No ambulatório de PEP:
‘Eu até me cuido, doutor. Só que eu tinha bebido demais e acabei deixando a camisinha de lado. Nem lembro direito do que eu fiz’.
Reconhecer o álcool como uma condição extremamente vulnerabilizante para IST’s e reduzir seus danos é pra ontem!
PEP (profilaxia pós exposição): esquema emergencial (iniciar em até 72h) com antirretrovirais para evitar a infecção pelo HIV após uma exposição, disponíveis nas unidades de urgência e referência em IST’s/Hiv. Você toma a medicação por cerca de 28 dias, com eficácia muito alta.
Vocês sabiam que o #álcool, a #cocaína, a #maconha, o #poppers, enfim, todas substâncias com potencial psicoativo (que atuam no cérebro) podem te deixar mais vulneráveis ao HIV e demais IST's?
Já ouviu aquela história de alguém que tava muito 'doido' e resolveu transar sem camisinha? Então. Acontece muito.
Vários estudos já corroboram que pessoas que ingerem álcool e fazem uso de substâncias, ilícitas ou não, têm mais comportamento sexual de risco.
O que fazer então? Redução de danos: tomar água, se alimentar, usar apenas em ambientes domésticos, utilizar PrEP, testagem e buscar a PEP no dia seguinte à exposição.
Algumas substâncias por si só, como o poppers, por dilatarem os vasos e aumentarem o fluxo de sangue,
podem aumentar a chance de infecção pelo HIV em até 4x. 😷 Interessante, né?
Eu não acho nada certo. Nem errado. Sou médico e quero só ver vocês saudáveis e felizes. Por isso sempre tomem decisões conscientes e minimizem os riscos.
Eu estarei sempre aqui.
Estejam aí pra vocês também.☺️
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
