Grupo de Astronomia da UFMG Profile picture
Somos estudantes e trabalhamos com Divulgação Científica no Observatório Astronômico Frei Rosário. 🔭🌌 Corrija-nos: https://t.co/duKskLU4rw… Redes sociais:

Jul 2, 2020, 10 tweets

Uma estrela desapareceu?

#astrothreadbr
#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG

Segundo uma pesquisa publicada no Monthly Notices of The Royal Astronomical Society, uma estrela massiva desapareceu. Os pesquisadores levantaram duas hipóteses para explicar esse acontecimento.

A primeira explicação é que o brilho da estrela tenha diminuído devido a existência de poeira, que ocultaria o astro. Já a outra explicação é surpreendente: a estrela colapsou em um buraco negro, mas sem gerar uma supernova.

O objeto em questão pertence à galáxia anã Kinman, localizada a 75 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Aquário.

Devido à grande distância dessa galáxia, há uma certa dificuldade em observar individualmente as
estrelas; mas algumas deixam assinaturas, o que torna possível identificá-las.

Cientistas observaram nessa galáxia, entre 2001 e 2011, uma estrela massiva do tipo "variável azul luminosa", já no fim da sua evolução. Astros desse tipo são hipergigantes luminosos, que são muito instáveis e podem variar drasticamente seu espectro e brilho.

Mas em 2019, ao coletar novos dados sobre a galáxia, não foi mais possível identificar a assinatura dessa estrela. Vários instrumentos foram utilizados para certificar o desaparecimento, mas não foi possível obter sinais do objeto.

Nossa compreensão atual sobre estrelas massivas indica que a maioria delas terminam a vida como supernovas, logo há poucas chances da segunda hipótese ser verdadeira. Estudos são necessários para compreender melhor esse mistério e confirmar qual das hipóteses está correta.

fonte para mais informações:
eso.org/public/brazil/…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling