Discover and read the best of Twitter Threads about #astrothreadbr

Most recents (24)

Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Peggy Annette Whitson

#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você sabe quem foi a primeira mulher a pilotar a International Space Station? A quem pertence o maior tempo acumulado em space walks feminina? Quem tem a maior caminhada? Quem é a mulher mais velha a ir para o espaço? O nome dela é Peggy Whitson e ela detém todos esses títulos.
A americana Peggy Annette Whitson nasceu em 1960 em Iowa e teve como um marco durante sua infância a chegada do homem à Lua.
Read 22 tweets
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Mary Jackson
#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
A história de Mary Winston Jackson ganhou popularidade nos últimos anos com o lançamento do livro e posteriormente do filme “Estrelas Além do Tempo” (Hidden Figures).
Sua carreira brilhante serve de inspiração para diversas mulheres, principalmente negras, que desejam ingressar no ramo da engenharia e astronomia.
Read 19 tweets
TEM UM COMETA PASSANDO PERTO DA TERRA
Calma, não tão perto quanto você pensa, segue o fio q eu te explico melhor
#ExtensaoRemotaUFMG
#AstroThreadBr
Os cometas são corpos celestes rochosos, com orbitas excêntricas. Explicamos melhor a respeito nessa thread aqui:
Em Março foi descoberto o cometa c/2020 F3, também chamado de Neowise, foi localizado 312 milhões de km do Sol e brilhando na magnitude de +17, um brilho 25 mil vezes mais fraco que o da estrela mais fraca que podemos ver a olho nu, podendo ser visto só com grandes telescópios.
Read 23 tweets
Tem cometa observável no céu? Tem!
E essa é a #AstroThreadBR pra quem quer saber tudo sobre como observá-lo do Brasil!
Vamos conhecer o cometa C/2020 F3 (#NEOWISE)
[créditos da imagem: @nasa / Bill Dunford]
Mas de onde saiu esse nome? Parece complicado, mas a regra é simples. O nome inclui período, data de descobrimento e nome do descobridor. No caso, o cometa é de longo período, foi o terceiro descoberto na sexta quinzena de 2020 e seu descobridor é o telescópio NEOWISE.
E de que ele feito? Essencialmente, gelo e poeira. Mas você não vai querer esse gelo na sua bebida. Há amônia, dióxido de carbono e outros componentes tóxicos em sua composição. Mas são esses componentes que conferem as belas cores observadas na cauda iônica e na cabeleira (coma)
Read 9 tweets
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Nancy Grace Roman
#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você provavelmente já ouviu falar do telescópio Hubble, mas sabe quem está por trás do mais famoso telescópio espacial já construído pela NASA? O nome dela é Nancy Grace Roman, astrônoma e líder do Office of Space Science.
Nascida em Nashville no dia 16 de maio de 1925, Drª. Roman contou que entre 12-13 anos decidiu ser astrônoma, inspirada em sua mãe que lhe mostrava as estrelas.
Read 18 tweets
O assunto astronômico dessa semana é evolução estelar! Venha saber mais sobre o que acontece com as estrelas nessa #AstroThreadBr ⭐️

This week's astronomical subject is stellar evolution! Join us to know more about what happens with the stars! ✨🌞

By: @astroaline
How stars are born?
Stars are born in huge and cold clouds made of gas and dust inside the galaxies, the so-called molecular clouds. As an example, we have the Orion Nebula and the Pillar of Creations Nebula - the one on the picture.
Due to its own gravity, the cloud starts to collapse and the matter to gather forming small "piles". Those piles, start to unite, and eventually, the density is so high that the temperature grows in the middle and starts nuclear reactions. It's the beginning of a protostar.
Read 9 tweets
Minha primeira #AstroThreadBR será também uma #AIThreadBR, porque astronomia e inteligência artificial hoje andam juntas!

"Deep Learning: classificando galáxias espirais com Inteligência Artificial: vamos aprender?"

Segue o fio...

Fonte: medium.com/@danielmkeras/… Image
Descreverei o processo de criação de um cérebro artificial que será responsável por identificar galáxias espirais, tanto em imagens reais quanto em grandes simulações do universo (onde, por incrível que pareça, elas podem se formar espontaneamente, como a da figura) + Image
Primeiro, algumas definições...

Deep Learning: inteligência artificial que trabalha com redes neurais artificiais.

