José Antonio Lima Profile picture
Jornalista e professor de Relações Internacionais e Jornalismo. Doutorado e mestrado sobre as Relações Internacionais do Oriente Médio.
Oct 9, 2023 21 tweets 4 min read
Nos anos 1990, as principais lideranças palestinas e israelenses conseguiram travar acordos que encaminhavam uma solução para a disputa entre os dois lados: a criação de um Estado palestino contíguo a Israel, englobando a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Yitzhak Rabin, o então primeiro-ministro de Israel, e Yasser Arafat, o principal líder palestino, fizeram um acordo que, apesar de suas muitas imperfeições, tinha o mérito de ser uma novidade pacífica em uma história de violência sistemática.
Jan 16, 2023 32 tweets 12 min read
As Forças Armadas, @exercitooficial à frente, colocaram em curso uma campanha que tem o intuito de fazer o país esquecer seu papel na tentativa de golpe de estado realizada em 8/1. São dois objetivos: barrar punições à alta oficialidade e proteger os privilégios institucionais. As evidências dessa operação estão colocadas no noticiário recente. A primeira está neste tweet de @reporterenato: juristas, advogados e integrantes da OAB cogitaram pedir prisão de generais, mas recuaram "após pressão de militares da ativa"
Nov 18, 2022 21 tweets 5 min read
Ainda sobre as estatísticas de mortes de imigrantes no Catar relacionadas à Copa do Mundo, faço aqui alguns apontamentos sobre comentários e acusações que recebi por conta deste fio publicado no dia 12 de novembro (Vou fechar o fio para respostas para tentar diminuir o ruído que elas geram, mas encorajo os eventualmente interessados a me marcarem para que o debate transcorra)
Nov 12, 2022 26 tweets 8 min read
Talvez você já tenha visto, ouvido, lido ou reproduzido por aí a ideia de que "6.500 pessoas perderam a vida na construção de infraestrutura para a Copa no Catar" ou, pior, de que morreram "na construção dos estádios". Saiba então que essa 'informação' é totalmente enganosa Há quatro anos, trabalho lidando com desinformação. Infelizmente, muitas vezes a fonte da desinformação é a própria imprensa profissional. E é deste caso que estamos falando. A fonte desta picaretagem é nada menos que o conceituado The Guardian
Mar 11, 2022 12 tweets 4 min read
Fio com algumas considerações a respeito da atuação dos Estados Unidos na Ucrânia no que diz respeito a laboratórios biológicos. Importante: muitas das informações que vão aparecer aqui são oficiais dos EUA. Não sei e não tenho como saber a totalidade das ações norte-americanas 1. A acusação do governo da Rússia contra os Estados Unidos é centrada na atuação da Defense Threat Reduction Agency (daqui para frente, DTRA), algo como Agência de Redução de Ameaças de Defesa. Aqui, o vídeo da acusação, com legendas em espanhol
Mar 11, 2022 24 tweets 9 min read
Anatomia da desinformação. Esse fio tem um intuito de alertar as pessoas a respeito da forma como elas consomem conteúdo no Twitter. Peço aos citados que não entendam a eventual menção aqui como um ataque e sim como um alerta. 1. Em 7/mar, o regime russo denunciou a existência de uma rede de 30 "biolaboratórios" na Ucrânia com conexão com o Departamento de Defesa dos EUA. O que teria sido encontrado ali indicaria a realização de "experimentos em programas biológicos militares"
tass.com/world/1418311
Mar 10, 2022 7 tweets 4 min read
Ontem, uma maternidade foi bombardeada em Mariupol. As fotos de @EMaloletka, da AP, e o vídeo da Sky News mostram as consequências do ataque. Governo ucraniano acusa a Rússia, cuja posição oficial é negar que esteja atacando alvos civis Em tempos de guerra, confirmar a autoria de um ataque não é uma tarefa simples. Talvez o bombardeio contra a maternidade de Mariupol nunca seja alvo de uma investigação completa e conclusiva. Mas não se pode fechar os olhos para o histórico de crimes de guerra do Kremlin de Putin
Mar 9, 2022 13 tweets 3 min read
Interesse pelos termos "Somália bombardeio" nos últimos 5 anos.

Isso significa que, diante da invasão à Ucrânia, 99% dos que hoje perguntam "E do bombardeio na Somália você não fala nada?" não se importam genuinamente com a Somália. É o anti-imperialismo dos idiotas Image A "Guerra ao Terror" iniciada pela gestão W. Bush na Casa Branca e continuada por seus sucessores é um imenso desastre, uma empreitada criminosa que ajudou a piorar significativamente a vida das sociedades do Oriente Médio e da África. Que a crítica a ela seja sistemática
Jan 14, 2021 27 tweets 9 min read
Segue um fio com uma linha do tempo sobre a situação recente no Amazonas que talvez seja útil para alguns 23 de dezembro de 2020: Diante da alta no número de casos de covid-19, o governo do Amazonas decreta lockdown a partir de 26/12 g1.globo.com/am/amazonas/no…
Oct 15, 2020 8 tweets 2 min read
Tenho uma planilha com todos os resultados das eleições dos EUA por estado. Uma coluna traz as previsões da Economist. Fui atualizar hoje após ver tweet do @cgpoggio destacando a votação maciça no Texas. A última atualização que eu fiz foi com os dados de 24 de junho Naquele dia, a revista apontava:

- vitória segura de Biden em 14 estados (14 p/ Trump)
- vitória muito provável de Biden em 7 estados (6 p/ Trump)
- vitória provável de Biden em 4 estados (2 p/ Trump)

Quatro estados estavam em aberto: Arizona, Geórgia, Carolina do Norte e Ohio