Hoje é o dia da #liberdadedeimprensa: uma das maiores conquistas da sociedade. Porém, não há o que comemorar. A pandemia #COVID19 tem sido claramente usada como pretexto por governantes de diversos países para atacar esse direito, que é um dos pilares da democracia. 👇
São vários os exemplos de ameaças à #liberdadedeimprensa no atual cenário de pandemia. O Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford elencou alguns:
👉 uso oportunista de legislações emergenciais para coibir a #liberdadedeimprensa. O decreto de “estado de emergência” na Tailândia conferiu ao governo local a prerrogativa de mandar “corrigir informações” e tirar do ar reportagens de sites de notícias. hrw.org/news/2020/03/2…
👉manipulação, por parte dos relatórios oficiais dos governos, de dados importantes que poderiam denotar ineficiência da gestão pública frente à crise;
👉utilização de credenciamentos para cercear o trabalho de jornalistas. China e Egito, por exemplo, revogaram credenciais de jornalistas estrangeiros por se sentirem ameaçados com o livre exercício de suas atividades; cpj.org/2020/03/china-…
👉leis de combate a fake news instrumentalizadas para perseguição não de falsas notícias, mas de conteúdos que não agradem interesses políticos do governo. O caso de Cingapura tem chamado a atenção de ativistas e organizações sociais; voanews.com/press-freedom/…
👉denunciantes tornam-se alvos de governos que querem mascarar informações sobre a pandemia. O médico chinês Li, o denunciante nº 1 da #COVID19, foi preso sob a acusação de espalhar mentiras e perturbar a ordem social e dias depois faleceu de COVID-19. nytimes.com/2020/02/07/wor…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