Redes Neurais Artificiais: estruturas computacionais que buscam imitar o funcionamento do cérebro humano para realizar atividades de predição e tomada de decisão +
Read 19 tweets
[AS BOLSAS DA CAPES]
Quem perde e quem ganha? Perde quanto? Como estamos financiando a formação de cientistas quando o país mais precisa deles e delas?

Entenda nessa #AstroThreadBR
Os dados que apresentamos aqui são referentes às portarias 18, 20, 21 e 34 da CAPES, publicadas em fevereiro e março deste ano.

Eu e o @ReinaldoRamosd6 analisamos as mudanças, e publicamos artigo com a @SBPCnet.

Principais conclusões mais abaixo.

abori.com.br/educacao/novas…
As portarias mudam a distribuição de bolsas entre programas de pós-graduação, baseado em critérios de (1) avaliação do programa, (2) IDHM do município onde o programa está situado e (3) número de titulados do programa (quanto mais melhor).
Read 12 tweets
Viagem no tempo? Universo paralelo? Alterar o passado? Dar uma de Interestellar?

A pergunta que não quer calar:
COMO SERIA CAIR DENTRO DE UM BURACO NEGRO? ⚫️

Segue o fio. 🧵
Thread com o @Resident_Ivo_
#AstroThreadBR
Todo mundo que já viu Interestellar deve ficar pensando: como é que deve ser cair num buraco negro? Dá pra voltar no tempo e avisar sua filha no passado? Seres de quinta dimensão e etc? 🤔

Vamos aqui falar sobre esse ~mistério~
BNs são objetos que a gravidade é tão forte mas tão forte que nem a luz escapa. Como nem a luz escapa, a gente não sabe muito bem o que rola lá dentro.

Nada tá escapando dele, logo tem todo esse mistério ao redor do que acontece se cair lá dentro.
Read 16 tweets
O inverno tá começando agora! Mas tipo, por quê? O que isso significa geograficamente e astronomicamente falando?

Bora #AstroThreadBR
Hoje vai ser noite mais longa do ano aqui no hemisfério sul, e o dia mais longo no hemisfério norte, já que lá o que está começando é o verão. BUT WHY?

Tudo pq o eixo de rotação da Terra é inclinado 23.44° em relação ao plano da nossa órbita em relação ao Sol.
Dá uma olhada nesse esquema: por conta da inclinação, os raios solares estão incidindo perpendicularmente/diretamente sobre o trópico de câncer, lá no hemisfério norte, e eles estão recebendo o máximo de insolação possível pelo máximo de tempo possível. Image
Read 13 tweets
#AstroThreadBR Hoje vou falar um pouco sobre as três leis de Kepler e como ele as formulou. Johannes Kepler (1571-1630) foi o responsável por transformar a Astronomia em uma ciência moderna. Kepler inaugurou a Astronomia moderna ao elaborar as três leis do movimento planetário.
O primeiro livro de Kepler, o Mysterium Cosmographicum (1596) abordava as distâncias planetárias ao introduzir um conceito abstrato às distâncias e posições dos planetas ao redor do Sol. Kepler colocou os sólidos platônicos (imagem abaixo) entre as distâncias planetárias.
Ao utilizar os Sólidos Platônicos, Kepler uniu a geometria Euclidiana grega a filosofia científica de Platão com as distâncias planetárias. É preciso observar que Kepler, de fato, acreditava que essas formas geométricas estavam entre os planetas conhecidos da época.
Read 15 tweets
Quantas partículas existem no universo? Vem nessa #AstroThreadBR que vamos descobrir juntos.
Ou a pergunta seria quantas partículas ainda temos a descobrir?
Quando falamos de partículas no nível atômico, falamos de prótons, elétrons, nêutrons, mas se queremos responder quantas partículas temos em nosso universo depende do que entendemos por universo e do que entendemos por partícula.
Não temos certeza se o universo é finito ou infinito. E também, de que tipo de partículas estamos falando? Quais partículas são fundamentais?
Read 36 tweets
Já que Plutão tá nos trendings vamos entender porque ele não é planeta? #AstroThreadBR

1) Pra começar, Plutão é menor que a Lua!! Veja, plutão é menor que uma fucking LUA KKKKK

Raio da Lua: 1.737,1 km
Raio plutão: 1.188,3 km
Na reunião da União Internacional Astronomica de 2006, foi decidido que Plutão tava fazendo plantão onde não devia. Isso aconteceu principalmente porque foram encontrados muitos corpos no sistema solar externo que eram similares, ou até maiores que Plutão!
Então, hoje quais são os critérios para considerarmos um planeta no sistema solar:

♦️ orbitar uma estrela.

