Por que fazer um projeto de pesquisa sobre escalas que medem experiências psicodélicas?
Se você já usou pelo menos um psicodélico na vida, por favor responda 👉🏽 bit.ly/pesquisapsicod…
Se conhece quem usou, compartilhe. Se quiser saber mais sobre o projeto, lá vai #aulacordel.
Primeiro, vamos falar da equipe. O projeto está ligado às pesquisas de doutorado da @BheatrixB do MograbiLab da PUC-Rio e da Isabel Wiessner do ICARO da Unicamp, com a colaboração do querido @DimitriDaldegan. Os orientadores dos doutorados somos o Daniel Mograbi e eu.
Por que estamos fazendo essa pesquisa?
Como muitos de vocês já sabem, estamos vivendo uma nova onda de pesquisas com substâncias psicodélicas como o LSD, a psilocibina (dos 'cogumelos mágicos') e a ayahuasca, nativa da Amazônia. É a chamada 'Renascença Psicodélica'.
O Brasil, como já foi apontado no blog 'Virada Psicodélica' do jornalista @MarceloNLeite, é um dos países com maior produção científica neste campo. Entre outras razões, isso acontece porque a ayahuasca não é proibida em nosso país.
viradapsicodelica.blogfolha.uol.com.br/2021/02/09/bra…
Para fazer estudos que investiguem o potencial terapêutico e neurocientífico dos psicodélicos, precisamos de escalas psicométricas adaptadas para o português brasileiro. Escalas são instrumentos que tentam medir facetas da experiência que são vivenciadas pelas(os) participantes.
A Psicometria é uma área de estudo que desenvolve teorias e técnicas para garantir que as medidas de estados mentais, emoções, estilos de personalidade e outros componentes subjetivos sejam confiáveis. Essa garantia, portanto, pode ser calculada utilizando estudos para isso.
Uma escala cuja versão brasileira passou por análise psicométrica é o Questionário de Experiências Místicas (MEQ-30), cujo objetivo é medir experiências místico-religiosas induzidas por psicodélicos. Essa matéria na @VICEBRASIL conta como isso foi feito.
vice.com/pt/article/mgy…
Nesta pesquisa queremos, como objetivo principal, avaliar a versão brasileira da 5D-ASC, sigla em inglês para 'Cinco Dimensões dos Estados Alterados de Consciência'. A 5D-ASC foi desenvolvida originalmente na Suíça e foi bastante aplicada em diversos estudos em todo o mundo.
Para isso, precisamos de um número BEM grande de respondentes (> mil pessoas). Com muita gente ajudando - de forma ANÔNIMA, pois não precisamos saber quem são as pessoas, apenas suas respostas sinceras - é possível fazer testes estatísticos analisando as propriedades da escala.
Depois de validada, a escala pode ser usada, junto com outras técnicas, em estudos para entender os efeitos psicológicos e potencialmente terapêuticos dos psicodélicos.
Assim, se você é experimentada(o) e tá aí morgando, dá uma força! Clica no link bit.ly/pesquisapsicod…...
Tô pedindo aqui aquela ajuda no RT pra migaiada da divulgação acadêmica, valeu?
@oatila @marivarella @Pirulla25 @binerighetti @stevensrehen @mellziland @leandrotessler @ntsnaleatorias @dadourado @leticiakawano @carloshotta @renatagames @josegallucci @safbf @psicodelicacp etc.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.