E como também vimos muito questionamento aqui sobre o fato de não haver câmeras de engenharia monitorando cada etapa na montagem do JWST, trazemos aqui um fio original do @NASAWebb que traduzimos a seguir em uma #AstroThreadBR
1. Luz 💡
Os espelhos dourados são fotogênicos na Terra, mas no espaço os espelhos estão na escuridão absoluta, protegidos pela sombra do escudo solar.
Enquanto isso, o lado voltado para Sol é tão brilhante que causaria problemas de ofuscamento e contraste para as câmeras.
Jan 5, 2022 • 18 tweets • 10 min read
Estamos todos comemorando o desdobramento e posicionamento finais do escudo de luz e calor do #JamesWebb, mas como foi esse processo?
Você descobre tudo nessa #AstroThreadBR!
Pra gente se situar: o James Webb é tão grande que teve que ser dobrado como um origami pra caber no cone superior do foguete @ariane5. Imagine como foi projetar não apenas um telescópio espacial, mas sim um telescópio espacial que poderia ser totalmente dobrado:
Jul 20, 2020 • 9 tweets • 5 min read
Tem cometa observável no céu? Tem!
E essa é a #AstroThreadBR pra quem quer saber tudo sobre como observá-lo do Brasil!
Vamos conhecer o cometa C/2020 F3 (#NEOWISE)
[créditos da imagem: @nasa / Bill Dunford]
Mas de onde saiu esse nome? Parece complicado, mas a regra é simples. O nome inclui período, data de descobrimento e nome do descobridor. No caso, o cometa é de longo período, foi o terceiro descoberto na sexta quinzena de 2020 e seu descobridor é o telescópio NEOWISE.
Aug 26, 2019 • 8 tweets • 3 min read
Já imaginou viver em um planeta num sistema múltiplo, com seis sóis, onde não há noite? Siga-nos nessa #AstroThreadBR literária para saber mais sobre aglomerados estelares e sobre Nightfall (O Cair da Noite), um conto de Isaac Asimov publicado pela primeira vez em 1941.
O nosso Sol é uma estrela solitária, cuja vizinha mais próxima encontra-se a mais de 4 anos luz de distância.
O intenso fluxo luminoso do Sol, ilumina um hemisfério da Terra, mas no hemisfério oposto temos a noite escura para apontar nossos telescópios para as estrelas!