Um comentário sobre a cortina de fumaça de hoje:
Obviamente q a fala do presidente, p/ + idiota, mentirosa ou factóide q possa ser, tem o poder de trazer o assunto p/ pauta nacional e hoje mesmo já teremos pessoas que já tiveram COVID-19 ou vacinadas querendo não usar máscara.
Tendo a pensar que essas já são pessoas que não gostam de usar máscara e usam qualquer uma, de qualquer jeito, só para constar.
Acho que o foco não precisa/deve ser nessas pessoas. Elas sempre existem e fazem parte de algo comum à saúde pública.
Em toda medida de saúde pública, sempre haverá uma parcela da população que evitará qualquer tipo de proteção (bareback no HIV, baremask na COVID) e um outro grupo que se protegerá em excesso (álcool em gel no pacote da batata palha).
O foco, p/ ser eficiente, ñ deve ser nos extremos pois demandam muita energia p/ conseguir uma pequena melhora. (Custo de Oportunidade Alto)
Nosso foco deve ser na substancial maioria q usa máscaras e segue medidas protetivas. Esses ñ serão tão afetados pela fala do presidente.
E lembre-se, justamente a grande vantagem de usar as PFFs é: elas não depende de que os outros estejam usando para funcionar.
Com PFF, você consegue se proteger adequadamente independentemente da ventilação e do distanciamento (algo que foge ao controle do indivíduo).
O que você pode fazer para contrapor o discurso do presidente?
Continuar usando PFF;
Doar ou ensinar como usar as PFFs;
Cobrar distribuição das PFFs pelo Poder Público;
Cobrar ventilação dos estabelecimentos;
Reduzir a sua exposição;
Conhecer seus riscos.
PS: Me preocupou muito mais a fala do @mqueiroga2 no @luislacombereal.
Ele estava sem máscara em ambiente fechado; teve uma fala de defesa política do presidente (foi a primeira vez que vi fazendo isso); não citou o uso de máscaras como medida não-farmacológica…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.