Discover and read the best of Twitter Threads about #aulacordel

Most recents (15)

Perdidos na minissérie de dramas políticos rocambolescos do governo Bolsonaro, adentramos em uma crise hídrica e elétrica sem nos darmos conta de que entre as causas está o desprezo que este governo tem pela floresta e pelas águas. Veja na #aulacordel porque isto é importante.
👇🏽
Para ilustrar o que vou falar, uso material da página de FB Água Sua Linda (facebook.com/aguasualinda), que está no Insta como Árvore💚Água (instagram.com/arvoreagua/).

Sigam-nos, os perfis são muito bons. Minha imagem favorita deles é esse GIF aqui.

Fonte: facebook.com/aguasualinda/p…
As causas da nossa crise hídrica têm a ver com o desmatamento (já vamos ver mais sobre isso), o aquecimento global, eventos climáticos como La Niña e El Niño e, claro, uma gestão inadequada e excludente dos recursos hídricos.

Fonte: facebook.com/aguasualinda/p…
Read 14 tweets
Por que fazer um projeto de pesquisa sobre escalas que medem experiências psicodélicas?

Se você já usou pelo menos um psicodélico na vida, por favor responda 👉🏽 bit.ly/pesquisapsicod…

Se conhece quem usou, compartilhe. Se quiser saber mais sobre o projeto, lá vai #aulacordel.
Primeiro, vamos falar da equipe. O projeto está ligado às pesquisas de doutorado da @BheatrixB do MograbiLab da PUC-Rio e da Isabel Wiessner do ICARO da Unicamp, com a colaboração do querido @DimitriDaldegan. Os orientadores dos doutorados somos o Daniel Mograbi e eu.
Por que estamos fazendo essa pesquisa?

Como muitos de vocês já sabem, estamos vivendo uma nova onda de pesquisas com substâncias psicodélicas como o LSD, a psilocibina (dos 'cogumelos mágicos') e a ayahuasca, nativa da Amazônia. É a chamada 'Renascença Psicodélica'.
Read 11 tweets
Diante da atuação anticientífica de parte dos médicos durante a pandemia no Brasil, @NilMoretto fez uma pergunta cândida e importante: "Pergunta sincera: médico não estuda método científico na faculdade?"

Prometi para ela que faria uma #aulacordel para tentar responder. Aí vai.
A resposta curta é 'NA TEORIA, SIM'. O marco legal básico para o ensino médico são as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, do Ministério da Educação. A última edição é de 2014 e determina que os estudantes devem desenvolver essas competências aí.
Muitos cursos tentam cumprir, das mais diversas formas, essa missão. Aqui na Unicamp os alunos de primeiro ano fazem uma disciplina na qual eles devem, com ajuda de orientadores, elaborar (mas não necessariamente executar) um projeto de pesquisa científico.
Read 17 tweets
A FAMÍLIA BOLSONARO E O SUICÍDIO

Na mais recente live de quinta-feira divulgada pelo Facebook de @JairBolsonaro e nas redes sociais de seu filho @BolsonaroSP cometem-se erros básicos - e graves - sobre prevenção do suicídio. Acompanhe essa breve #aulacordel para entender melhor.
Antes de começar, é importante ter alguma delicadeza, este é um tema espinhoso.

Se você tem tido pensamentos sobre desistir de viver, é melhor evitar ler este tipo de conteúdo, ele pode disparar gatilhos.

Pare por aqui, ligue para o @CVVoficial pelo número 188 e busque ajuda.
Usando um cientista como fantoche - Marcelo Morales, do Min. da Ciência e Tecnologia - para dar legitimidade ao seu governo negacionaista e incompetente, Jair Bolsonaro, seguiu sua tradição e argumentou que o lockdown causa suicídios, lendo, ao vivo, uma nota de suicídio.
Read 15 tweets
Duas notícias desta semana me fizeram escrever esta #aulacordel sobre um dos assuntos que eu compreendo muito bem: a ciência psicodélica da ayahuasca.

O 'chá do Daime' teria propriedades terapêuticas para tratar complicações COVID-19? Segue aí o cordel inteiro para entender.
Para quem não sabe, a ayahuasca é um preparado líquido de origem indígena com propriedades psicodélicas. Ela é feita de duas plantas amazônicas e tem vários nomes (daime, vegetal, uni, nixi pãe, etc.). Seu uso é legalizado no Brasil para fins religiosos e rituais.
No dia 29 de julho último, o artigo do jornalista @MarceloNLeite na @Folha divulgou a pesquisa da equipe de Nicole Galvão-Coelho e Dráulio de Araújo, ambos da UFRN, sobre efeitos anti-inflamatórios da ayahuasca.

www1.folha.uol.com.br/ciencia/2020/0…
Read 30 tweets
Acaba de sair na respeitada revista médica @TheLancetPsych um estudo sobre o uso do canabidiol (CBD) como tratamento para o uso abusivo de maconha.

