Se hoje a ala dos compositores da União da Ilha não emplaca sucesso nenhum, a história era bem diferente nos anos 80. O nível era tão alto que um dos maiores sambistas de todos os tempos até tentou, mas nunca conseguiu vencer um samba lá: ALMIR GUINETO. 🧵
Almir foi mestre de bateria do Salgueiro entre os anos 60 e 70. Após fazer parte dos Originais do Samba e do Fundo de Quintal, fez carreira solo e virou o principal nome do pagode no início da década de 80. E quando começou a estourar nas rádios, ele entrou pra ala da Ilha.
A 1a disputa de Guineto na União foi pro carnaval de 85 ("Um herói, um enredo, uma canção"), em parceria com Dazinho. Caiu antes da final (vitória de Didi, Aurinho e Aritana - a última dos lendários Didi e Aurinho na escola). Prints do Globo Ilha de 28/10 e 2/12/84:
No ano seguinte, Guineto tentou de novo. Dessa vez, juntou-se a Didi (velho conhecido do Salgueiro, onde Didi venceu sambas nos anos 60). Em meados de 85, Almir já era um artista famoso e principal nome surgido no Cacique de Ramos, com 3 discos gravados e alguns sucessos no país.
Didi, q era considerado o maior vencedor do carnaval com 21 sambas (16 na União, 3 no Salgueiro e 2 no Boi), dizia ao Globo Ilha em 8/9/85: "Almir foi o 1o que não se inibiu pra fazer um samba comigo. Na hora de compor, ele quase acaba é me atropelando e fazendo o samba sozinho".
Didi e Almir chegaram à final como favoritos contra Franco, que assinou sozinho, e Robertinho Devagar/Armandinho/Barbicha/Márcio André. Ao Globo Ilha de 3/11/85, Guineto explicava sua relação com a Ilha e listava um grupo de amigos para Paulinho Gogó nenhum colocar defeito.
Só faltou o Biricutico no bonde: o ex-zagueiro Brito (tricampeão com a seleção em 70), Pedroca, Mané Garotinho, Caó, Peixinho, Robertinho do Açougue, Zé Antonio, Bicudo, João da Ilha e o Guará - aquele que se mandou pra Ribeira num famoso samba do Almir.
Mesmo favoritos, Didi e Almir perderam a final para Robertinho Devagar e parceiros. O enredo era "Assombrações", o único de Arlindo Rodrigues na União e q marcou a volta de Aroldo Melodia ao carro de som após dois anos fora.
Em 2008, entrevistei Almir pro jornal "O Samba é Meu Dom" e na resenha conversamos sobre uma dessas disputas - provavelmente, a primeira, q ele caiu cedo. Segundo Guineto, um dos compositores o acusou de tb ter colocado samba no Salgueiro e o denunciou para a diretoria da Ilha.
Palavras dele: "O meu samba era o melhor. Quando me eliminaram, eu subi no muro da quadra e comecei a cantar. Todo mundo cantava junto comigo, foi lindo". E, assim, a Ilha perdeu a chance de ter tido o único samba-enredo assinado por Almir Guineto em um desfile na Sapucaí.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.