Fio • Fatos sobre a Abolição da Escravatura | #13deMaio
Em 1530 começa a exploração econômica da Coroa Portuguesa na recém-encontrada terra de além-mar. índios são escravizados.
Em 1559 é autorizada a "importação" de até 120 escravos a cada senhor de engenho residente no BR. 1566 é criada a 1ª lei para regulamentar a escravidão.
Meados do século 16 inicia-se o trafico de escravos. A maioria vindo da costa oeste do continente, Angola, Nigéria e Camarões.
Em 1695 morre Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
Século 17 e 18, o chamado comércio triangular de escravos entre a África, a América (Brasil, Caribe e sul dos Estados Unidos) e a Europa chega ao ápice.
Século 18, escravos passaram a atuar nas minas de ouro, recém descobertas. No século seguinte, a atividade cafeeira também se utilizaria da mão de obra escrava.
Em 1845 o governo inglês, aprova a Lei Bill Aberdeen. A Marinha Britânica pode apreender navios envolvidos no tráfico.
Em 1850 após pressão do Reino Unido, é aprovada a Lei Eusébio de Queirós que extinguiu o tráfico de escravos africanos no Brasil (em teoria)..
Em 09/1871 é promulgada a 1ª lei abolicionista no BR. A Lei do Ventre Livre liberta todos filhos de escravos nascidos a partir da data.
Em 1885, depois de 16 anos, é aprovada a Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe, concedia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
Em 13 de maio de 1888, quase um século após a abolição da escravatura em países europeus como a Dinamarca (o 1ª a proibir a prática), o BR se torna o último país das Américas a abolir a escravidão.
A Lei Aurea extinguiu o trabalho escravo em território nacional (em teoria....).
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.