COMO COLETAR INSETOS? #BioThreadBr #BiodiversidadeEmFoco
Existem diversos métodos para capturar insetos no meio ambiente. Porém, assim como eu, certamente muitos estudantes ou biólogos profissionais ficam em dúvida na hora de escolher a melhor armadilha para capturá-los.
De modo geral, dizemos que a coleta pode ser realizada de duas maneiras: de maneira ativa, em que se utilizam instrumentos, como redes e aspiradores, para ir atrás do inseto; e de maneira passiva, em que são empregadas armadilhas, como atrativos luminosos ou alimentares.
Um dos métodos mais conhecidos de coleta ativa é a famosa rede entomológica!
Esta rede pode ser de varredura, aquática ou até mesmo aérea, que é a mais utilizada. Seu tecido deve ser leve, permitindo passagem de ar, mas também resistente, para não rasgar com facilidade.
Outro método é o do tubo aspirador, utilizado para coletar insetos voadores de tamanho reduzido! Este equipamento é composto por um pequeno frasco de vidro com tampa ajustada de borracha, tendo ainda dois tubos metálicos (um para produzir a sucção e o outro para sugar o inseto).
No caso da coleta passiva, um dos métodos que se destaca - e que inclusive já foi utilizado por mim para a captura de grilos e baratas - é o da armadilha pitfall. Este equipamento consiste em um recipiente enterrado (com ou sem um funil), podendo conter atrativos alimentares.
Por fim, mais um método de coleta passiva que merece destaque é o da armadilha luminosa. Nela, insetos voadores batem em uma lâmpada fluorescente monocromática, caem por um funil e acabam em uma gaiola de coleta, onde futuramente serão recolhidos.
Referências:
Insetos: Manual de Coleta e Identificação (Alberto Fábio Carrano-Moreira)
rd.uffs.edu.br/bitstream/pref…
#BioThreadBr #BiodiversidadeEmFoco
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.