O gov. Bolsonaro, eleito com a promessa de combater a corrupção, editou hoje (24) um decreto que altera a Lei de Acesso à Informação, permitindo que funcionários comissionados DAS101.6 e superior possam tornar docs e dados públicos sigilosos por 25 anos. in.gov.br/materia/-/asse…
Agora, podem classificar docs como ultrassecretos (25 anos de sigilo), os dirigentes máximos de autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista. Assim, o pres. da Petrobras, por ex, pode barrar o acesso aos dados da empresa sem autorização do presidente.
Jan 13, 2019 • 10 tweets • 2 min read
O Brasil anistiou todos os crimes acontecidos no período de sua ditadura. Nenhuma pessoa, física ou jurídica, de esquerda ou direita, jamais foi condenada neste país - nem o Estado. Hoje o Estado, dominado pela extrema-direita, comemora a prisão de Cesare Battisti.
Caso retorne ao Brasil e seja extraditado para a Itália, Battisti servirá como um trouféu internacional do gov. de extrema-direita do pres. Bolsonaro, o mesmo que, no Congresso Nacional, saudou o notório torturador da ditadura e terrorista de Estado, o cel. Brilhante Ustra.
Dec 22, 2018 • 12 tweets • 4 min read
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, está neste sábado visitando a Turquia, um membro da OTAN e um histórico aliado do maior inimigo de seu país, os Estados Unidos. Os turcos, por sua vez, se afastam cada vez mais de Washington. (1/n) Foto: @IrnaEnglish
As causas do afastamento: o apoio maciço dos americanos aos curdos que lutam contra os EI na fronteira turca com a Síria. O povo curdo, o maior sem Estado do mundo, corresponde a aprox. 20% da população da Turquia e reivindica a criação e o reconhecimento de seu território. (2/n)