#FalaDrauzio: “Há anos, nós, médicos, insistimos para as mulheres fazerem mamografia com regularidade. Se depois lhes dificultamos o acesso ao tratamento, adianta?” bit.ly/2IlugCJ
Enquanto nos EUA o diagnóstico do câncer de mama acontece em média 30 dias após os primeiros sintomas da doença, no Brasil esse intervalo chega a 8 meses para quem depende do SUS.
Esse dado se torna mais preocupante quando relembramos que se diagnosticado nas fases iniciais, o câncer de mama tem até 90% de chances de cura.
A mulher que descobre o câncer de mama tardiamente tem um perfil claro. Enquanto apenas 29% das mulheres brancas e com diploma universitário receberam o diagnóstico tarde, a taxa chega a 49% entre as mulheres negras e brancas com pouca ou nenhuma escolaridade.
Apesar do programa de diagnóstico precoce incentivado pelo Ministério da Saúde, a dificuldade em iniciar ao tratamento logo após a descoberta do tumor revela porque a nossa taxa de mortalidade continua crescendo quando comparada a países mais ricos, que fazem o caminho inverso.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