✅ check! ele órbita o Sol!
Read 15 tweets
Se o Universo tem pelo menos bilhões de galáxias e uma quantidade enorme de estrelas e planetas, por que a gente nunca teve contato com outra civilização?

Esse é o Paradoxo de Fermi, nessa thread vou falar sobre possíveis explicações pra essa questão. #AstroThreadBR
Num almoço com outros cientistas, aparentemente Fermi soltou um “mas cadê todo mundo?”, que posteriormente foi interpretado como “se o Universo é tão grande, por que ainda não tivemos contato com outra civilização?”. Bem, existem várias possíveis explicações para isso…
A equação de Drake é um argumento probabilístico para estimar quantas civilizações comunicáveis existiriam na nossa Galáxia. Essa equação leva em consideração a quantidade de estrelas que se formam, quantas delas teriam planetas, quantos dos planetas desenvolvem vida, etc.
Read 13 tweets
A NASA confirmou que existe um universo paralelo?
Vamos tentar entender nessa #AstroThreadBR todas as notícias que foram publicadas nesses últimos dias.
começando pela NewScientist que reportou essa notícia há um mês “We may have spotted a parallel universe going backwards in time”, e por que passou tão despercebida até agora?
Vamos lá: As notícias de toda a mídia se referem a um experimento interessante chamado ANITA, que é formado por um conjunto de antenas suspensas em um balão que sobrevoa a Antártica a 40.000 m de altitude.
Read 24 tweets
Últimos presidenciáveis como telescópios
A #AstroThreadBR Image
Ciro Gomes - Telescópio Chandra

Energia, gosta de tudo muito energético
É famoso, mas não o suficiente para ser o mais popular ImageImage
Guilherme Boulos - Telescópio Fermi

Conhecido e apoiado por poucos
O melhor que temos no extremo energético do espectro ImageImage
Read 12 tweets
Sabiam que vários átomos do seu corpo foram formados no interior de estrelas? E é por isso que somos “poeira das estrelas”.

Nessa thread vou falar um pouquinho sobre formação de elementos no Universo e aproveitar pra explicar por que estrelas têm luz própria.
#AstroThreadBR
No início de tudo, o big bang criou principalmente hidrogênio, hélio e lítio. São o que chamamos de “elementos primordiais”. Depois de muito tempo, estrelas começaram a se formar e dentro delas muitas coisas acontecem...
Cada estrela tem seu próprio CPF, com diferentes características: temperatura, massa, tamanho, cor etc. Por exemplo, Betelgeuse é uma gigante vermelha, Rigel uma supergigante azul e o Sol é esse mixuruquinha aí.
Read 12 tweets
Na Terra temos réguas para medir a distância entre coisas. Mas, no espaço, como sabemos quão distante está uma estrela ou galáxia?

Vem nessa #AstroThreadBR entender como que descobrimos que o Universo se expande aceleradamente e que a Via Lactea é apenas 1 entre vários outras
Vou falar nessa thread sobre três diferentes diferentes métodos. O interessante é que um dele possue conceitos físicos e matemáticos muito simples como base!
A primeira coisa a se dizer é que cada método depende da distância. Existem métodos que são úteis para medir distâncias nas nossas proximidades (como por exemplo na Via Lactea) quanto alguns são para medir distâncias cosmológicas (ou seja muuuuuito longe)
Read 29 tweets
Buracos negros são bichos muito populares que todo mundo ama, porém… Como sabemos que eles realmente existem? Separei algumas evidências pra mostrar pra vocês.

#AstroThreadBR
Para começar que recentemente astrônomos em uma grande colaboração conseguiram imagear o buraco negro supermassivo central da galáxia M87. Pra quem só acredita vendo, tá ai a imagem… Image
Outra evidência é que foram observadas estrelas orbitando o centro da Via Láctea. A ideia é que essas estrelas estão orbitando um buraco negro! Lembrando que buracos negros não são “ralos” que sugam tudo, se algo se mantém afastado o suficiente, pode orbitar de boas.
Read 8 tweets
Tudo que observamos no Universo, como a Terra, outros planetas, galáxias eu e você são apenas aprox. 5% da composição total do Universo. A maior parte da matéria é invísivel!

