Já imaginou viver em um planeta num sistema múltiplo, com seis sóis, onde não há noite? Siga-nos nessa #AstroThreadBR literária para saber mais sobre aglomerados estelares e sobre Nightfall (O Cair da Noite), um conto de Isaac Asimov publicado pela primeira vez em 1941.
O nosso Sol é uma estrela solitária, cuja vizinha mais próxima encontra-se a mais de 4 anos luz de distância.
O intenso fluxo luminoso do Sol, ilumina um hemisfério da Terra, mas no hemisfério oposto temos a noite escura para apontar nossos telescópios para as estrelas!
Mas apesar da solidão de nosso Sol, muitas estrelas nasceram e vivem em comunidade. Alpha Centauri, nossa vizinha, é um sistema triplo. Essa na foto é Albíreo (beta cygni) uma estrela dupla com a peculiaridade de que suas componentes possuem cores (e temperaturas) bem distintas.
Além dos sistemas duplos e triplos, temos os aglomerados estelares. Populações de estrelas que nasceram do colapso de uma mesma nuvem de gás. Aglomerados como o NGC 2516 são chamados “Aglomerados Abertos” e possuem de alguma dezenas até centenas de estrelas.
Aglomerados como Ômega Centauri, podem ser compostos por milhões de estrelas e são chamados de “Aglomerados Globulares”. Aglomerados globulares habitam o halo galáctico e são verdadeiros fósseis estelares, com estrelas quase tão velhas quanto o próprio universo.
Em Nightfall, Asimov conta a história de Lagash, um planeta cercado por 6 sóis, onde é sempre dia. A gravitação foi recém descoberta e com ela foi possível detectar a presença de uma lua até então desconhecida e prever que um eclipse deixaria o planeta às escuras.
Para uma civilização que nunca conheceu a escuridão o evento seria enlouquecedor.
Aqui na Terra, viver sem conhecer as estrelas seria o maior pesadelo dos astrônomos. Mas em Lagash, a chegada das estrelas pode trazer um terror ainda maior!
Nightfall é considerado por muitos o melhor conto de Isaac Asimov e já foi republicado em dezenas de antologias.
Leitura obrigatória para quem gosta de astronomia e de ficção especulativa, escrita por um mestre do gênero.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
