Antes do jogo de hoje, uma juíza do Tribunal Constitucional da Polônia acusou a Suécia de roubar a “herança nacional e os tesouros” poloneses, e exigiu que eles fossem devolvidos.
Krystyna Pawłowicz é ligada ao Lei e Justiça, partido de extrema-direita hoje no poder na Polônia.
Os eventos históricos aos quais ela se refere são chamados na Polônia de “O Dilúvio” e ocorreram no século XVII, quando a Suécia invadiu e ocupou a chamada República das Duas Nações, que corresponde aos atuais territórios polonês e lituano.
Mas as feridas seguem abertas.
Isso porque o nacionalismo polonês, que anda em alta, diz que os tesouros roubados da Polônia na época, que incluem obras de arte, livros e outros objetos de valor, ainda estão expostos nos museus da Suécia.
Há quem diga que foi um período pior pro país do que a invasão nazista
Andrzej Rottermund, diretor do Castelo Real de Varsóvia, antiga residência monárquica e um dos principais pontos turísticos da Polônia, é um dos que defende a tese.
Vários outros monumentos históricos do século XVII ainda carregam marcas dos ataques suecos.
Mas o que o futebol tem a ver com isso?
Criticada, a juíza afirmou que o recado não é para os jogadores, e sim para os suecos, a quem acusou de “bárbaros selvagens”.
Pelo Twitter, essa mesma juíza, que se diz conservadora, divulgou dados pessoais de uma criança trans em abril.
Ela também é conhecida por sua posição forte contra o aborto, e deu um voto decisivo que passou a impedir abortos por má formação fetal na Polônia este ano.
Pawłowicz também é contra a União Europeia, cuja bandeira ela já chamou de “trapo”. O Lei e Justiça é eurocético.
Temos falado bastante sobre a Hungria nesta Euro, mas a Polônia tem um governo com posições similares. A diferença é que o governo húngaro explora mais o futebol como arma política. Mas LGBTs também são perseguidos no país, escolhido pela UEFA pra final da Liga Europa deste ano.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.