Marcus Rashford, de 23 anos, Jadon Sancho, de 21, e Bukayo Saka, de 19, foram vítimas de diversos ataques racistas em suas redes sociais após perderem os pênaltis que deram à Itália o título da Eurocopa na tarde de ontem. ⬇️
Logo após o fim da partida, os três jogadores ingleses receberam uma enxurrada de comentários que os discriminavam não por qualquer mérito profissional, mas sim por serem negros.
Em janeiro deste ano, Axel Tuanzebe, zagueiro de 23 anos, e Anthony Martial, atacante de 25 anos, ambos jogadores do Manchester United, foram alvos de racismo nas redes após a derrota do time para o Sheffield por 2 a 1. Na ocasião, Tuanzebe teve que apagar sua conta no Twitter.
Após a repercussão dos ataques preconceituosos ontem, diversos torcedores foram às redes sociais de Rashford, Saka e Sancho com mensagens de carinho e apoio, a fim de tentar contornar a quantidade de comentários racistas.
Por parte das organizações e líderes, a Associação de Futebol da Inglaterra, o prefeito de Londres, a UEFA e diversos jogadores se pronunciaram contra o abuso racista e com mensagens de apoio aos jogadores.
A Premier League é conhecida por fazer campanhas de engajamento e é repleta de jogadores que usam sua visibilidade para divulgação de movimentos sociais. Já abordarmos isso por aqui:
Reiteramos, mais uma vez, que o Camisa 8 abomina qualquer tipo de preconceito e ataques a atletas e a qualquer outr@ profissional do futebol. Existe um limite entre crítica e agressão e quando esse é ultrapassado, medidas sérias precisam ser tomadas.
✍: @pedroroquea
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.