#FalaDrauzio: “A guerra às drogas entregou o monopólio da comercialização nas mãos do crime organizado. Especialistas calculam que a venda de drogas ilícitas, no Brasil, movimente de R$ 15 bilhões a R$ 20 bilhões por ano.”
"A cadeia de interesses econômicos, que vai do plantio ao consumidor final, envolve milhares de pessoas sem ligação direta com o crime."
"Embora sejam os primeiros a ir para a cadeia, é questionável rotular de criminosos os prestadores de pequenos serviços aos traficantes em troco do salário mínimo. O desemprego que aflige 13 milhões de brasileiros, é desigual. E atinge 26% dos que têm entre entre 18 e 24 anos."
"O acesso ao salário decente e à oportunidade de uma carreira no submundo, confere a sensação de poder que encanta os jovens mais ousados e traz a ilusão de que nunca mais lhes faltará dinheiro. Não seriam essas as aspirações dos que vão fazer pós-graduação em Harvard?"
A guerra às drogas é talvez a política pública mais fracassada da história ocidental. Os Estados Unidos – país que a concebeu – são hoje os maiores consumidores de drogas do mundo.
Leia o artigo do dr. Drauzio Varella sobre a guerra às drogas: bit.ly/307O96u
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
