Se hoje a ala dos compositores da União da Ilha não emplaca sucesso nenhum, a história era bem diferente nos anos 80. O nível era tão alto que um dos maiores sambistas de todos os tempos até tentou, mas nunca conseguiu vencer um samba lá: ALMIR GUINETO. 🧵
Almir foi mestre de bateria do Salgueiro entre os anos 60 e 70. Após fazer parte dos Originais do Samba e do Fundo de Quintal, fez carreira solo e virou o principal nome do pagode no início da década de 80. E quando começou a estourar nas rádios, ele entrou pra ala da Ilha.
A 1a disputa de Guineto na União foi pro carnaval de 85 ("Um herói, um enredo, uma canção"), em parceria com Dazinho. Caiu antes da final (vitória de Didi, Aurinho e Aritana - a última dos lendários Didi e Aurinho na escola). Prints do Globo Ilha de 28/10 e 2/12/84:
No ano seguinte, Guineto tentou de novo. Dessa vez, juntou-se a Didi (velho conhecido do Salgueiro, onde Didi venceu sambas nos anos 60). Em meados de 85, Almir já era um artista famoso e principal nome surgido no Cacique de Ramos, com 3 discos gravados e alguns sucessos no país.
Didi, q era considerado o maior vencedor do carnaval com 21 sambas (16 na União, 3 no Salgueiro e 2 no Boi), dizia ao Globo Ilha em 8/9/85: "Almir foi o 1o que não se inibiu pra fazer um samba comigo. Na hora de compor, ele quase acaba é me atropelando e fazendo o samba sozinho".
Didi e Almir chegaram à final como favoritos contra Franco, que assinou sozinho, e Robertinho Devagar/Armandinho/Barbicha/Márcio André. Ao Globo Ilha de 3/11/85, Guineto explicava sua relação com a Ilha e listava um grupo de amigos para Paulinho Gogó nenhum colocar defeito.
Só faltou o Biricutico no bonde: o ex-zagueiro Brito (tricampeão com a seleção em 70), Pedroca, Mané Garotinho, Caó, Peixinho, Robertinho do Açougue, Zé Antonio, Bicudo, João da Ilha e o Guará - aquele que se mandou pra Ribeira num famoso samba do Almir.
Mesmo favoritos, Didi e Almir perderam a final para Robertinho Devagar e parceiros. O enredo era "Assombrações", o único de Arlindo Rodrigues na União e q marcou a volta de Aroldo Melodia ao carro de som após dois anos fora.
Em 2008, entrevistei Almir pro jornal "O Samba é Meu Dom" e na resenha conversamos sobre uma dessas disputas - provavelmente, a primeira, q ele caiu cedo. Segundo Guineto, um dos compositores o acusou de tb ter colocado samba no Salgueiro e o denunciou para a diretoria da Ilha.
Palavras dele: "O meu samba era o melhor. Quando me eliminaram, eu subi no muro da quadra e comecei a cantar. Todo mundo cantava junto comigo, foi lindo". E, assim, a Ilha perdeu a chance de ter tido o único samba-enredo assinado por Almir Guineto em um desfile na Sapucaí.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Aniversariante do dia (faria 103 anos hoje), Cartola se definia assim: "Meus vícios sempre foram fumar, beber, tocar violão e correr atrás de mulher. Sempre gostei de mulher mais velha por dois motivos: pra evitar filho e porque tem mais juízo". Vamos às mulheres de Cartola 🧶⬇️
A primeira esposa do mestre foi Deolinda, que teve um papel quase maternal na vida dele. Era ela quem dava banhos em Noel Rosa pra curar as bebedeiras do Poeta da Vila com o amigo mangueirense. Quando juntaram-se, Cartola tinha 18 anos. Ela, 25, já com uma filha.
Abatido com a morte de Deolinda, Cartola fez um dos seus sambas mais conhecidos: "Sim", aquele que diz "e com raiva para os céus, os braços levantei, blasfemei".
No último "Boi com Abóbora" do @Fabato e João Gustavo Melo, a Maria Augusta detonou o sambódromo na Sapucaí e disse que o governo de Brizola tinha recebido outros projetos melhores que o do Oscar Niemeyer. Achei dois deles no arquivo do Globo. Segue o 🧵
Todo ano, o RJ gastava Cr$ 800 milhões (menor ideia de qt isso vale hoje rs) pra montar e desmontar arquibancada. O primeiro projeto apresentado (em 22/4/83), do engenheiro Frederico Marchetti e da arquiteta Angela Fonseca, custaria entre Cr$ 3 e 5 bilhões pra uma estrutura fixa.
A ideia deles era tirar o carnaval da Sapucaí e levá-lo para uma rua paralela, a Aníbal Benévolo (o desfile iria da Presidente Vargas até a Frei Caneca). Você já imaginou como seriam as rimas dos compositores para ANÍBAL BENÉVOLO?
O Esporte Espectacular desse domingo trará novidades do caso Robson, que acompanhamos ha um ano sem cansar - sempre com apuração no Rio, Moscou e Brasília. No 🧵 abaixo, as 6 reportagens que detalham como o ex-motorista do volante Fernando foi preso na Rússia.
8/9/19
Fernando resolve falar e nos envia videos confirmando que os remédios eram do sogro - informação q ele nao deu em seu unico depoimento à polícia russa. Reportagem da @gabi_moreira globoplay.globo.com/v/7906602/
Da época que havia debate com carnavalescos e presidentes antes dos desfiles. Em 93, uma discussão curiosa: carnavalescos deveriam receber direitos autorais pelo samba-enredo? Mário Borriello, q seria campeão com Salgueiro, é o 1o a concordar. 👇 🧵 📺
Dois pesos pesados também pedem a participação na parceria, já q o samba nasce de uma sinopse escrita pelo carnavalesco: Rosa Magalhães...
... e Renato Lage (ou “Laje”, com aparece creditado), bicampeão com a Mocidade em 90 e 91.
A entrada assombrosa da União da Ilha na avenida em 90, ano que 10 de cada 10 insulanos tinham certeza do título antes do desfile. 🧵
1️⃣ Quinho e o maior número de cacos por minuto da história de um samba-enredo.
2️⃣Franco, em transe, com roupa de apoio de destaque, comanda a massa. E o repórter diz o q todo mundo sabia: mesmo sem assinar, o samba era dele (com Bujão e J Brito, assim como no ano anterior).
3️⃣Nao sei como o Franco não teve um infarto nesse momento. No fim do vídeo, J Brito e Bujão cantam juntos o samba.
ACAMISADOLEANDRO
Maradona já assombrava o mundo quando deu de cara com Beto no gramado do Maraca. Aos 14 anos, Beto era maior que os 1,65m de Dieguito. Mas ele não tava lá por causa do argentino. A paixão do Beto era o Flamengo.O Flamengo de Zico. Para Beto,o Flamengo do Leandro.
A marcação era cerrada. Não de Leandro em Maradona. Mas de Beto em Leandro. Assim como colou no craque do Boca no amistoso da despedida de Carpegiani, Beto não desgrudava do lateral. Dava um jeito de ser mascote. Fazia chuva ou fazia sol, ficava de plantão na porta do Maraca.
- Leandro, me dá sua camisa?
Uma, duas, três... incontáveis vezes. Leandro prometia, prometia, prometia... Sempre esquecia. Jogo sim, jogo também, lá estava o garoto alto com a mão estendida esperando o presente. Não havia um dia que o Beto não pensasse na camisa do Leandro.