Sem Spoiler Profile picture
só falamos de livros o dia inteiro. 📧 e-mail: contato@semspoiler.com

Sep 7, 2020, 8 tweets

⚠️ ESTE FIO É IMPRÓPRIO ⚠️

Há um ano, Marcelo Crivella censurava obras LGBTQ+ na Bienal do Rio, ordenando que fiscalização identificasse livros considerados impróprios. As editoras repudiaram a atitude, e os leitores pararam o evento para gritar "censura, não!". Segue o fio 👇

No dia 6 de setembro de 2019, a prefeitura do Rio tentou dificultar o acesso a obras LGBTQ+ comercializadas na Bienal do Livro. Esses livros, de acordo com a orientação oficial, deveriam ser embalados em plástico preto, retirados do alcance e marcados com aviso de conteúdo +18.

As editoras brasileiras reagiram imediatamente, repudiando a censura e buscando respaldo legal para continuar com as vendas: "[...] como sempre, nos posicionamos à favor da liberdade de expressão e da diversidade", declarou a @intrinseca em nota.

Um dos momentos mais emblemáticos do evento aconteceu há exatamente um ano. O empresário @felipeneto anunciou a compra de mais de 14 mil livros LGBTQ+ para distribuição gratuita na Bienal — todos embalados em plástico preto, seguindo a recomendação da prefeitura.

Um dos livros distribuídos gratuitamente foi "Com amor, Simon", de Becky Albertalli. A autora se manifestou sobre a censura e a ação de distribuição gratuita: "Para mim a mensagem foi de que vamos lutar por eles." www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019…

Ao final do dia 7 de setembro, leitores uniram forças para avisar: "não vai ter censura!"

No vídeo, manifestantes citam o art. 5° da Constituição Federal, que fala de direitos e garantias fundamentais.

Mais recentemente, esse episódio foi citado no livro "Liberdade Igual", de Gustavo Binenbojm. Na obra, o autor, que defendeu perante o STF causas como a da liberação de biografias não autorizadas, torna palpáveis reflexões urgentes sobre as dimensões da liberdade humana.

A literatura LGBTQ+ precisa ser celebrada todos os dias. Para celebrar vozes diversas, a @intrinseca preparou um grande desconto em obras que foram alvo da ação — além de títulos novos como "Com amor, Creekwood" e "Liberdade Igual". É só até amanhã: afl.b2w.io/7VLX #ad

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling