Fio • Fatos sobre a Abolição da Escravatura | #13deMaio
Em 1530 começa a exploração econômica da Coroa Portuguesa na recém-encontrada terra de além-mar. índios são escravizados.
Em 1559 é autorizada a "importação" de até 120 escravos a cada senhor de engenho residente no BR. 1566 é criada a 1ª lei para regulamentar a escravidão.
Meados do século 16 inicia-se o trafico de escravos. A maioria vindo da costa oeste do continente, Angola, Nigéria e Camarões.
Em 1695 morre Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
Século 17 e 18, o chamado comércio triangular de escravos entre a África, a América (Brasil, Caribe e sul dos Estados Unidos) e a Europa chega ao ápice.
Século 18, escravos passaram a atuar nas minas de ouro, recém descobertas. No século seguinte, a atividade cafeeira também se utilizaria da mão de obra escrava.
Em 1845 o governo inglês, aprova a Lei Bill Aberdeen. A Marinha Britânica pode apreender navios envolvidos no tráfico.
Em 1850 após pressão do Reino Unido, é aprovada a Lei Eusébio de Queirós que extinguiu o tráfico de escravos africanos no Brasil (em teoria)..
Em 09/1871 é promulgada a 1ª lei abolicionista no BR. A Lei do Ventre Livre liberta todos filhos de escravos nascidos a partir da data.
Em 1885, depois de 16 anos, é aprovada a Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe, concedia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
Em 13 de maio de 1888, quase um século após a abolição da escravatura em países europeus como a Dinamarca (o 1ª a proibir a prática), o BR se torna o último país das Américas a abolir a escravidão.
A Lei Aurea extinguiu o trabalho escravo em território nacional (em teoria....).
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Fio • Você sabe quem são as 11 pessoas que aparecem no verso da cédula de R$ 10 de plástico?
Se você nunca reparou, senta, que lá vem a história!
Rose foi escolhida para representar a figura da “cabocla”. Com 16 anos, era a 2ª opção para aparecer na cédula. Uma garota que morava à beira do rio Amazonas era a principal concorrente — mas, com a dificuldade de conseguir a autorização de uso da imagem, a equipe preferiu Rose.
Representando o “homem do campo”, Cícero Lourenço da Silva foi o único fotografado a receber um cachê (R$ 800). Natural de Bezerra/PE, na época da foto trabalhava como jardineiro em um condomínio de Atibaia/SP. Ele emigrou para São Paulo em 1985, fugindo da seca nordestina.
4 Ditos populares que falamos que tiveram origem na escravidão - segue o fio🧶
O escravizado passava o dia dentro de minas de ouro, lugares estreitos e consequentemente se ralava todo, daí a expressão:
Tive que ralar muito.
Nas minas os escravizados faziam buracos nas paredes que chamavam de buchos, para esconder o ouro coletado durante a jornada. Quando enchiam os buchos ou estavam satisfeitos com a quantidade, daí a expressão:
Bucho cheio.
Os escravizados eram forçados a cumprir metas diárias de mineração de ouro, muitas vezes impossíveis. Pequenas quantidades de ouro, como dez gramas eram desprezadas e vistas com desdém, resultando em castigos e abusos. Como dez gramas significava um fracasso, daí a expressão:
Numa viagem ao interior de Minas Gerais, o Imperador Dom Pedro II observou, no meio da multidão, uma negra que fazia grande esforço para se aproximar dele, mas as pessoas à sua volta procuravam impedi-la.
Compadecido, ordenou que a deixassem aproximar-se.
“Meu senhor, eu sou Eva, uma escrava fugida, e venho pedir a Vossa Majestade a minha liberdade.”
O Imperador mandou tomar as notas necessárias, e prometeu dar-lhe a liberdade quando regressasse. E efetivamente entregou à cativa o documento de alforria.
Algum tempo depois…
indo a uma das janelas do Palácio se São Cristóvão, no RJ, viu um guarda a tentar impedir que uma negra velha entrasse.
Sua memória prodigiosa reconheceu imediatamente a ex-escrava de Minas Gerais, e ele ordenou: “Entre aqui, Eva!”