Grupo de Astronomia da UFMG Profile picture
Somos estudantes e trabalhamos com Divulgação Científica no Observatório Astronômico Frei Rosário. 🔭🌌 Corrija-nos: https://t.co/duKskLU4rw… Redes sociais:

Jun 18, 2020, 23 tweets

O que é uma “Spacewalk”?
#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
#AstroThreadBR
Nesta thread iremos contar um pouco a respeito, segue o fio

Quando um astronauta sai de um veículo enquanto está no espaço, dizemos que ele está em uma spacewalk (caminhada espacial) ou EVA (atividade extraveicular).

A primeira pessoa a sair em uma caminhada espacial foi o cosmonauta russo Alexei Leonov. Ela ocorreu em 18 de março de 1965 e durou 10 minutos.

Atualmente, os astronautas fazem caminhadas espaciais fora da Estação Espacial Internacional e elas geralmente duram entre cinco e oito horas, dependendo do trabalho.

O recorde mundial de Spacewalk é do astronauta russo Anatoly Solovyev. Ele esteve em 16 caminhadas espaciais, totalizando mais de 82 horas fora no espaço!

As EVA permitem que os astronautas trabalhem fora da espaçonave e façam experimentos científicos. Esses experimentos permitem os cientistas aprender como estar no espaço pode afetar as coisas.

Além disso, também permitem que os astronautas testem novos equipamentos e consertem satélites ou naves espaciais.

Uma vez em seus trajes, os astronautas respiram oxigênio puro por algumas horas. Respirar apenas oxigênio elimina o nitrogênio do corpo de um astronauta. Se não passarem por este procedimento, sentirão dor nas articulações.

Essa técnica também é utilizada por alguns mergulhadores.

Uma maneira dos astronautas permanecerem seguros durante as Spacewalks é usando um SAFER, que é como uma mochila. Ele usa pequenos propulsores a jato para permitir que um astronauta se mova no espaço.

Se um astronauta se soltar e flutuar, o SAFER o ajudará a voltar para a espaçonave. Ele é controlado com um pequeno joystick, como em um videogame.

Um dos treinamentos para caminhadas espaciais é nadar. Os astronautas praticam caminhadas espaciais debaixo d'água em uma grande piscina. A piscina é chamada Laboratório de Flutuabilidade Neutra, ou NBL. Fica perto do Johnson Space Center da NASA em Houston, Texas.

Os astronautas treinam sete horas na piscina para cada uma hora que planejam estar em uma EVA.

Outra forma de treinar para uma spacewalk é usando realidade virtual. Os astronautas usam luvas especiais e um capacete com uma tela interna.

Um vídeo do que eles verão durante uma caminhada espacial é mostrado e quando o astronauta se move, as luvas especiais permitem que os movimentos sejam mostrados no vídeo.
Crédito: NASA

Desde dezembro de 1998 aconteceram 227 spacewalks, sendo 173 com trajes de astronauta americanos e 54 em trajes russos. O ano que mais aconteceram foi 2007 com 23 e com menos 1999 com apenas uma.

A última foi feita pelos astronautas Luca Parmitano (ESA) e Andrew Morgan(NASA). Eles foram para a estação espacial pela missão Expedition 61 que durou de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. A missão foi lançada em Baikonur Cosmodrome a bordo do foguete Soyuz.

Essa expedição inclui pesquisas focadas em biologia, ciência terrestre, ciências físicas e desenvolvimento tecnológico, fornecendo a base para a continuação do voo espacial humano além da órbita baixa da Terra, até a Lua e Marte.

Luca é italiano, bacharel em ciências políticas comandante da expedition 61, foi 3 vezes ao espaço, ficou 366 dias ao todo no espaço e fez 6 spacewalks que totalizaram 33 horas e 9 minutos.

Andrew é americano, médico, engenheiro de voo da Expedition 61, foi 3 vezes ao espaço, ficou 277 dias ao todo no espaço e fez 7 spacewalks que totalizaram 45 horas e 48 minutos.

Video da última spacewalk:

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling