Copa Além da Copa Profile picture
Podcast sobre esporte, política, cultura, história e sociedade / Estamos em todos os tocadores e redes sociais / Contato: copaalemdacopa@gmail.com

Sep 2, 2021, 10 tweets

El Salvador está na fase final das Eliminatórias para a Copa 2022 e estreia hoje contra os EUA.

Por trás disso, um torcedor que cansou de ver a seleção apanhar e decidiu arregaçar as mangas:

Passou a monitorar todo e qualquer jogador de origem salvadorenha pra reforçar a equipe

Há mais de uma década, Hugo Alvarado passou a ir atrás de jogadores jovens com nomes ou rostos salvadorenhos, que estivessem nas categorias de base de clubes da Europa ou dos EUA, ou até em programas universitários estadunidenses.

Depois, fez contato com cada um deles.

Aqueles que expressavam vontade de jogar por El Salvador iam parar em sua base de dados, em selectatalent.com (La Selecta é o apelido da seleção salvadorenha).

Longe da Copa do Mundo desde 1982, o país foi o 1º da América Central a classificar-se para um Mundial, em 1970.

“Eu não via como contribuir para melhorar a seleção se eu só observasse a parte negativa e criticasse, mas não fizesse nada”, afirmou Alvarado no ano passado, quando foi contratado pela federação.

O Facebook e as demais redes sociais são suas armas para atrair jogadores.

Pois é: apesar do árduo trabalho, ele era só um torcedor até outubro de 2020, quando finalmente foi empregado pela federação salvadorenha.

E já deu resultados ao localizar, por exemplo, o meio-campista Enrico Dueñas, que jamais havia pisado no país até essa semana.

Alvarado entrou em contato pelo Facebook com a irmã de Dueñas e explicou o projeto de renovação da seleção. Por sua origem, Dueñas poderia jogar por outros 3 países: Países Baixos (onde nasceu e atua), Finlândia e Curaçao.

Mas Alvarado o ajudou a obter cidadania salvadorenha.

Neste domingo, o jogador comemorou nas redes sociais a chegada pela primeira vez no país que escolheu defender, para o jogo diante dos EUA logo mais:

El Salvador é um país que leva o futebol tão a sério que já houve até guerra com Honduras por causa do esporte - bem, mais ou menos, como explicamos nesse texto para o @ludopedio.

ludopedio.com.br/arquibancada/g…

Mais tarde, a Guerra Civil Salvadorenha foi responsável por uma diáspora.

Essa diáspora é que, no fundo, motiva o trabalho de Alvarado, tema de matéria de ontem do New York Times, que serviu como uma das fontes desta thread: nytimes.com/2021/09/01/spo…

O Copa Além da Copa fala de esporte, política, história, cultura e sociedade.

Se você chegou até aqui e aprendeu ao menos uma coisinha nova, bem...então valeu a pena. Assim sendo, que tal nos ajudar a produzir cada vez mais?

Torne-se um assinante em apoia.se/copaalemdacopa

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling