Entre 2005 e 2013, a ampliação de políticas de estímulo à construção civil, com financiamentos para as classes médias e altas e subsídios para as classes populares, intensificou um processo que ocorria na Belém metropolitana desde a década de 1980: a dispersão do tecido urbano.
Simultaneamente, essa dispersão, que era identificada com a periferização das classes populares para áreas distantes do núcleo metropolitano, provocou nova tendência, uma relativa suburbanização das classes médias e altas, com assentamentos específicos para esses grupos de renda.
A imagem de satélite via GoogleMaps mostra essa tendência com um objeto bastante simbólico desse novo momento da metropolização em Belém, a chegada de empreendimentos de alta renda com a marca "Alphaville".
Uma análise mais detalhada desse fenômeno foi apresentada em 2017, na Associação Nacional de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR), posteriormente publicado no periódico "Boletim Campineiro de Geografia", da Associação de Geógrafos de Campinas.
É um dos produtos da pesquisa que coordeno no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, em conjunto com pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA. Segue o link para os interessados:
Academia: ifpa.academia.edu/TiagodosSantos
Boletim Campineiro de Geografia: agbcampinas.com.br/bcg/index.php/…
@obsmetropoles @EdmilsonPSOL @sadeckgeo @LuizEduNeves @belemtransito @zecarlosdopv @CEM_CMS @Metropolitics_ #belem #metropoles #amazonia
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