Os resultados são interessantes, mas será que dá pra dizer que funciona mesmo?

Segue aí a #aulacordel pra entender melhor.
Foi publicado ontem no periódico 'The Lancet Psychiatry' um artigo cuja tradução do título é 'Canabidiol para o tratamento do transtorno do uso de cannabis: um ensaio bayesiano adaptativo de fase 2a duplo-cego, controlado por placebo e aleatorizado'.

thelancet.com/journals/lanps…
Eita que o negócio já complicou logo no título, né? Mas beleza, vou tentar explicar aqui o fundamental.

Pra começo de conversa, e se você não é seguidor habitual do perfil ou conhecedor da ciência da cânabis, o que é o tal canabidiol, ou CBD?

Pois é, o CBD é um canabinoide.
Read 22 tweets
Saiu no @UOL uma notícia que dá a impressão de que o CBD, que é uma molécula oriunda da maconha, pode ser eficiente para tratar covid-19. Isso está correto ou é o 'lobby da maconha' em ação?

Siga a #aulacordel para entender melhor se a maconha será ou não a 'nova cloroquina'.
A matéria do @UOL, como vocês podem ver neste link, tem o seguinte título: 'Estudo em ratos indica que derivado da maconha é eficiente contra covid-19'.

Proponho que comecemos dissecando esse título, parte a parte, para entendermos melhor o estudo.

uol.com.br/vivabem/notici…
Em primeiro lugar, vamos entender que se trata de uma pesquisa realizada em roedores. Isso até pode ser considerado promissor, pois se trata de um estudo em um organismo vivo, e está além, por exemplo, do ensaio com a ivermectina contra a covid-19, que ocorreu em células.
Read 22 tweets
Tá rolando um meme piadista por aí dizendo que depois de passarem pelo Uruguai, a nuvem de gafanhotos vai vir pra cima do Brasil com a fome monstruosa causada pelo consumo de maconha, conhecida pelo povo maconhista como larica. É 'fake meme'! Siga a #aulacordel e entenda pq.
Em primeiro lugar, as maiores plantações de maconha da América do Sul estão no Paraguai. Há alguns anos o Ministro Alexandre de Moraes pôde demonstrar suas destras habilidades com um facão atacando uma plantação da erva lá pelas terras paraguaias.

Aliás, foi de lá do Paraguai que veio essa praga. Ou seja, se a questão fosse larica, eles já estariam devidamente turbinados com as vastas plantações locais de _Cannabis sativa_ e assim devorando tudo pela sua frente na Argentina e no Uruguai. Mas não. Isso não aconteceu.
Read 10 tweets
Diante de seus olhos, a (discreta) Renascença Psicodélica.

Por que, apesar de todo o fuzuê na mídia, a Ciência Psicodélica e o uso terapêutico dos psicodélicos ainda estão distantes de serem hegemônicos?

Segue a #aulacordel aí. Faz tempo que eu não faço uma, né?
Olhe o gráfico no tuíte anterior. Ele mostra, ao longo do tempo, um contagem do número de certos artigos científicos publicados no PubMed, o principal recurso de busca de artigos biomédicos, que é mantido pela Biblioteca Nacional de Medicina, dos EUA.

ncbi.nlm.nih.gov
Em azul nós temos o número de artigos anuais publicados, entre 1950 e 2019, com a versão em inglês das palavras 'dietilamida do ácido lisérgico' (LSD).

Em amarelo estão os artigos com a palavra 'psilocibina', o princípio ativo dos cogumelos alucinógenos.
Read 17 tweets
"Uso ritual da ayahuasca durante o tratamento de doenças físicas graves: um estudo qualitativo" – o doutorado de @lucasomaia em Ciências Médicas na @unicampoficial que tive a satisfação de orientar – está disponível no repositório da universidade: repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP… Image
Sigam essa #aulacordel com os slides do Lucas.

