críticas raciais estadunidenses, e se explica como subproduto do racismo.
Ele é articulado a partir das experiências de minorias raciais para explicar dinâmicas higienistas do próprio racismo, não só do racismo contra pessoas negras mas também pensando as dimensões étnicas do racismo contra latinos e asiáticos.
Feb 4, 2021 • 4 tweets • 1 min read
Com todo respeito às inúmeras situações de dores e agressões físicas e sexuais que pessoas vivenciam no mundo real: comparar o que aconteceu com Karol e Acrebiano no microcosmos BBB com estupro na vida real é muito, mas muito problemático.
Entendo as visões, me irritei mais cedo, tem inúmeras camadas de análise...
A Karol é extremamente escrota , mas a gente não precisa inventar coisas que ela não fez : ela importunou o Acrebiano um absurdo, mas comparar com estupro é excessivo.
Dec 17, 2020 • 6 tweets • 1 min read
A Educafro Brasil, anunciou hoje em tudo quanto foi grupo que essa audiência seria o "julgamento do Carrefour ". Foi veiculada inclusive como possibilidade de se chegar a maior indenização da história. Eles mesmos anunciaram do que se tratava uma audiência de conciliação.
Essa audiência de conciliação é resultante de uma ação indenizatoria proposta pela Educafro. Moveram a ação sozinhos, sem dialogar com os movimentos do RS e nem mesmo com os familiares de Beto. Buscavam uma indenização para onde? Para quem?
Dec 17, 2020 • 4 tweets • 1 min read
O Ministério Público denunciou os envolvidos no assassinato de Beto. Segundo as notícias a denúncia avança no inquérito e evidencia que a torpeza do crime está direcionada à condição racial de Beto. Deixa evidente que foi o racismo que motivou a ação dos assassinos.
Relevante e célere atuação do MP que é resultado da mobilização, da incidência e do protagonismo do movimento social negro , especialmente no Rio Grande do Sul, que tem se mobilizado constantemente para que o assassinato de Beto não reste impune.
Dec 12, 2020 • 8 tweets • 1 min read
Tem um problema complicado e persistente nos movimentos negros que é a diferença na crítica entre homens negros e mulheres negras. Mulheres negras quando tem comportamentos questionáveis são cobradas de maneira desmedida e violenta.
Homens negros quando apresentam o mesmo comportamento ou não são questionados ou são questionados de forma sutil e educada. O episódio Fiesp ontem demonstrou isso muito bem.
Apr 15, 2020 • 12 tweets • 2 min read
O racismo que Thelma tem sofrido nas redes sociais é um racismo "gendrado", ou seja, um racismo que tem uma dimensão específica de gênero. Ela é atacada de forma desproporcional e violenta por ser uma mulher negra.
Além disso, incide a dimensão das imagens de controle, instrumento ideológico racista e sexista que opera para o controle de corpos e comportamento de mulheres negras. Duas imagens de controle tem sido mobilizadas muito fortemente para atacar Thelma: a black lady e a hoochie.
Apr 9, 2020 • 6 tweets • 1 min read
Eu odeio o que fizeram com o conceito de racismo estrutural.
Nao existe racismo estrurural das falas e dos comportamento. Racismo é racismo. O conceito de racismo estrutural nem serve para analisar relações interpessoais, serve para caracterizar a organização social e o poder.
Voces querem se isentar do tipo penal do racismo e distorceram um dos paradigmas mais importantes das epistemologias negras. O que é um epistemicidio sem precedentes . Nao existe uma fala que é oriunda do "racismo estrutural mesmo" e por isso é menos grave. .
Mar 21, 2020 • 18 tweets • 3 min read
O conceito de imagens de controle foi desenvolvido por Patricia Hill Collins em “O Pensamento Feminista Negro” a partir de quatro imagens de controle interrelacionadas da feminilidade de mulheres negras, a mammy, a matriarca, a mãe do bem-estar social e a jezebel.
Na obra Black Sexual Politics, de 2007, a autora ampliou o debate a cerca desse conceito evidenciando como as imagens de controle da feminilidade negra estão articuladas com a estrutura de classes afro-americana
Feb 14, 2020 • 4 tweets • 1 min read
O discurso do Paulo Guedes a respeito das empregadas domésticas fala muito alto sobre imagens de controle. Pq elas se fundam em mitos. Você e eu sabemos que as domésticas brasileiras nao estavam indo pra Disney, essa não é a realidade da maioria das trabalhadora domésticas.
Mas a gente sabe que muitas andaram pela primeira vez na vida de avião, a gente sabe que muitas abandonaram o emprego doméstico e viraram professoras ou universitárias, a gente sabe que as filhas das trabalhadoras domesticas ocuparam as universidades.
Jan 15, 2020 • 7 tweets • 3 min read
O Google Acadêmico é um grande repositório de pesquisas. Existem outros,mas no Brasil esse é um dos melhores. Lá vc vai encontrar artigos, revistas acadêmicas , teses e dissertações , livros e td tipo de material academicamente relevante sobre a o que voce quer pesquisar.
Nesse fio, eu vou mostrar para vocês uma introdução ao Google Acadêmico. Existem muitas formas de utilizar essa ferramenta eu vou mostrar uma delas e posteriormente posso mostrar outras. Mas a ideia principal é aprender a usar a ferramenta e para que ela serve.