No quarto dia da #SemanaOswaldoJardim, partimos juntamente com o carnavalesco para a escola de Noel. Em 1993, Oswaldo Jardim chega na Vila Isabel para desenvolver “Gbalá, viagem ao templo da criação”.
📸: Vila Cultural (Departamento Cultural da Vila Isabel)
Dentre os carnavais de Oswaldo, "Gbala" talvez seja um dos mais marcantes. O enredo contou com alegorias e momentos até hoje inesquecíveis. O samba-enredo de Martinho da Vila também contribuiu para a boa apresentação da escola, ganhando o Estandarte de Ouro da categoria.
A nosso pedido, o talentoso designer @rodriguerrimo reimaginou a logo da apresentação da azul e branca de Noel. O visual lembra a alegoria mais famosa daquela apresentação, que falava da criação do mundo segundo a religião iorubá.
"Gbala é resgatar, salvar
E a criança, esperança de Oxalá"
Embalada pelo primoroso samba de Martinho da Vila e a criação artística de Oswaldo Jardim, a azul e branco de Noel tomou a Sapucaí com muitas cores e um forte canto.
📸: Revista Manchete
Do surgimento pelo barro, passando ao encontro com a Natureza até chegar a Oxalá e a mensagem de esperança transposta pelas crianças. Os problemas ocasionados pela chuva distanciaram a escola do título, mas não apagaram o brilho do desfile assinado pelo "Rei da Espuma".
Jorge Silveira, carnavalesco da Dragões da Real, recriou com seus traços alguns signos presentes no desfile executado por Oswaldo Jardim. Na primeira imagem, a recriação da concepção humana a partir do barro. Já na segunda, Jorge recria o figurino da comissão de frente da Vila.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.