João Cezar de Castro Rocha Profile picture
Professor Titular de Literatura Comparada (UERJ), pesquisador do CNPq, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Autor de 14 livros e organizador de 32 títulos.

Sep 7, 2021, 6 tweets

0. Falemos sobre amanhã? Mas sem ceder à tentação da lógica algorítmica? Deixemos de lado o Fla/Flu do “não terá golpe” / “o golpe será amanhã às 18h35”. Evitemos a infantilização do debate: o que está em jogo vai muito além. Siga o fio.
(Vídeo enviado agora em grupo de Zap.)

1. Leia esta entrevista: releia a manchete. Não se trata de uma força política de oposição, de revolucionários, MAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA! Como é possível que naturalizemos tal absurdo? Essa é a questão a ser discutida. O presidente como agente de violência e distúrbios?

2. As falas abjetas de bolsonaro contra as instituições democráticas, incitando seus partidários à violência, levaram a esse fato inédito: segurança do SFT reforçada! Mais uma vez: naturalizar essa sandice porque “não haverá golpe” é de uma cegueira perigosa. O próximo passo?

3. A desintegração de qualquer normalidade democrática, a fim de gerar uma instabilidade crescente, agravada pela celebração da violência e pelo culto à morte que definem o bolsonarismo e mantêm seus partidários em êxtase permanente. Democracia alguma sobrevive em tal atmosfera.

4. A radicalidade do bolsonarismo já superou todos os limites verbais e agora tende a tornar-se ação física. E POUCO IMPORTA SE TÊM OU NÃO FORÇA PARA DAR UM GOLPE! A simples possibilidade de dar essa declaração mostra que naturalizamos o inaceitável. Cedemos terreno demais.

5. Portanto, a hora é de exigir a união de todas as forças democráticas para tornar realidade política o impeachment de um presidente que, além de não governar, só sabe produzir instabilidade golpista. Para concluir: leia o artigo impecável da @sobotelha .
google.com.br/amp/s/brasil.e…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling