Bom dia. Quero explicitar minha profunda discordância com uma frágil ideia que é postada regularmente nas redes sociais que o governo atual tem um projeto. Parte desse projeto seria a promoção de mortes. Não há o menor sentido nessa observação. Vamos a um mini fio
1) Primeiro: parece doer na alma de certo segmento do campo progressista admitir que perdemos em 2018 para um dos mais incompetentes políticos que já nasceu em solo brasileiro. Para superar esse trauma, criam uma sombra de gigante
2) Não. Bolsonaro não tem projeto algum. Se analisarmos a composição instável de seu governo, perceberemos que ele isolou politicamente o atual ministro da defesa. Ou seja: rachou o campo militar. Os seus ministros "ideológicos" estão caindo de maduro, um a um.
3) Bolsonaro cedeu quase tudo - e cederá mais - ao Centrão. Centrão que sinaliza articular uma "terceira via" para 2022 ou até negociar com Lula. Onde estaria, então, a estratégia infalível de Bolsonaro?
4) Desde sua posse, Bolsonaro apresentou queda de popularidade. Só conseguiu um repique quando o Congresso votou pela ajuda emergencial que ele queria que fosse muito menos do que o aprovado. Onde estaria o projeto?
5) Mas, o mais impressionante é a falta de rigor ao se postar que o "projeto de governo é a morte dos pobres e brasileiros". Imagino que a inspiração para essa frase totalmente desqualificada seja o senso comum sobre o extermínio pensado por Hitler.
6) Acontece que Hitler exterminava oposicionistas e judeus. Mas, não exterminava os alemães. Justamente porque sua lógica era sistêmica. Essa hipótese esta mais para senso comum que para uma reflexão mais apurada. É importante compreender como o sistema vive da exploração
7) Veja o caso dos desempregados que o marxismo denomina de "exército de reserva de mão-de-obra": eles têm uma função sistêmica de pressionar o salário dos empregados para baixo. Estão à espreita e se sujeitariam aos salários mais baixos.
8) No caso, o que revelam as mortes em cascata por Covid em nosso país? Que o governo Bolsonaro não sabe o que fazer. Percebam que a fala de Lula no sindicato dos metalúrgicos obrigou Bolsonaro a recuar. Onde estaria o projeto dele, afinal?
9) Incompetência. Esta é a marca desse governo. Não acerta uma. Perdeu na votação do Fundeb e nem conseguiu emplacar o tal do "Future-se". Não conseguiu fazer o que queria na reforma da previdência. Colocou fogo no parquinho com a tal mini reforma ministerial. Um desastre.
10) Enfim, está na hora de admitir que fizemos tudo errado em 2018. E ainda não acertamos o prumo. Esse negócio de colocar a culpa no outro funciona como desculpa, mas não melhora o score. (FIM)
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.