Venha nessa #AstroThreadBR entender sobre essa coisa esquisita chamada matéria escura.
Vamos direto ao ponto: A matéria escura é um tipo de materia que preenche o Universo na qual nós (ainda) não somos capazes de detectá-la.

Ela não impede a passagem de luz, muito menos emite. Ela interage apenas gravitacionalmente com a matéria observável e com a luz.
Fazendo uma comparação com buracos negros, sabemos que eles tb não emitem radiação detectável.

Porém, podemos acha-los indiretamente pela luz emitida pelo material em seu entorno espiralando em direção a ele. Para a ME, vemos nada, apenas sentimos seus efeitos gravitacionais.
Read 42 tweets
Quem nunca quis tirar foto daquela noite super estrelada e se frustrou pois na foto não aparecia nada?
Quer descobrir algumas regrinhas básicas para tirar boas fotos do céu noturno e entender por que isso funciona? Segue essa #AstroThreadBR sobre #Astrofotografia!
Primeira coisa: não conseguimos tirar fotos de estrelas com as configurações normais, usadas em celulares e câmeras no modo automático, por que a luz que chega delas até nós é muito pouca, pelo fato de estarem tão longe.
Assim, aplicativos de celular e o modo manual de câmeras podem nos ajudar a configurar a câmera de forma a captar o máximo de luz possível!

(essa foto foi tirada com um celular!)
Read 30 tweets
1 ANO DA PRIMEIRA IMAGEM DE UM BURACO NEGRO 🔭

Como prometido em comemoração de 1 ano, vamos falar sobre:

Como a imagem foi obtida?
O que você vê nessa foto?
Quais foram as descobertas?

VEM COMIGO NESSE FIO. 🧵

#AstroThreadBR
#BlackHole1year
Antes de tudo, a importância disso:

📌 Pensa que há 100 anos, era impensável a ideia de um buraco negro existir.

📌 Há ~50 anos, teve uma evidência de raios-X que a galera surtou sem saber o que era

📌 Há 1 ano, TIVEMOS A PRIMEIRA FOTO.

É HISTÓRIA SENDO FEITA.
Buracos Negros eram objetos puramente matemáticos no começo do séc XX.

Foi Schwarzschild, um físico no meio da I Guerra Mundial, que encontrou uma das soluções enquanto estudava as equações de Einstein (as famosas)

E aí pá: ele abriu a porta pra FÍSICA DE BURACOS NEGROS.
Read 32 tweets
Mt se especula sobre Buracos Negros serem portais para buracos de minhoca. Poderíamos burlar o espaço-tempo e viajar pelo Universo.

Mas será que é tão fácil chegar perto de um buraco negro? Os que os aneis de Saturno podem nos ensinar sobre isso?
Segue essa #AstroThreadBR!
O imaginário popular e as ficções especulam bastante sobre essa possibilidade. Mas, o buraco é mais embaixo (heeee). Será que conseguiriamos chegar perto de um buraco negro como foi feito em Interestelar?
Bom, dificilmente! E isso acontece pelas forças de maré do fruto do campo gravitacional do buraco negro. Essa é a mesma física do porque acontece as marés oceânicas, de porque sempre vemos uma unica face da Lua+
Read 34 tweets
Os estranhos casos da sociologia astrônomica é a tradução ao português do título de um artigo que Kevin Krisciunas postou no Arxiv em 1993, no qual podemos ler estranhas curiosidades e hábitos da vida de certos astrônomos. Eis alguns. #AstroThreadBR
Tycho Brahe (1546-1601) era um nobre dinamarquês e amigo íntimo do rei Frederico II. Sua amizade lhe granjeou verba para construir um observatório próprio que custou o equivalente a 30% da receita anual da coroa dinamarquesa, ou cerca de 15 bilhões de dólares em dinheiro de hoje. ImageImage
Sabe-que que Tycho perdeu a ponte do nariz em um duelo com um primo e que usava uma prótese, supostamente feita de ouro puro. Em 1901, Tycho foi exumado por estudiosos tchecos para investigar a composição da prótese do nariz, que continha ouro, prata e cobre. Image
Read 12 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!