Existe um potencial terapêutico para a ayahuasca que é ainda menos explorado do que em outras áreas: a interação do uso do psicodélico com a presença de doenças físicas. Há literatura sobre isso, mas ela ainda é bastante incipiente. Image
Vejam os objetivos gerais e específicos do estudo, que usou de metodologia qualitativa – focada em analisar opiniões/perspectivas humanas. O estudo mirou em entender como as pessoas que tiveram doenças graves e bebiam ayahuasca compreendiam a interação entre as duas coisas. Image
Read 9 tweets
O excelente @OurWorldInData é uma ferramenta que gera gráficos sobre diversas variáveis mundiais. Eles têm uma extensa seção sobre covid-19

Siga aí a #aulacordel pra conhecer algumas representações gráficas interessantes sobre a mortalidade desta doença no Brasil e no mundo.
Foco apenas nas mortes, porque, apesar da subnotificação brasileira (falaremos disso ao final), trata-se de dado mais confiável do que o número de casos no total.

Há menor chance de um paciente grave não ter sido testado do que alguém da população geral ou até um doente leve.
Outra opção foi focar no número de mortes por milhão de habitantes (o nome técnico é 'coeficiente de mortalidade específico) ao invés dos dados brutos que estamos acostumados a ver todos os dias nas notícias, já que estamos olhando países com populações tremendamente díspares.
Read 21 tweets
A estratégia de imunidade de rebanho adotada na Holanda parece não estar dando certo.

Siga a #aulacordel para se informar melhor sobre o país que adotou o modelo de Jair Bolsonaro e Osmar Terra para tentar controlar - sem sucesso - a covid-19.
Um ALERTA antes de começar:

Sim, os dados brasileiros estão subnotificados. Entendam, porém, que dados epidemiológicos são QUASE SEMPRE imperfeitos, mas são o que temos para trabalhar. É preciso lê-los com crítica, mas não ignorá-los.

Ainda assim, PRECISAMOS TESTAR MAIS.
Dito isso, vamos lá. Todo mundo sabe que o presidente Jair Bolsonaro tem proposto que somente os mais idosos e os adoentados deveriam ficar em isolamento social, para serem protegidos. Os argumento dele é a defesa da economia, considerando que 'todos nós vamos morrer um dia'.
Read 17 tweets
Não há evidências científicas que sustentem a informação que está sendo divulgada de que Vitamina D pode prevenir casos mais graves de covid-19.

Segue a #aulacordel para entender melhor de onde surgiu essa informação sem base científica.
Desde quarta feira (25/03), diversos meios de comunicação brasileiros - inclusive vários de grande alcance - divulgaram a existência de um "estudo" que indicaria que os idosos internados na Itália com covid-19 teriam deficiência de vitamina D.
A notícia surgiu primeiro no jornal italiano La @Repubblica com o sugestivo título de "Coronavírus, estudo da Universidade de Turim: tomar mais vitamina D para reduzir o risco de infecção".

torino.repubblica.it/cronaca/2020/0…
Read 19 tweets
Se o Brasil seguir o padrão dos países que já passaram de 10 mil casos, chegaremos a esse número até o fim do mês.

Se a taxa de letalidade se mantiver, teremos registrado cerca de 300 mortes.

Segue a #aulacordel da pandemia aí.
A partir dos dados fornecidos online pela Universidade Johns Hopkins, resolvi olhar quantos dias demora para, durante expansão da epidemia, a multiplicação do número de casos registrados seja um fator de 10.

Ou seja quanto tempo demora para passar de 1 p/ 10, 10 p/ 100 etc.
As variações iniciais são, como se poderia esperar, bem grandes, já que os países foram atingido pela covid-19 em momentos diferentes e com variados níveis de preparação.

Excluí da maioria destas análises a China, já que não se sabe muito bem quando começaram os casos por lá.
Read 18 tweets
Será que a cloroquina, uma molécula antiga e barata, usada para tratar malária, seria capaz de salvar doentes graves com covid-19?

O que é fato e o que é desejo sobre isso? Segue a #aulacordel.
A hidroxicloroquina (HCQ) foi criada em 1945 a partir da cloroquina, por sua vez um derivado do quinino, a primeira substância com efeitos comprovados para o tratamento de malária. O quinino foi isolado no século 19, mas muito antes já era usado como fitoterápico.
No século 17, a planta peruana rica em quinino, a cinchona, já era conhecida pelos indígenas como forma de tratamento para a malária. Foi só muito tempo depois que ela se transformou em refrigerante e foi virar drink como gim tônica (sim, água tônica tem quinino).
Read 23 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!